Ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo Filho,Francino Machado de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues,Maria Cristina Soares, Cimiotti,Jeannie P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000200217
Resumo: Resumo Objetivo Analisar o ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva. Métodos Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 209 profissionais de enfermagem de três hospitais de ensino brasileiros. O ambiente da prática de enfermagem foi avaliado através da Practice Environment Scale. Os dados foram analisados descritivamente, assumindo nível de significância de 5% (p<0,05). O coeficiente Alfa de Cronbach foi utilizado para examinar a consistência interna dos construtos. Resultados Os profissionais de enfermagem consideraram desfavoráveis quatro das cinco dimensões do ambiente da prática profissional: participação dos enfermeiros na discussão dos assuntos hospitalares; fundamentos de enfermagem voltados para a qualidade do cuidado, habilidade, liderança e suporte dos coordenadores/supervisores de enfermagem aos enfermeiros/equipe de enfermagem; e adequação da equipe e de recursos. Apenas a dimensão relações colegiais entre profissionais de enfermagem e médicos apresentou avaliação positiva. Enfermeiros reconheceram mais fortemente atributos desfavoráveis no ambiente de prática do que técnicos de enfermagem. Conclusão O ambiente mostrou-se desfavorável para a prática dos profissionais de enfermagem. Esforços são necessários para tornar o ambiente de prática mais atrativo aos profissionais de enfermagem, e assim estimular melhorias na qualidade e na segurança da assistência prestada.
id USP-8_7b3415d4d0e099a5d65a0fe795ab2236
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002018000200217
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensivaEnfermagem de cuidados críticosAmbiente de trabalhoUnidades de terapia intensivaResumo Objetivo Analisar o ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva. Métodos Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 209 profissionais de enfermagem de três hospitais de ensino brasileiros. O ambiente da prática de enfermagem foi avaliado através da Practice Environment Scale. Os dados foram analisados descritivamente, assumindo nível de significância de 5% (p<0,05). O coeficiente Alfa de Cronbach foi utilizado para examinar a consistência interna dos construtos. Resultados Os profissionais de enfermagem consideraram desfavoráveis quatro das cinco dimensões do ambiente da prática profissional: participação dos enfermeiros na discussão dos assuntos hospitalares; fundamentos de enfermagem voltados para a qualidade do cuidado, habilidade, liderança e suporte dos coordenadores/supervisores de enfermagem aos enfermeiros/equipe de enfermagem; e adequação da equipe e de recursos. Apenas a dimensão relações colegiais entre profissionais de enfermagem e médicos apresentou avaliação positiva. Enfermeiros reconheceram mais fortemente atributos desfavoráveis no ambiente de prática do que técnicos de enfermagem. Conclusão O ambiente mostrou-se desfavorável para a prática dos profissionais de enfermagem. Esforços são necessários para tornar o ambiente de prática mais atrativo aos profissionais de enfermagem, e assim estimular melhorias na qualidade e na segurança da assistência prestada.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000200217Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.2 2018reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201800031info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo Filho,Francino Machado deRodrigues,Maria Cristina SoaresCimiotti,Jeannie P.por2020-03-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002018000200217Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-03-19T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva
title Ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva
spellingShingle Ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva
Azevedo Filho,Francino Machado de
Enfermagem de cuidados críticos
Ambiente de trabalho
Unidades de terapia intensiva
title_short Ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva
title_full Ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva
title_fullStr Ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva
title_full_unstemmed Ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva
title_sort Ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva
author Azevedo Filho,Francino Machado de
author_facet Azevedo Filho,Francino Machado de
Rodrigues,Maria Cristina Soares
Cimiotti,Jeannie P.
author_role author
author2 Rodrigues,Maria Cristina Soares
Cimiotti,Jeannie P.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo Filho,Francino Machado de
Rodrigues,Maria Cristina Soares
Cimiotti,Jeannie P.
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem de cuidados críticos
Ambiente de trabalho
Unidades de terapia intensiva
topic Enfermagem de cuidados críticos
Ambiente de trabalho
Unidades de terapia intensiva
description Resumo Objetivo Analisar o ambiente da prática de enfermagem em unidades de terapia intensiva. Métodos Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 209 profissionais de enfermagem de três hospitais de ensino brasileiros. O ambiente da prática de enfermagem foi avaliado através da Practice Environment Scale. Os dados foram analisados descritivamente, assumindo nível de significância de 5% (p<0,05). O coeficiente Alfa de Cronbach foi utilizado para examinar a consistência interna dos construtos. Resultados Os profissionais de enfermagem consideraram desfavoráveis quatro das cinco dimensões do ambiente da prática profissional: participação dos enfermeiros na discussão dos assuntos hospitalares; fundamentos de enfermagem voltados para a qualidade do cuidado, habilidade, liderança e suporte dos coordenadores/supervisores de enfermagem aos enfermeiros/equipe de enfermagem; e adequação da equipe e de recursos. Apenas a dimensão relações colegiais entre profissionais de enfermagem e médicos apresentou avaliação positiva. Enfermeiros reconheceram mais fortemente atributos desfavoráveis no ambiente de prática do que técnicos de enfermagem. Conclusão O ambiente mostrou-se desfavorável para a prática dos profissionais de enfermagem. Esforços são necessários para tornar o ambiente de prática mais atrativo aos profissionais de enfermagem, e assim estimular melhorias na qualidade e na segurança da assistência prestada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000200217
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000200217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201800031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.2 2018
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267680899072