Intervenção de enfermagem baseada na teoria de Neuman mediada por jogo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz,Julia da Silva Papi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Batista,Karla de Melo, Luciano,Luzimar do Santos, Fioresi,Mirian, Amorim,Maria Helena Costa, Bringuente,Maria Edla de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000600600
Resumo: Resumo Objetivo Avaliar intervenção de enfermagem baseada na teoria de Betty Neuman mediada por jogo educativo no que tange à redução dos níveis de ansiedade e estresse vivenciados pelos usuários submetidos à revascularização miocárdica. Métodos Trata-se de estudo de intervenção, realizado com usuários em pré-operatório de revascularização miocárdica, internados em hospitais de referência localizados na região Sudeste do Brasil. A amostra constituiu-se de 32 participantes, sendo 2 deles como pré-teste. O período de coleta de dados foi de maio a novembro de 2016. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: questionário para identificação dos dados sociodemográficos e para avaliação das experiências da pessoa perante a internação; Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDAtE) e Lista de Sintomas de Stress (LsS/VAS) para avaliação dos níveis de ansiedade e estresse antes e depois do jogo educativo. Os dados foram analisados por meio do programa IBM SPSS Statistics version 21. Resultados Verificou-se que os participantes, antes da intervenção de enfermagem mediada pelo jogo educativo, apresentaram um traço de ansiedade com mediana de 37, estado de ansiedade com mediana de 31 e um nível de estresse com mediana de 30. Após aplicação do jogo educativo, verificou-se que houve redução significante (p<0,001) dos níveis de ansiedade e estresse (mediana de 25 e mediana de 11). Conclusão A intervenção de enfermagem mediada pelo jogo educativo reduziu significantemente os níveis de ansiedade e estresse dos participantes do estudo.
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