Fatores de risco para transtornos alimentares em graduandos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzaia,Maria Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos,Romayne Mirelle Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000500456
Resumo: Resumo Objetivo: Identificar a presença de fatores de risco em estudantes de enfermagem para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Métodos: Estudo transversal, com graduandos de enfermagem de universidade pública, onde foi utilizado questionário de caracterização, Teste de Atitudes Alimentares (EAT) e Questionário de Imagem Corporal (BSQ). Para análise dos dados foi utilizado análise descritiva, correlação de Pearson e regressão linear. Resultados: de 120 graduandos, 30 (25%) apresentaram alteração do comportamento alimentar, 55 (45,8%) insatisfação com imagem corporal. Observou-se correlação simples positiva entre os instrumentos EAT e BSQ (p<0,001) onde 20 (66,7%) dos 55 graduandos com alterações de BSQ apresentaram também alterações de EAT; associação significativa entre comportamento alimentar de risco (EAT) e o índice de massa corpórea (IMC) acima do estado de eutrofia; associação significativa entre preocupação com a imagem corporal (BQS) e o ano de graduação, com destaque para terceiro e quarto anos. Houve diferença significativa entre os instrumentos utilizados e idade, a mostrar que, na amostra estudada, os graduandos mais jovens apresentaram-se com maior risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Conclusão: Graduandos de enfermagem apresentaram fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares com a presença de preocupação com imagem corporal e alteração de comportamento alimentar. Etiologia multifatorial dos transtornos alimentares sugere que pesquisas devem focalizar prevenção, com foco na construção, em jovens, de conceito positivo sobre autoimagem e sobre si mesmos, a desenvolver o pensamento crítico sobre padrões de imagem e imposições midiáticas e sociais.
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