Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Pamela dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marcon,Sonia Silva, Teston,Elen Ferraz, Nass,Evelin Matilde Arcain, Ruiz,Aline Gabriela Bega, Francisqueti,Verônica, Silva,Eraldo Schunk, Otero,Liudmila Miyar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100450
Resumo: Resumo Objetivo Analisar o efeito de intervenção educativa no conhecimento e manejo da insulina no domicílio. Métodos Estudo quantitativo do tipo antes e depois. Participaram 61 pessoas com Diabetes Mellitus em uso de insulina, em município de médio porte, da região sul do Brasil, de janeiro a agosto de 2017. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário, abordando variáveis sociodemográficas e clínicas, e outro abordando o conhecimento sobre o uso/manejo da insulina e checklist para observação do preparo e administração da mesma. A intervenção foi constituída por orientação verbal, demonstração do manejo da insulina, supervisão da técnica de aplicação e entrega de folder. Os dados foram coletados antes da intervenção e três meses após o seu término. Na avaliação do efeito da intervenção foi aplicado o teste de MacNemar. Resultados A intervenção foi eficaz na aquisição de conhecimentos relacionados ao armazenamento, preparo e uso da insulina. Houve diferença nas frequências de acertos sobre o conhecimento e administração de insulina antes e após intervenção e, de 31 questões passíveis de intervenção, esta se mostrou eficiente em 96,77%, e em 80,64% foi estatisticamente significativa. Conclusão Houve melhora significativa no conhecimento e uso/manejo da insulina no domicílio após a intervenção educativa.
id USP-8_a9847c98612f632371024d6a89ceadd3
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002020000100450
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílioDiabetes mellitusInsulinaEducação em saúdeAutocuidadoResumo Objetivo Analisar o efeito de intervenção educativa no conhecimento e manejo da insulina no domicílio. Métodos Estudo quantitativo do tipo antes e depois. Participaram 61 pessoas com Diabetes Mellitus em uso de insulina, em município de médio porte, da região sul do Brasil, de janeiro a agosto de 2017. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário, abordando variáveis sociodemográficas e clínicas, e outro abordando o conhecimento sobre o uso/manejo da insulina e checklist para observação do preparo e administração da mesma. A intervenção foi constituída por orientação verbal, demonstração do manejo da insulina, supervisão da técnica de aplicação e entrega de folder. Os dados foram coletados antes da intervenção e três meses após o seu término. Na avaliação do efeito da intervenção foi aplicado o teste de MacNemar. Resultados A intervenção foi eficaz na aquisição de conhecimentos relacionados ao armazenamento, preparo e uso da insulina. Houve diferença nas frequências de acertos sobre o conhecimento e administração de insulina antes e após intervenção e, de 31 questões passíveis de intervenção, esta se mostrou eficiente em 96,77%, e em 80,64% foi estatisticamente significativa. Conclusão Houve melhora significativa no conhecimento e uso/manejo da insulina no domicílio após a intervenção educativa.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100450Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2020ao0241info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Pamela dosMarcon,Sonia SilvaTeston,Elen FerrazNass,Evelin Matilde ArcainRuiz,Aline Gabriela BegaFrancisqueti,VerônicaSilva,Eraldo SchunkOtero,Liudmila Miyarpor2020-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002020000100450Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-08-31T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio
title Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio
spellingShingle Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio
Reis,Pamela dos
Diabetes mellitus
Insulina
Educação em saúde
Autocuidado
title_short Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio
title_full Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio
title_fullStr Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio
title_full_unstemmed Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio
title_sort Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio
author Reis,Pamela dos
author_facet Reis,Pamela dos
Marcon,Sonia Silva
Teston,Elen Ferraz
Nass,Evelin Matilde Arcain
Ruiz,Aline Gabriela Bega
Francisqueti,Verônica
Silva,Eraldo Schunk
Otero,Liudmila Miyar
author_role author
author2 Marcon,Sonia Silva
Teston,Elen Ferraz
Nass,Evelin Matilde Arcain
Ruiz,Aline Gabriela Bega
Francisqueti,Verônica
Silva,Eraldo Schunk
Otero,Liudmila Miyar
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Pamela dos
Marcon,Sonia Silva
Teston,Elen Ferraz
Nass,Evelin Matilde Arcain
Ruiz,Aline Gabriela Bega
Francisqueti,Verônica
Silva,Eraldo Schunk
Otero,Liudmila Miyar
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes mellitus
Insulina
Educação em saúde
Autocuidado
topic Diabetes mellitus
Insulina
Educação em saúde
Autocuidado
description Resumo Objetivo Analisar o efeito de intervenção educativa no conhecimento e manejo da insulina no domicílio. Métodos Estudo quantitativo do tipo antes e depois. Participaram 61 pessoas com Diabetes Mellitus em uso de insulina, em município de médio porte, da região sul do Brasil, de janeiro a agosto de 2017. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário, abordando variáveis sociodemográficas e clínicas, e outro abordando o conhecimento sobre o uso/manejo da insulina e checklist para observação do preparo e administração da mesma. A intervenção foi constituída por orientação verbal, demonstração do manejo da insulina, supervisão da técnica de aplicação e entrega de folder. Os dados foram coletados antes da intervenção e três meses após o seu término. Na avaliação do efeito da intervenção foi aplicado o teste de MacNemar. Resultados A intervenção foi eficaz na aquisição de conhecimentos relacionados ao armazenamento, preparo e uso da insulina. Houve diferença nas frequências de acertos sobre o conhecimento e administração de insulina antes e após intervenção e, de 31 questões passíveis de intervenção, esta se mostrou eficiente em 96,77%, e em 80,64% foi estatisticamente significativa. Conclusão Houve melhora significativa no conhecimento e uso/manejo da insulina no domicílio após a intervenção educativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100450
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2020ao0241
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268647686144