Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kemmer,Lígia Fahl
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva,Maria Júlia Paes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200003
Resumo: OBJETIVO: Este estudo procurou aprofundar a compreensão das representações sociais sobre o enfermeiro e a Enfermagem por alunos do ensino médio, uma vez que estes estão em momento de escolha profissional. MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa, baseado na teoria das Representações Sociais de Moscovici. Entrevistaram-se cinco alunos de uma escola particular na cidade de Londrina e, para análise, utilizou-se o método de Discurso do Sujeito Coletivo. RESULTADOS: As análises indicaram representações de pouca valorização, desconhecimento da formação educacional, dos campos de atuação, das possibilidades da profissão e sua autonomia. DISCUSSÃO: As ancoragens das representações vêm da associação da atuação do enfermeiro exclusivamente ao âmbito hospitalar. CONCLUSÃO: É fundamental que se transmita o que os enfermeiros fazem, suas competências e campos de atuação, para o alcance de jovens adolescentes.
id USP-8_9330d80214c2b5347d50b9bbfb3f08c1
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002007000200003
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médioPapel do profissional de enfermagemPesquisa qualitativaComunicaçãoOBJETIVO: Este estudo procurou aprofundar a compreensão das representações sociais sobre o enfermeiro e a Enfermagem por alunos do ensino médio, uma vez que estes estão em momento de escolha profissional. MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa, baseado na teoria das Representações Sociais de Moscovici. Entrevistaram-se cinco alunos de uma escola particular na cidade de Londrina e, para análise, utilizou-se o método de Discurso do Sujeito Coletivo. RESULTADOS: As análises indicaram representações de pouca valorização, desconhecimento da formação educacional, dos campos de atuação, das possibilidades da profissão e sua autonomia. DISCUSSÃO: As ancoragens das representações vêm da associação da atuação do enfermeiro exclusivamente ao âmbito hospitalar. CONCLUSÃO: É fundamental que se transmita o que os enfermeiros fazem, suas competências e campos de atuação, para o alcance de jovens adolescentes.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200003Acta Paulista de Enfermagem v.20 n.2 2007reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002007000200003info:eu-repo/semantics/openAccessKemmer,Lígia FahlSilva,Maria Júlia Paes dapor2007-07-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002007000200003Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2007-07-17T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio
title Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio
spellingShingle Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio
Kemmer,Lígia Fahl
Papel do profissional de enfermagem
Pesquisa qualitativa
Comunicação
title_short Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio
title_full Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio
title_fullStr Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio
title_sort Como escolher o que não se conhece? Um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio
author Kemmer,Lígia Fahl
author_facet Kemmer,Lígia Fahl
Silva,Maria Júlia Paes da
author_role author
author2 Silva,Maria Júlia Paes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kemmer,Lígia Fahl
Silva,Maria Júlia Paes da
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do profissional de enfermagem
Pesquisa qualitativa
Comunicação
topic Papel do profissional de enfermagem
Pesquisa qualitativa
Comunicação
description OBJETIVO: Este estudo procurou aprofundar a compreensão das representações sociais sobre o enfermeiro e a Enfermagem por alunos do ensino médio, uma vez que estes estão em momento de escolha profissional. MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa, baseado na teoria das Representações Sociais de Moscovici. Entrevistaram-se cinco alunos de uma escola particular na cidade de Londrina e, para análise, utilizou-se o método de Discurso do Sujeito Coletivo. RESULTADOS: As análises indicaram representações de pouca valorização, desconhecimento da formação educacional, dos campos de atuação, das possibilidades da profissão e sua autonomia. DISCUSSÃO: As ancoragens das representações vêm da associação da atuação do enfermeiro exclusivamente ao âmbito hospitalar. CONCLUSÃO: É fundamental que se transmita o que os enfermeiros fazem, suas competências e campos de atuação, para o alcance de jovens adolescentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002007000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.20 n.2 2007
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858262446407680