Indicadores clínicos para avaliar o conhecimento de pacientes com úlcera venosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osmarin,Viviane Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bavaresco,Taline, Lucena,Amália de Fátima, Echer,Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400391
Resumo: Resumo Objetivos Selecionar, desenvolver e validar as definições dos indicadores clínicos do resultado “Conhecimento: Controle da Doença Crônica” da Nursing Outcomes Classification (NOC) para pacientes com úlcera venosa (UVe). Métodos Estudo de validação por consenso de especialistas, realizado em um hospital universitário em 2017. Participaram do estudo 10 especialistas com experiência na utilização da NOC e no cuidado aos pacientes com UVe. A coleta de dados ocorreu por meio de encontro presencial com os especialistas, que validaram os indicadores previamente selecionados pelos pesquisadores. Posteriormente, foram desenvolvidas as definições conceituais e operacionais de nove indicadores selecionados, em consonância com a literatura e a experiência clínica dos especialistas. Na sequência, os especialistas responderam a um instrumento no google form, para contribuir com o refinamento das definições conceituais e operacionais dos indicadores e, por fim, houve novo encontro presencial, onde os especialistas validaram os indicadores e suas definições, considerando-se a concordância de 100%. Resultados Os nove indicadores selecionados e validados com suas definições conceituais e operacionais foram: causas e fatores contribuintes; benefícios do controle da doença; sinais e sintomas da doença crônica; estratégias de prevenção UVde complicações; estratégias para equilibrar atividade e repouso; estratégias de controle da dor; procedimentos envolvidos no regime de tratamento; responsabilidades pessoais com o regime de tratamentos e recursos financeiros para assistência. Conclusão Os indicadores clínicos selecionados e validados, por consenso de especialistas, poderão auxiliar enfermeiros no planejamento de intervenções e na avaliação dos resultados sobre o conhecimento do paciente referente aos cuidados no tratamento e prevenção da UVe.
id USP-8_b0f64bd7114d6dcc878aeb367aeafd40
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002018000400391
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Indicadores clínicos para avaliar o conhecimento de pacientes com úlcera venosaÚlcera varicosaCuidados de enfermagemTerminologia padronizada em enfermagemAvaliação de resultadosProcesso de enfermagemResumo Objetivos Selecionar, desenvolver e validar as definições dos indicadores clínicos do resultado “Conhecimento: Controle da Doença Crônica” da Nursing Outcomes Classification (NOC) para pacientes com úlcera venosa (UVe). Métodos Estudo de validação por consenso de especialistas, realizado em um hospital universitário em 2017. Participaram do estudo 10 especialistas com experiência na utilização da NOC e no cuidado aos pacientes com UVe. A coleta de dados ocorreu por meio de encontro presencial com os especialistas, que validaram os indicadores previamente selecionados pelos pesquisadores. Posteriormente, foram desenvolvidas as definições conceituais e operacionais de nove indicadores selecionados, em consonância com a literatura e a experiência clínica dos especialistas. Na sequência, os especialistas responderam a um instrumento no google form, para contribuir com o refinamento das definições conceituais e operacionais dos indicadores e, por fim, houve novo encontro presencial, onde os especialistas validaram os indicadores e suas definições, considerando-se a concordância de 100%. Resultados Os nove indicadores selecionados e validados com suas definições conceituais e operacionais foram: causas e fatores contribuintes; benefícios do controle da doença; sinais e sintomas da doença crônica; estratégias de prevenção UVde complicações; estratégias para equilibrar atividade e repouso; estratégias de controle da dor; procedimentos envolvidos no regime de tratamento; responsabilidades pessoais com o regime de tratamentos e recursos financeiros para assistência. Conclusão Os indicadores clínicos selecionados e validados, por consenso de especialistas, poderão auxiliar enfermeiros no planejamento de intervenções e na avaliação dos resultados sobre o conhecimento do paciente referente aos cuidados no tratamento e prevenção da UVe.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400391Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.4 2018reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201800055info:eu-repo/semantics/openAccessOsmarin,Viviane MariaBavaresco,TalineLucena,Amália de FátimaEcher,Isabel Cristinapor2018-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002018000400391Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2018-10-17T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores clínicos para avaliar o conhecimento de pacientes com úlcera venosa
title Indicadores clínicos para avaliar o conhecimento de pacientes com úlcera venosa
spellingShingle Indicadores clínicos para avaliar o conhecimento de pacientes com úlcera venosa
Osmarin,Viviane Maria
Úlcera varicosa
Cuidados de enfermagem
Terminologia padronizada em enfermagem
Avaliação de resultados
Processo de enfermagem
title_short Indicadores clínicos para avaliar o conhecimento de pacientes com úlcera venosa
title_full Indicadores clínicos para avaliar o conhecimento de pacientes com úlcera venosa
title_fullStr Indicadores clínicos para avaliar o conhecimento de pacientes com úlcera venosa
title_full_unstemmed Indicadores clínicos para avaliar o conhecimento de pacientes com úlcera venosa
title_sort Indicadores clínicos para avaliar o conhecimento de pacientes com úlcera venosa
author Osmarin,Viviane Maria
author_facet Osmarin,Viviane Maria
Bavaresco,Taline
Lucena,Amália de Fátima
Echer,Isabel Cristina
author_role author
author2 Bavaresco,Taline
Lucena,Amália de Fátima
Echer,Isabel Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osmarin,Viviane Maria
Bavaresco,Taline
Lucena,Amália de Fátima
Echer,Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Úlcera varicosa
Cuidados de enfermagem
Terminologia padronizada em enfermagem
Avaliação de resultados
Processo de enfermagem
topic Úlcera varicosa
Cuidados de enfermagem
Terminologia padronizada em enfermagem
Avaliação de resultados
Processo de enfermagem
description Resumo Objetivos Selecionar, desenvolver e validar as definições dos indicadores clínicos do resultado “Conhecimento: Controle da Doença Crônica” da Nursing Outcomes Classification (NOC) para pacientes com úlcera venosa (UVe). Métodos Estudo de validação por consenso de especialistas, realizado em um hospital universitário em 2017. Participaram do estudo 10 especialistas com experiência na utilização da NOC e no cuidado aos pacientes com UVe. A coleta de dados ocorreu por meio de encontro presencial com os especialistas, que validaram os indicadores previamente selecionados pelos pesquisadores. Posteriormente, foram desenvolvidas as definições conceituais e operacionais de nove indicadores selecionados, em consonância com a literatura e a experiência clínica dos especialistas. Na sequência, os especialistas responderam a um instrumento no google form, para contribuir com o refinamento das definições conceituais e operacionais dos indicadores e, por fim, houve novo encontro presencial, onde os especialistas validaram os indicadores e suas definições, considerando-se a concordância de 100%. Resultados Os nove indicadores selecionados e validados com suas definições conceituais e operacionais foram: causas e fatores contribuintes; benefícios do controle da doença; sinais e sintomas da doença crônica; estratégias de prevenção UVde complicações; estratégias para equilibrar atividade e repouso; estratégias de controle da dor; procedimentos envolvidos no regime de tratamento; responsabilidades pessoais com o regime de tratamentos e recursos financeiros para assistência. Conclusão Os indicadores clínicos selecionados e validados, por consenso de especialistas, poderão auxiliar enfermeiros no planejamento de intervenções e na avaliação dos resultados sobre o conhecimento do paciente referente aos cuidados no tratamento e prevenção da UVe.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400391
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201800055
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.4 2018
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267718647808