Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães,Solange Maria Fustinoni
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gabrielloni,Maria Cristina, Sanna,Maria Cristina, Barbieri,Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300247
Resumo: Resumo Objetivo Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas.
id USP-8_963858d9271a7a179bc4ac43f1fa32ca
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002017000300247
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professoresEducação em enfermagemEnsino superiorCurso de enfermagemCurrículoResumo Objetivo Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300247Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.3 2017reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201700038info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães,Solange Maria FustinoniGabrielloni,Maria CristinaSanna,Maria CristinaBarbieri,Márciapor2017-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002017000300247Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2017-08-16T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
title Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
spellingShingle Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
Magalhães,Solange Maria Fustinoni
Educação em enfermagem
Ensino superior
Curso de enfermagem
Currículo
title_short Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
title_full Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
title_fullStr Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
title_full_unstemmed Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
title_sort Educação em Enfermagem: conceituando projeto pedagógico na visão de professores
author Magalhães,Solange Maria Fustinoni
author_facet Magalhães,Solange Maria Fustinoni
Gabrielloni,Maria Cristina
Sanna,Maria Cristina
Barbieri,Márcia
author_role author
author2 Gabrielloni,Maria Cristina
Sanna,Maria Cristina
Barbieri,Márcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães,Solange Maria Fustinoni
Gabrielloni,Maria Cristina
Sanna,Maria Cristina
Barbieri,Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Ensino superior
Curso de enfermagem
Currículo
topic Educação em enfermagem
Ensino superior
Curso de enfermagem
Currículo
description Resumo Objetivo Apreender o conceito de Projeto Pedagógico dos professores da Escola Paulista de Enfermagem e identificar os desafios e os limites enfrentados por eles durante sua elaboração. Métodos Estudo qualitativo, na modalidade História Oral Temática. Por meio de entrevistas semiestruturadas obtiveram-se as narrativas de seis professores que participaram de, no mínimo, metade dos encontros para essa construção. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e analisados, respeitando-se as etapas do método e os preceitos éticos. Foi utilizada a Teoria de Mundo Social de Pierre Bourdieu como referencial de análise. Resultados O conceito de Projeto Pedagógico ficou circunscrito à grade curricular e a formação docente é a principal dificuldade para a mudança de paradigma na ação do planejamento. Conclusão Os docentes valorizam a elaboração do Projeto Pedagógico, mas não avançam na proposição porque estão fixados em modelos anteriores que privilegiam a carga horária e a organização por disciplinas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300247
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201700038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.3 2017
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267240497152