Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200003 |
Resumo: | OBJETIVO: Este estudo procurou aprofundar a compreensão das representações sociais sobre o enfermeiro e a Enfermagem por alunos do ensino médio, uma vez que estes estão em momento de escolha profissional. MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa, baseado na teoria das Representações Sociais de Moscovici. Entrevistaram-se cinco alunos de uma escola particular na cidade de Londrina e, para análise, utilizou-se o método de Discurso do Sujeito Coletivo. RESULTADOS: As análises indicaram representações de pouca valorização, desconhecimento da formação educacional, dos campos de atuação, das possibilidades da profissão e sua autonomia. DISCUSSÃO: As ancoragens das representações vêm da associação da atuação do enfermeiro exclusivamente ao âmbito hospitalar. CONCLUSÃO: É fundamental que se transmita o que os enfermeiros fazem, suas competências e campos de atuação, para o alcance de jovens adolescentes. |
id |
USP-8_9330d80214c2b5347d50b9bbfb3f08c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002007000200003 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médioPapel do profissional de enfermagemPesquisa qualitativaComunicaçãoOBJETIVO: Este estudo procurou aprofundar a compreensão das representações sociais sobre o enfermeiro e a Enfermagem por alunos do ensino médio, uma vez que estes estão em momento de escolha profissional. MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa, baseado na teoria das Representações Sociais de Moscovici. Entrevistaram-se cinco alunos de uma escola particular na cidade de Londrina e, para análise, utilizou-se o método de Discurso do Sujeito Coletivo. RESULTADOS: As análises indicaram representações de pouca valorização, desconhecimento da formação educacional, dos campos de atuação, das possibilidades da profissão e sua autonomia. DISCUSSÃO: As ancoragens das representações vêm da associação da atuação do enfermeiro exclusivamente ao âmbito hospitalar. CONCLUSÃO: É fundamental que se transmita o que os enfermeiros fazem, suas competências e campos de atuação, para o alcance de jovens adolescentes.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200003Acta Paulista de Enfermagem v.20 n.2 2007reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002007000200003info:eu-repo/semantics/openAccessKemmer,Lígia FahlSilva,Maria Júlia Paes dapor2007-07-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002007000200003Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2007-07-17T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio |
title |
Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio Kemmer,Lígia Fahl Papel do profissional de enfermagem Pesquisa qualitativa Comunicação |
title_short |
Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio |
title_full |
Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio |
title_sort |
Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio |
author |
Kemmer,Lígia Fahl |
author_facet |
Kemmer,Lígia Fahl Silva,Maria Júlia Paes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Maria Júlia Paes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kemmer,Lígia Fahl Silva,Maria Júlia Paes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Papel do profissional de enfermagem Pesquisa qualitativa Comunicação |
topic |
Papel do profissional de enfermagem Pesquisa qualitativa Comunicação |
description |
OBJETIVO: Este estudo procurou aprofundar a compreensão das representações sociais sobre o enfermeiro e a Enfermagem por alunos do ensino médio, uma vez que estes estão em momento de escolha profissional. MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa, baseado na teoria das Representações Sociais de Moscovici. Entrevistaram-se cinco alunos de uma escola particular na cidade de Londrina e, para análise, utilizou-se o método de Discurso do Sujeito Coletivo. RESULTADOS: As análises indicaram representações de pouca valorização, desconhecimento da formação educacional, dos campos de atuação, das possibilidades da profissão e sua autonomia. DISCUSSÃO: As ancoragens das representações vêm da associação da atuação do enfermeiro exclusivamente ao âmbito hospitalar. CONCLUSÃO: É fundamental que se transmita o que os enfermeiros fazem, suas competências e campos de atuação, para o alcance de jovens adolescentes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002007000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.20 n.2 2007 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858262446407680 |