Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire (Student Version)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mazzo,Alessandra, Martins,José Carlos Amado, Souza-Junior,Valtuir Duarte de, Mendes,Isabel Amélia Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000400390
Resumo: Resumo Objetivo Traduzir e validar para língua portuguesa o Educational Practices Questionnaire (Student Version). Métodos Estudo do tipo metodológico, de tradução e validação de instrumento. Para o processo de validação criou-se o evento: III Workshop Brasil – Portugal: Atendimento ao Paciente Crítico. Resultados Participaram da pesquisa 103 enfermeiros. Os testes psicométricos (validade e fidelidade da escala, o padrão de correlação entre as variáveis, o teste de adequação amostral e o teste de esfericidade) apresentaram resultados satisfatórios. Os agrupamentos encontrados na análise fatorial não apresentaram coerência com a literatura estudada. Assim, optou-se em seguir a divisão estabelecida pelos autores originais. Conclusão A escala foi denominada: Questionário de Práticas Educativas. Os achados demonstraram boas propriedades psicométricas e um adequado potencial de uso, todavia futuras pesquisas se fazem necessárias para consolidação desse questionário, bem como a expansão de sua dimensionalidade.
id USP-8_82c30f2271bfc1c6a92a6f9ee6638df9
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002016000400390
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire (Student Version)Pesquisa em educação de enfermagemEducação em enfermagemSimulaçãoEstudos de validaçãoQuestionáriosResumo Objetivo Traduzir e validar para língua portuguesa o Educational Practices Questionnaire (Student Version). Métodos Estudo do tipo metodológico, de tradução e validação de instrumento. Para o processo de validação criou-se o evento: III Workshop Brasil – Portugal: Atendimento ao Paciente Crítico. Resultados Participaram da pesquisa 103 enfermeiros. Os testes psicométricos (validade e fidelidade da escala, o padrão de correlação entre as variáveis, o teste de adequação amostral e o teste de esfericidade) apresentaram resultados satisfatórios. Os agrupamentos encontrados na análise fatorial não apresentaram coerência com a literatura estudada. Assim, optou-se em seguir a divisão estabelecida pelos autores originais. Conclusão A escala foi denominada: Questionário de Práticas Educativas. Os achados demonstraram boas propriedades psicométricas e um adequado potencial de uso, todavia futuras pesquisas se fazem necessárias para consolidação desse questionário, bem como a expansão de sua dimensionalidade.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000400390Acta Paulista de Enfermagem v.29 n.4 2016reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201600054info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Rodrigo Guimarães dos SantosMazzo,AlessandraMartins,José Carlos AmadoSouza-Junior,Valtuir Duarte deMendes,Isabel Amélia Costapor2016-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002016000400390Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2016-11-21T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire (Student Version)
title Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire (Student Version)
spellingShingle Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire (Student Version)
Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos
Pesquisa em educação de enfermagem
Educação em enfermagem
Simulação
Estudos de validação
Questionários
title_short Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire (Student Version)
title_full Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire (Student Version)
title_fullStr Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire (Student Version)
title_full_unstemmed Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire (Student Version)
title_sort Validação para a língua portuguesa do Educational Practices Questionnaire (Student Version)
author Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos
author_facet Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos
Mazzo,Alessandra
Martins,José Carlos Amado
Souza-Junior,Valtuir Duarte de
Mendes,Isabel Amélia Costa
author_role author
author2 Mazzo,Alessandra
Martins,José Carlos Amado
Souza-Junior,Valtuir Duarte de
Mendes,Isabel Amélia Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Rodrigo Guimarães dos Santos
Mazzo,Alessandra
Martins,José Carlos Amado
Souza-Junior,Valtuir Duarte de
Mendes,Isabel Amélia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em educação de enfermagem
Educação em enfermagem
Simulação
Estudos de validação
Questionários
topic Pesquisa em educação de enfermagem
Educação em enfermagem
Simulação
Estudos de validação
Questionários
description Resumo Objetivo Traduzir e validar para língua portuguesa o Educational Practices Questionnaire (Student Version). Métodos Estudo do tipo metodológico, de tradução e validação de instrumento. Para o processo de validação criou-se o evento: III Workshop Brasil – Portugal: Atendimento ao Paciente Crítico. Resultados Participaram da pesquisa 103 enfermeiros. Os testes psicométricos (validade e fidelidade da escala, o padrão de correlação entre as variáveis, o teste de adequação amostral e o teste de esfericidade) apresentaram resultados satisfatórios. Os agrupamentos encontrados na análise fatorial não apresentaram coerência com a literatura estudada. Assim, optou-se em seguir a divisão estabelecida pelos autores originais. Conclusão A escala foi denominada: Questionário de Práticas Educativas. Os achados demonstraram boas propriedades psicométricas e um adequado potencial de uso, todavia futuras pesquisas se fazem necessárias para consolidação desse questionário, bem como a expansão de sua dimensionalidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000400390
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000400390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201600054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.29 n.4 2016
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858266832601088