Qualidade de vida de idosos e participação em atividades educativas grupais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares,Darlene Mara dos Santos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dias,Flavia Aparecida, Munari,Denize Bouttelet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000400019
Resumo: OBJETIVO: Comparar os escores de qualidade de vida entre os idosos participativos e não participativos de atividades educativas grupais. MÉTODOS: Estudo tipo inquérito domiciliar transversal realizado com 1.255 idosos. Foram usados a análise descritiva e teste t-Student (p<0,05). RESULTADOS: A maioria, em ambos os grupos, era do gênero feminino, na faixa etária de 60-70 anos; Prevaleceram também os casados ou os que moravam com companheiro, residiam com filhos e tinham renda mensal de um salário-mínimo. Os participativos apresentaram predominantemente 1-4 anos de estudo e os não participativos, 4-8. Os idosos que participavam de atividades educativas grupais apresentaram menor escore no domínio relações sociais e nas facetas funcionamento dos sentidos, autonomia, atividades passadas, presentes e futuras e participação social, comparados aos não participativos. CONCLUSÃO: Evidencia-se a necessidade de reflexão sobre as atividades educativas grupais desenvolvidas nos serviços de saúde, como fator que contribui para a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida dos idosos.
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