Percepção de acompanhantes-usuários e enfermeiros sobre qualidade assistencial em Unidades Pediátricas
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000500010 |
Resumo: | OBJETIVO: Descrever a percepção de acompanhantes-usuários e de enfermeiros de Unidades Pediátricas e de Terapia Intensiva Pediátrica Neonatal sobre a qualidade assistencial, pautada no modelo donabediano. MÉTODO: O local do estudo foi o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e a população constituiu-se de 22 enfermeiros e 192 acompanhantes. A coleta de dados ocorreu de agosto a outubro de 2006, por meio de um questionário. Os dados foram analisados, segundo os índices percentuais e testes estatísticos. RESULTADOS: Os quesitos que apresentaram diferença estatística significante em estrutura, foram os referentes a recursos materiais, humanos e hotelaria; em processo, o relacionamento dos usuários com a equipe e a relevância dos registros de enfermagem, quanto ao resultado observou-se a importância das orientações para a alta e a satisfação com a assistência. Quanto à favorabilidade dos escores das três dimensões avaliadas verificou-se que a de estrutura obteve o menor escore. CONCLUSÃO: A dimensão de estrutura requer maior atenção dos gerentes desse serviço de saúde. |
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Percepção de acompanhantes-usuários e enfermeiros sobre qualidade assistencial em Unidades PediátricasQualidade da assistência à saúdeAvaliação em saúdeEnfermeirasAcompanhantes de pacientesOBJETIVO: Descrever a percepção de acompanhantes-usuários e de enfermeiros de Unidades Pediátricas e de Terapia Intensiva Pediátrica Neonatal sobre a qualidade assistencial, pautada no modelo donabediano. MÉTODO: O local do estudo foi o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e a população constituiu-se de 22 enfermeiros e 192 acompanhantes. A coleta de dados ocorreu de agosto a outubro de 2006, por meio de um questionário. Os dados foram analisados, segundo os índices percentuais e testes estatísticos. RESULTADOS: Os quesitos que apresentaram diferença estatística significante em estrutura, foram os referentes a recursos materiais, humanos e hotelaria; em processo, o relacionamento dos usuários com a equipe e a relevância dos registros de enfermagem, quanto ao resultado observou-se a importância das orientações para a alta e a satisfação com a assistência. Quanto à favorabilidade dos escores das três dimensões avaliadas verificou-se que a de estrutura obteve o menor escore. CONCLUSÃO: A dimensão de estrutura requer maior atenção dos gerentes desse serviço de saúde.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000500010Acta Paulista de Enfermagem v.23 n.5 2010reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002010000500010info:eu-repo/semantics/openAccessMelleiro,Marta MariaTronchin,Daisy Maria Rizattopor2010-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002010000500010Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2010-11-11T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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