Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim,Olga Maria Martins de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moutinho,Lídia Susana Mendes, Carvalho,José Carlos Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100408
Resumo: Resumo Objetivo: Este estudo, tem o objetivo de conhecer o consumo de bebidas alcoólicas e em particular a prática de binge drinking (BD) em jovens que frequentam a escolaridade obrigatória, no distrito de Lisboa, Portugal. Métodos: Estudo descritivo e correlacional de natureza quantitativa. Amostra constituída por 174 indivíduos de ambos os sexos que frequentam a escolaridade obrigatória em escolas do distrito de Lisboa, Portugal. Foram utilizados como instrumentos de avaliação: questionário sociodemográfico e Alcohol Use Disordens Identification Test (AUDIT-C). Análise dos dados pelo SPSS 25. Resultados: Amostra com uma média de idades 15 anos, em que 75,9% da amostra já consumiu bebidas alcoólicas e 23% da amostra já praticou BD, destacando-se uma maior percentagem no sexo feminino. Existem diferenças estatisticamente significativas entre a prática de BD, o consumo de risco identificado pelo AUDIT-C e o tipo de ensino frequentado. Participantes de ambos os sexos apresentavam percentagens idênticas de consumo de risco de bebidas alcoólicas. Há correlação positiva entre a idade de experimentação, o consumo de risco e a prática de BD. Conclusão: O consumo de bebidas alcoólicas nos jovens em formação, em idades muito precoces, assim como a de BD, mostram a pertinência de iniciar ações de prevenção do consumo de álcool ainda no ensino básico e a necessidade de aumentar a literacia dos jovens sobre o consumo de álcool, em especial no BD.
id USP-8_592398c387849ba29ae4cd0af8113b4b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002021000100408
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formaçãoConsumo de bebidas alcoólicasAdolescenteBebedeiraResumo Objetivo: Este estudo, tem o objetivo de conhecer o consumo de bebidas alcoólicas e em particular a prática de binge drinking (BD) em jovens que frequentam a escolaridade obrigatória, no distrito de Lisboa, Portugal. Métodos: Estudo descritivo e correlacional de natureza quantitativa. Amostra constituída por 174 indivíduos de ambos os sexos que frequentam a escolaridade obrigatória em escolas do distrito de Lisboa, Portugal. Foram utilizados como instrumentos de avaliação: questionário sociodemográfico e Alcohol Use Disordens Identification Test (AUDIT-C). Análise dos dados pelo SPSS 25. Resultados: Amostra com uma média de idades 15 anos, em que 75,9% da amostra já consumiu bebidas alcoólicas e 23% da amostra já praticou BD, destacando-se uma maior percentagem no sexo feminino. Existem diferenças estatisticamente significativas entre a prática de BD, o consumo de risco identificado pelo AUDIT-C e o tipo de ensino frequentado. Participantes de ambos os sexos apresentavam percentagens idênticas de consumo de risco de bebidas alcoólicas. Há correlação positiva entre a idade de experimentação, o consumo de risco e a prática de BD. Conclusão: O consumo de bebidas alcoólicas nos jovens em formação, em idades muito precoces, assim como a de BD, mostram a pertinência de iniciar ações de prevenção do consumo de álcool ainda no ensino básico e a necessidade de aumentar a literacia dos jovens sobre o consumo de álcool, em especial no BD.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100408Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2021ao01991info:eu-repo/semantics/openAccessValentim,Olga Maria Martins de SousaMoutinho,Lídia Susana MendesCarvalho,José Carlos Marques depor2021-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002021000100408Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2021-03-11T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação
title Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação
spellingShingle Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação
Valentim,Olga Maria Martins de Sousa
Consumo de bebidas alcoólicas
Adolescente
Bebedeira
title_short Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação
title_full Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação
title_fullStr Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação
title_full_unstemmed Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação
title_sort Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação
author Valentim,Olga Maria Martins de Sousa
author_facet Valentim,Olga Maria Martins de Sousa
Moutinho,Lídia Susana Mendes
Carvalho,José Carlos Marques de
author_role author
author2 Moutinho,Lídia Susana Mendes
Carvalho,José Carlos Marques de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim,Olga Maria Martins de Sousa
Moutinho,Lídia Susana Mendes
Carvalho,José Carlos Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de bebidas alcoólicas
Adolescente
Bebedeira
topic Consumo de bebidas alcoólicas
Adolescente
Bebedeira
description Resumo Objetivo: Este estudo, tem o objetivo de conhecer o consumo de bebidas alcoólicas e em particular a prática de binge drinking (BD) em jovens que frequentam a escolaridade obrigatória, no distrito de Lisboa, Portugal. Métodos: Estudo descritivo e correlacional de natureza quantitativa. Amostra constituída por 174 indivíduos de ambos os sexos que frequentam a escolaridade obrigatória em escolas do distrito de Lisboa, Portugal. Foram utilizados como instrumentos de avaliação: questionário sociodemográfico e Alcohol Use Disordens Identification Test (AUDIT-C). Análise dos dados pelo SPSS 25. Resultados: Amostra com uma média de idades 15 anos, em que 75,9% da amostra já consumiu bebidas alcoólicas e 23% da amostra já praticou BD, destacando-se uma maior percentagem no sexo feminino. Existem diferenças estatisticamente significativas entre a prática de BD, o consumo de risco identificado pelo AUDIT-C e o tipo de ensino frequentado. Participantes de ambos os sexos apresentavam percentagens idênticas de consumo de risco de bebidas alcoólicas. Há correlação positiva entre a idade de experimentação, o consumo de risco e a prática de BD. Conclusão: O consumo de bebidas alcoólicas nos jovens em formação, em idades muito precoces, assim como a de BD, mostram a pertinência de iniciar ações de prevenção do consumo de álcool ainda no ensino básico e a necessidade de aumentar a literacia dos jovens sobre o consumo de álcool, em especial no BD.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100408
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2021ao01991
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268752543744