Internações hospitalares por Diabetes Mellitus e características dos locais de moradia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palasson,Rosilene Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paz,Elisabete Pimenta Araújo, Marinho,Gerson Luiz, Pinto,Luiz Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100426
Resumo: Resumo Objetivo: Analisar a ocorrência de internações por diabetes mellitus segundo bairros residenciais de um grande centro urbano. Métodos: Estudo transversal, do tipo ecológico, que considerou o conjunto de internações hospitalares causadas por diabetes mellitus, nos 160 bairros do município do Rio de Janeiro. Para investigar a relação entre internações por diabetes mellitus e as condições de vida da população residente nestes bairros, calcularam-se alguns indicadores demográficos e socioeconômicos, no período de 2010 a 2015. As regiões foram comparadas através da análise de variância (ANOVA) e as associações bivariadas mediante estatística F. Resultados: A taxa média de internação por diabetes mellitus no período foi de 20,5 internações por 10 mil habitantes. As ocorrências foram mais elevadas entre pacientes do sexo masculino (23,0 por 10 mil) em comparação ao feminino (18,4 por 10 mil), tendência que se observou em todas as regiões do município. A região do Centro apresenta mais situações de vulnerabilidades e maior taxa de internação na comparação com as demais. A variância indicou diferenças entre as regiões no que se refere as características sociodemográficas e ambientais ligadas as condições de vida e saúde. Conclusão: As diferenças regionais identificadas nas taxas de internação e sua relação com maior vulnerabilidade dos indicadores sociais apontam para complicações no manejo do diabetes mellitus e que estas resultam em internações pela doença.
id USP-8_bc7f0c9b30cf24197b2f2fc70bc49b6f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002021000100426
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Internações hospitalares por Diabetes Mellitus e características dos locais de moradiaDiabetes mellitusHospitalizaçãoAtenção primária à saúdeFatores epidemiológicosVulnerabilidade em saúdeResumo Objetivo: Analisar a ocorrência de internações por diabetes mellitus segundo bairros residenciais de um grande centro urbano. Métodos: Estudo transversal, do tipo ecológico, que considerou o conjunto de internações hospitalares causadas por diabetes mellitus, nos 160 bairros do município do Rio de Janeiro. Para investigar a relação entre internações por diabetes mellitus e as condições de vida da população residente nestes bairros, calcularam-se alguns indicadores demográficos e socioeconômicos, no período de 2010 a 2015. As regiões foram comparadas através da análise de variância (ANOVA) e as associações bivariadas mediante estatística F. Resultados: A taxa média de internação por diabetes mellitus no período foi de 20,5 internações por 10 mil habitantes. As ocorrências foram mais elevadas entre pacientes do sexo masculino (23,0 por 10 mil) em comparação ao feminino (18,4 por 10 mil), tendência que se observou em todas as regiões do município. A região do Centro apresenta mais situações de vulnerabilidades e maior taxa de internação na comparação com as demais. A variância indicou diferenças entre as regiões no que se refere as características sociodemográficas e ambientais ligadas as condições de vida e saúde. Conclusão: As diferenças regionais identificadas nas taxas de internação e sua relação com maior vulnerabilidade dos indicadores sociais apontam para complicações no manejo do diabetes mellitus e que estas resultam em internações pela doença.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100426Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2021ao02952info:eu-repo/semantics/openAccessPalasson,Rosilene RochaPaz,Elisabete Pimenta AraújoMarinho,Gerson LuizPinto,Luiz Felipepor2021-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002021000100426Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2021-05-03T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Internações hospitalares por Diabetes Mellitus e características dos locais de moradia
title Internações hospitalares por Diabetes Mellitus e características dos locais de moradia
spellingShingle Internações hospitalares por Diabetes Mellitus e características dos locais de moradia
Palasson,Rosilene Rocha
Diabetes mellitus
Hospitalização
Atenção primária à saúde
Fatores epidemiológicos
Vulnerabilidade em saúde
title_short Internações hospitalares por Diabetes Mellitus e características dos locais de moradia
title_full Internações hospitalares por Diabetes Mellitus e características dos locais de moradia
title_fullStr Internações hospitalares por Diabetes Mellitus e características dos locais de moradia
title_full_unstemmed Internações hospitalares por Diabetes Mellitus e características dos locais de moradia
title_sort Internações hospitalares por Diabetes Mellitus e características dos locais de moradia
author Palasson,Rosilene Rocha
author_facet Palasson,Rosilene Rocha
Paz,Elisabete Pimenta Araújo
Marinho,Gerson Luiz
Pinto,Luiz Felipe
author_role author
author2 Paz,Elisabete Pimenta Araújo
Marinho,Gerson Luiz
Pinto,Luiz Felipe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palasson,Rosilene Rocha
Paz,Elisabete Pimenta Araújo
Marinho,Gerson Luiz
Pinto,Luiz Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes mellitus
Hospitalização
Atenção primária à saúde
Fatores epidemiológicos
Vulnerabilidade em saúde
topic Diabetes mellitus
Hospitalização
Atenção primária à saúde
Fatores epidemiológicos
Vulnerabilidade em saúde
description Resumo Objetivo: Analisar a ocorrência de internações por diabetes mellitus segundo bairros residenciais de um grande centro urbano. Métodos: Estudo transversal, do tipo ecológico, que considerou o conjunto de internações hospitalares causadas por diabetes mellitus, nos 160 bairros do município do Rio de Janeiro. Para investigar a relação entre internações por diabetes mellitus e as condições de vida da população residente nestes bairros, calcularam-se alguns indicadores demográficos e socioeconômicos, no período de 2010 a 2015. As regiões foram comparadas através da análise de variância (ANOVA) e as associações bivariadas mediante estatística F. Resultados: A taxa média de internação por diabetes mellitus no período foi de 20,5 internações por 10 mil habitantes. As ocorrências foram mais elevadas entre pacientes do sexo masculino (23,0 por 10 mil) em comparação ao feminino (18,4 por 10 mil), tendência que se observou em todas as regiões do município. A região do Centro apresenta mais situações de vulnerabilidades e maior taxa de internação na comparação com as demais. A variância indicou diferenças entre as regiões no que se refere as características sociodemográficas e ambientais ligadas as condições de vida e saúde. Conclusão: As diferenças regionais identificadas nas taxas de internação e sua relação com maior vulnerabilidade dos indicadores sociais apontam para complicações no manejo do diabetes mellitus e que estas resultam em internações pela doença.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100426
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2021ao02952
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269053485056