Fatores associados ao consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Jaqueline Lemos de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza,Jacqueline de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000100017
Resumo: Resumo Objetivo: Analisar o consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção e identificar os fatores sociodemográficos associados. Métodos: Estudo quantitativo transversal, realizado com trabalhadores públicos da manutenção de uma universidade do interior do estado de São Paulo. Foi utilizado um questionário de dados sociodemográficos e o Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao uso de Álcool (AUDIT). Resultados: Identificou-se que 78% dos trabalhadores consumiram bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses. Dentre os participantes não abstêmios, 43% apresentaram consumo de baixo risco, 50% eram bebedores abusivos e 7% se encontravam no padrão de consumo indicativa de dependência. Destaca-se que 54% referiram o consumo de quatro doses ou mais quando bebiam e 82% dos participantes referiram consumo em binge. Os fatores associados ao consumo foram anos de estudo, função, gênero, renda e cor e o consumo de quatro doses ou mais foi associado com a função de trabalhador braçal. Conclusão: Identificou-se que a prevalência do consumo de trabalhadores no padrão “consumo abusivo ou provável dependência” foi maior (em termos descritivos) do que a identificada em um dos principais levantamentos nacionais. Os anos de estudo foi o fator sociodemográfico de maior relevância, uma vez que, cada ano a menos de estudo aumentava cerca de 20% as chances de “consumo abusivo ou provável dependência”.
id USP-8_aedf601af135700cde9120ca78e0ac6d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002018000100017
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Fatores associados ao consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutençãoTranstornos relacionados ao uso de álcoolConsumo de bebidas alcoólicasTrabalhadoresSaúde do trabalhadorEnfermagem do trabalhoResumo Objetivo: Analisar o consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção e identificar os fatores sociodemográficos associados. Métodos: Estudo quantitativo transversal, realizado com trabalhadores públicos da manutenção de uma universidade do interior do estado de São Paulo. Foi utilizado um questionário de dados sociodemográficos e o Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao uso de Álcool (AUDIT). Resultados: Identificou-se que 78% dos trabalhadores consumiram bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses. Dentre os participantes não abstêmios, 43% apresentaram consumo de baixo risco, 50% eram bebedores abusivos e 7% se encontravam no padrão de consumo indicativa de dependência. Destaca-se que 54% referiram o consumo de quatro doses ou mais quando bebiam e 82% dos participantes referiram consumo em binge. Os fatores associados ao consumo foram anos de estudo, função, gênero, renda e cor e o consumo de quatro doses ou mais foi associado com a função de trabalhador braçal. Conclusão: Identificou-se que a prevalência do consumo de trabalhadores no padrão “consumo abusivo ou provável dependência” foi maior (em termos descritivos) do que a identificada em um dos principais levantamentos nacionais. Os anos de estudo foi o fator sociodemográfico de maior relevância, uma vez que, cada ano a menos de estudo aumentava cerca de 20% as chances de “consumo abusivo ou provável dependência”.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2018-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000100017Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.1 2018reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201800004info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Jaqueline Lemos deSouza,Jacqueline depor2018-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002018000100017Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2018-05-09T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados ao consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção
title Fatores associados ao consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção
spellingShingle Fatores associados ao consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção
Oliveira,Jaqueline Lemos de
Transtornos relacionados ao uso de álcool
Consumo de bebidas alcoólicas
Trabalhadores
Saúde do trabalhador
Enfermagem do trabalho
title_short Fatores associados ao consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção
title_full Fatores associados ao consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção
title_fullStr Fatores associados ao consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção
title_full_unstemmed Fatores associados ao consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção
title_sort Fatores associados ao consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção
author Oliveira,Jaqueline Lemos de
author_facet Oliveira,Jaqueline Lemos de
Souza,Jacqueline de
author_role author
author2 Souza,Jacqueline de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Jaqueline Lemos de
Souza,Jacqueline de
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos relacionados ao uso de álcool
Consumo de bebidas alcoólicas
Trabalhadores
Saúde do trabalhador
Enfermagem do trabalho
topic Transtornos relacionados ao uso de álcool
Consumo de bebidas alcoólicas
Trabalhadores
Saúde do trabalhador
Enfermagem do trabalho
description Resumo Objetivo: Analisar o consumo de álcool entre trabalhadores públicos da manutenção e identificar os fatores sociodemográficos associados. Métodos: Estudo quantitativo transversal, realizado com trabalhadores públicos da manutenção de uma universidade do interior do estado de São Paulo. Foi utilizado um questionário de dados sociodemográficos e o Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao uso de Álcool (AUDIT). Resultados: Identificou-se que 78% dos trabalhadores consumiram bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses. Dentre os participantes não abstêmios, 43% apresentaram consumo de baixo risco, 50% eram bebedores abusivos e 7% se encontravam no padrão de consumo indicativa de dependência. Destaca-se que 54% referiram o consumo de quatro doses ou mais quando bebiam e 82% dos participantes referiram consumo em binge. Os fatores associados ao consumo foram anos de estudo, função, gênero, renda e cor e o consumo de quatro doses ou mais foi associado com a função de trabalhador braçal. Conclusão: Identificou-se que a prevalência do consumo de trabalhadores no padrão “consumo abusivo ou provável dependência” foi maior (em termos descritivos) do que a identificada em um dos principais levantamentos nacionais. Os anos de estudo foi o fator sociodemográfico de maior relevância, uma vez que, cada ano a menos de estudo aumentava cerca de 20% as chances de “consumo abusivo ou provável dependência”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201800004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.1 2018
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267634761728