Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300247 |
Resumo: | Resumo Objetivo Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas. |
id |
USP-8_963858d9271a7a179bc4ac43f1fa32ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002017000300247 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professoresEducação em enfermagemEnsino superiorCurso de enfermagemCurrículoResumo Objetivo Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300247Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.3 2017reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201700038info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães,Solange Maria FustinoniGabrielloni,Maria CristinaSanna,Maria CristinaBarbieri,Márciapor2017-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002017000300247Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2017-08-16T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
title |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
spellingShingle |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores Magalhães,Solange Maria Fustinoni Educação em enfermagem Ensino superior Curso de enfermagem Currículo |
title_short |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
title_full |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
title_fullStr |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
title_full_unstemmed |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
title_sort |
Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores |
author |
Magalhães,Solange Maria Fustinoni |
author_facet |
Magalhães,Solange Maria Fustinoni Gabrielloni,Maria Cristina Sanna,Maria Cristina Barbieri,Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Gabrielloni,Maria Cristina Sanna,Maria Cristina Barbieri,Márcia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães,Solange Maria Fustinoni Gabrielloni,Maria Cristina Sanna,Maria Cristina Barbieri,Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Ensino superior Curso de enfermagem Currículo |
topic |
Educação em enfermagem Ensino superior Curso de enfermagem Currículo |
description |
Resumo Objetivo Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300247 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0194201700038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.3 2017 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858267240497152 |