Comportamentos promotores de saúde por cuidadores informais de idosos: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito,Cleidiane Maria Sales de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Figueiredo,Maria do Livramento Fortes, Tyrrell,Maria Antonieta Rubio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100510
Resumo: Resumo Objetivo Analisar as evidências científicas sobre os comportamentos promotores de saúde adotados por cuidadores informais de pessoas idosas. Métodos Revisão integrativa realizada nas seguintes bases: Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line, SCOPUS, Web of Science, Índice Bibliográfico de Ciências da Saúde, Banco de Dados de Enfermagem e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Foram levantados 12 estudos primários que constituíram a amostra, sem delimitação de tempo ou de idioma. Utilizou-se o método descritivo para análise e síntese dos resultados. Resultados Os comportamentos promotores de saúde desenvolvidos pelos cuidadores informais de pessoas idosas constituíram recursos favoráveis à manutenção das suas condições globais de saúde, ao seu bem-estar, à melhoria da qualidade de vida e à satisfação pessoal enquanto cuidador. Dentre as práticas evidenciadas, destacaram-se a busca por informações, aconselhamento familiar, apoio e suporte social, emocional e espiritual. Ainda, a adesão aos programas comunitários voltados para psicoeducação e às atividades físicas, bem como o uso de tecnologias de comunicação e a valorização do autocuidado se destacaram como estratégias associadas ao enfrentamento das repercussões negativas decorrentes do cuidar. Conclusão Foram evidenciados comportamentos promotores da saúde capazes de favorecer a qualidade de vida e o bem-estar físico, mental e social do cuidador informal de pessoas idosas. Estudos dessa natureza podem despertar a necessidade de políticas públicas e de linhas integrais de cuidados voltados para promoção da saúde do cuidador.
id USP-8_c56c05f2469eecedd9ac8fe8da2c3e1f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002022000100510
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Comportamentos promotores de saúde por cuidadores informais de idosos: revisão integrativaIdosoCuidadoresComportamentoPromoção da saúdeResumo Objetivo Analisar as evidências científicas sobre os comportamentos promotores de saúde adotados por cuidadores informais de pessoas idosas. Métodos Revisão integrativa realizada nas seguintes bases: Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line, SCOPUS, Web of Science, Índice Bibliográfico de Ciências da Saúde, Banco de Dados de Enfermagem e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Foram levantados 12 estudos primários que constituíram a amostra, sem delimitação de tempo ou de idioma. Utilizou-se o método descritivo para análise e síntese dos resultados. Resultados Os comportamentos promotores de saúde desenvolvidos pelos cuidadores informais de pessoas idosas constituíram recursos favoráveis à manutenção das suas condições globais de saúde, ao seu bem-estar, à melhoria da qualidade de vida e à satisfação pessoal enquanto cuidador. Dentre as práticas evidenciadas, destacaram-se a busca por informações, aconselhamento familiar, apoio e suporte social, emocional e espiritual. Ainda, a adesão aos programas comunitários voltados para psicoeducação e às atividades físicas, bem como o uso de tecnologias de comunicação e a valorização do autocuidado se destacaram como estratégias associadas ao enfrentamento das repercussões negativas decorrentes do cuidar. Conclusão Foram evidenciados comportamentos promotores da saúde capazes de favorecer a qualidade de vida e o bem-estar físico, mental e social do cuidador informal de pessoas idosas. Estudos dessa natureza podem despertar a necessidade de políticas públicas e de linhas integrais de cuidados voltados para promoção da saúde do cuidador.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100510Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ar03783info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,Cleidiane Maria Sales deFigueiredo,Maria do Livramento FortesTyrrell,Maria Antonieta Rubiopor2022-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100510Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-03-10T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos promotores de saúde por cuidadores informais de idosos: revisão integrativa
title Comportamentos promotores de saúde por cuidadores informais de idosos: revisão integrativa
spellingShingle Comportamentos promotores de saúde por cuidadores informais de idosos: revisão integrativa
Brito,Cleidiane Maria Sales de
Idoso
Cuidadores
Comportamento
Promoção da saúde
title_short Comportamentos promotores de saúde por cuidadores informais de idosos: revisão integrativa
title_full Comportamentos promotores de saúde por cuidadores informais de idosos: revisão integrativa
title_fullStr Comportamentos promotores de saúde por cuidadores informais de idosos: revisão integrativa
title_full_unstemmed Comportamentos promotores de saúde por cuidadores informais de idosos: revisão integrativa
title_sort Comportamentos promotores de saúde por cuidadores informais de idosos: revisão integrativa
author Brito,Cleidiane Maria Sales de
author_facet Brito,Cleidiane Maria Sales de
Figueiredo,Maria do Livramento Fortes
Tyrrell,Maria Antonieta Rubio
author_role author
author2 Figueiredo,Maria do Livramento Fortes
Tyrrell,Maria Antonieta Rubio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito,Cleidiane Maria Sales de
Figueiredo,Maria do Livramento Fortes
Tyrrell,Maria Antonieta Rubio
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Cuidadores
Comportamento
Promoção da saúde
topic Idoso
Cuidadores
Comportamento
Promoção da saúde
description Resumo Objetivo Analisar as evidências científicas sobre os comportamentos promotores de saúde adotados por cuidadores informais de pessoas idosas. Métodos Revisão integrativa realizada nas seguintes bases: Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line, SCOPUS, Web of Science, Índice Bibliográfico de Ciências da Saúde, Banco de Dados de Enfermagem e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Foram levantados 12 estudos primários que constituíram a amostra, sem delimitação de tempo ou de idioma. Utilizou-se o método descritivo para análise e síntese dos resultados. Resultados Os comportamentos promotores de saúde desenvolvidos pelos cuidadores informais de pessoas idosas constituíram recursos favoráveis à manutenção das suas condições globais de saúde, ao seu bem-estar, à melhoria da qualidade de vida e à satisfação pessoal enquanto cuidador. Dentre as práticas evidenciadas, destacaram-se a busca por informações, aconselhamento familiar, apoio e suporte social, emocional e espiritual. Ainda, a adesão aos programas comunitários voltados para psicoeducação e às atividades físicas, bem como o uso de tecnologias de comunicação e a valorização do autocuidado se destacaram como estratégias associadas ao enfrentamento das repercussões negativas decorrentes do cuidar. Conclusão Foram evidenciados comportamentos promotores da saúde capazes de favorecer a qualidade de vida e o bem-estar físico, mental e social do cuidador informal de pessoas idosas. Estudos dessa natureza podem despertar a necessidade de políticas públicas e de linhas integrais de cuidados voltados para promoção da saúde do cuidador.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100510
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2022ar03783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269851451392