Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz,Cinthia Martins Menino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leal,Luciana Pedrosa, Guedes,Tatiane Gomes, Linhares,Francisca Márcia Pereira, Pontes,Cleide Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000500015
Resumo: Resumo Objetivo Identificar as contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno. Métodos Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados CINAHL, BDENF, Medline/PubMed, Scopus, LILACS, Web of Science e nas bibliotecas virtuais Cocharane e Scielo, para responder a questão norteadora: Quais as contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno?. As buscas ocorreram entre setembro a novembro de 2017, utilizando os descritores “aplicativos móveis”, “aleitamento materno”, “período pós-parto”, “gestante” e “apoio social”. Após os cruzamentos desses descritores, identificou-se 530 artigos, que ao aplicar os critérios de elegibilidade, restaram nove estudos, avaliados quanto ao rigor metodológico e nível de evidência. Na extração dos dados empregou-se um instrumento validado e adaptado. Resultados Os aplicativos móveis que contribuíram para prática do aleitamento materno foram informacionais. Ofertaram orientações sobre promoção do aleitamento materno, alimentação infantil, uso de álcool na amamentação e posições para amamentar. Vários foram utilizados na coleta de dados referentes aos problemas, experiências e barreiras na amamentação; frequência da mamada; início do uso de fórmulas ou da alimentação complementar. Os aplicativos que continham a rede social de apoio na amamentação e os submetidos aos processos avaliativos tiveram pouca expressividade. Conclusão Os aplicativos foram direcionados apenas com objetivo de apoio informativo as nutrizes e sua rede social, na amamentação. Porém, apresentam lacunas quanto à qualidade de informações, usabilidade, aceitabilidade e eficácia desses aplicativos, como também não ficou evidenciado se a construção dos mesmos foi alicerçados na literatura científica.
id USP-8_79ac17fc1ffdf50191886d5e571cf954
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002019000500015
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativaAplicativos móveisAleitamento maternoPeríodo pós-partoGestanteApoio socialResumo Objetivo Identificar as contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno. Métodos Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados CINAHL, BDENF, Medline/PubMed, Scopus, LILACS, Web of Science e nas bibliotecas virtuais Cocharane e Scielo, para responder a questão norteadora: Quais as contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno?. As buscas ocorreram entre setembro a novembro de 2017, utilizando os descritores “aplicativos móveis”, “aleitamento materno”, “período pós-parto”, “gestante” e “apoio social”. Após os cruzamentos desses descritores, identificou-se 530 artigos, que ao aplicar os critérios de elegibilidade, restaram nove estudos, avaliados quanto ao rigor metodológico e nível de evidência. Na extração dos dados empregou-se um instrumento validado e adaptado. Resultados Os aplicativos móveis que contribuíram para prática do aleitamento materno foram informacionais. Ofertaram orientações sobre promoção do aleitamento materno, alimentação infantil, uso de álcool na amamentação e posições para amamentar. Vários foram utilizados na coleta de dados referentes aos problemas, experiências e barreiras na amamentação; frequência da mamada; início do uso de fórmulas ou da alimentação complementar. Os aplicativos que continham a rede social de apoio na amamentação e os submetidos aos processos avaliativos tiveram pouca expressividade. Conclusão Os aplicativos foram direcionados apenas com objetivo de apoio informativo as nutrizes e sua rede social, na amamentação. Porém, apresentam lacunas quanto à qualidade de informações, usabilidade, aceitabilidade e eficácia desses aplicativos, como também não ficou evidenciado se a construção dos mesmos foi alicerçados na literatura científica.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000500015Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.5 2019reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201900079info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz,Cinthia Martins MeninoLeal,Luciana PedrosaGuedes,Tatiane GomesLinhares,Francisca Márcia PereiraPontes,Cleide Mariapor2019-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002019000500015Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2019-10-08T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativa
title Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativa
spellingShingle Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativa
Diniz,Cinthia Martins Menino
Aplicativos móveis
Aleitamento materno
Período pós-parto
Gestante
Apoio social
title_short Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativa
title_full Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativa
title_fullStr Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativa
title_full_unstemmed Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativa
title_sort Contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno: revisão integrativa
author Diniz,Cinthia Martins Menino
author_facet Diniz,Cinthia Martins Menino
Leal,Luciana Pedrosa
Guedes,Tatiane Gomes
Linhares,Francisca Márcia Pereira
Pontes,Cleide Maria
author_role author
author2 Leal,Luciana Pedrosa
Guedes,Tatiane Gomes
Linhares,Francisca Márcia Pereira
Pontes,Cleide Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz,Cinthia Martins Menino
Leal,Luciana Pedrosa
Guedes,Tatiane Gomes
Linhares,Francisca Márcia Pereira
Pontes,Cleide Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativos móveis
Aleitamento materno
Período pós-parto
Gestante
Apoio social
topic Aplicativos móveis
Aleitamento materno
Período pós-parto
Gestante
Apoio social
description Resumo Objetivo Identificar as contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno. Métodos Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados CINAHL, BDENF, Medline/PubMed, Scopus, LILACS, Web of Science e nas bibliotecas virtuais Cocharane e Scielo, para responder a questão norteadora: Quais as contribuições dos aplicativos móveis para a prática do aleitamento materno?. As buscas ocorreram entre setembro a novembro de 2017, utilizando os descritores “aplicativos móveis”, “aleitamento materno”, “período pós-parto”, “gestante” e “apoio social”. Após os cruzamentos desses descritores, identificou-se 530 artigos, que ao aplicar os critérios de elegibilidade, restaram nove estudos, avaliados quanto ao rigor metodológico e nível de evidência. Na extração dos dados empregou-se um instrumento validado e adaptado. Resultados Os aplicativos móveis que contribuíram para prática do aleitamento materno foram informacionais. Ofertaram orientações sobre promoção do aleitamento materno, alimentação infantil, uso de álcool na amamentação e posições para amamentar. Vários foram utilizados na coleta de dados referentes aos problemas, experiências e barreiras na amamentação; frequência da mamada; início do uso de fórmulas ou da alimentação complementar. Os aplicativos que continham a rede social de apoio na amamentação e os submetidos aos processos avaliativos tiveram pouca expressividade. Conclusão Os aplicativos foram direcionados apenas com objetivo de apoio informativo as nutrizes e sua rede social, na amamentação. Porém, apresentam lacunas quanto à qualidade de informações, usabilidade, aceitabilidade e eficácia desses aplicativos, como também não ficou evidenciado se a construção dos mesmos foi alicerçados na literatura científica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000500015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000500015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201900079
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.5 2019
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268245032960