Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernández-Padilla,José Manuel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Granero-Molina,José, Márquez-Hernández,Verónica V., Cortés-Rodríguez,Alda Elena, Fernández-Sola,Cayetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000600678
Resumo: Resumo Objetivo Avaliar se um workshop de simulação e curta duração sobre punção da artéria radial melhoraria a competência de alunos de enfermagem em um nível em que pudessem praticar o procedimento em um paciente vivo sem comprometer sua segurança. Métodos Estudo quase-experimental do tipo pré-teste e pós-teste com um grupo de 111 estudantes do terceiro ano de enfermagem. Foi implementado um workshop de simulação e 1,5 horas de duração. Isso incluiu uma vídeo-palestra, demonstrações ao vivo, prática simulada autodirigida em díades e feedback intermitente individual. As habilidades, conhecimentos e autoeficácia dos participantes em punção arterial foram medidos antes e depois da participação no workshop. Resultados Após a intervenção, 61,1% dos participantes demonstraram o nível de competência necessário para a prática segura da punção da artéria radial em um paciente vivo sob supervisão. Conclusão O treinamento efetivo em punção arterial baseado em simulação para estudantes de enfermagem não necessariamente precisa ser intensivo em recursos. Sessões de treinamento bem planejadas e baseadas em evidências, com uso de simuladores de baixa tecnologia podem ajudar os educadores a alcançarem bons resultados educacionais e promover a segurança do paciente.
id USP-8_cdb9c28e22b92c1f13c93e0f88a0e0e9
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002016000600678
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagemTreinamento por simulaçãoEstudantes de enfermagemConhecimentoPunçõesHabilidades sociaisResumo Objetivo Avaliar se um workshop de simulação e curta duração sobre punção da artéria radial melhoraria a competência de alunos de enfermagem em um nível em que pudessem praticar o procedimento em um paciente vivo sem comprometer sua segurança. Métodos Estudo quase-experimental do tipo pré-teste e pós-teste com um grupo de 111 estudantes do terceiro ano de enfermagem. Foi implementado um workshop de simulação e 1,5 horas de duração. Isso incluiu uma vídeo-palestra, demonstrações ao vivo, prática simulada autodirigida em díades e feedback intermitente individual. As habilidades, conhecimentos e autoeficácia dos participantes em punção arterial foram medidos antes e depois da participação no workshop. Resultados Após a intervenção, 61,1% dos participantes demonstraram o nível de competência necessário para a prática segura da punção da artéria radial em um paciente vivo sob supervisão. Conclusão O treinamento efetivo em punção arterial baseado em simulação para estudantes de enfermagem não necessariamente precisa ser intensivo em recursos. Sessões de treinamento bem planejadas e baseadas em evidências, com uso de simuladores de baixa tecnologia podem ajudar os educadores a alcançarem bons resultados educacionais e promover a segurança do paciente.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000600678Acta Paulista de Enfermagem v.29 n.6 2016reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201600095info:eu-repo/semantics/openAccessHernández-Padilla,José ManuelGranero-Molina,JoséMárquez-Hernández,Verónica V.Cortés-Rodríguez,Alda ElenaFernández-Sola,Cayetanopor2017-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002016000600678Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2017-03-20T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagem
title Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagem
spellingShingle Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagem
Hernández-Padilla,José Manuel
Treinamento por simulação
Estudantes de enfermagem
Conhecimento
Punções
Habilidades sociais
title_short Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagem
title_full Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagem
title_fullStr Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagem
title_sort Efeitos de um workshop de simulação sobre a competência em punção arterial de estudantes de enfermagem
author Hernández-Padilla,José Manuel
author_facet Hernández-Padilla,José Manuel
Granero-Molina,José
Márquez-Hernández,Verónica V.
Cortés-Rodríguez,Alda Elena
Fernández-Sola,Cayetano
author_role author
author2 Granero-Molina,José
Márquez-Hernández,Verónica V.
Cortés-Rodríguez,Alda Elena
Fernández-Sola,Cayetano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernández-Padilla,José Manuel
Granero-Molina,José
Márquez-Hernández,Verónica V.
Cortés-Rodríguez,Alda Elena
Fernández-Sola,Cayetano
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento por simulação
Estudantes de enfermagem
Conhecimento
Punções
Habilidades sociais
topic Treinamento por simulação
Estudantes de enfermagem
Conhecimento
Punções
Habilidades sociais
description Resumo Objetivo Avaliar se um workshop de simulação e curta duração sobre punção da artéria radial melhoraria a competência de alunos de enfermagem em um nível em que pudessem praticar o procedimento em um paciente vivo sem comprometer sua segurança. Métodos Estudo quase-experimental do tipo pré-teste e pós-teste com um grupo de 111 estudantes do terceiro ano de enfermagem. Foi implementado um workshop de simulação e 1,5 horas de duração. Isso incluiu uma vídeo-palestra, demonstrações ao vivo, prática simulada autodirigida em díades e feedback intermitente individual. As habilidades, conhecimentos e autoeficácia dos participantes em punção arterial foram medidos antes e depois da participação no workshop. Resultados Após a intervenção, 61,1% dos participantes demonstraram o nível de competência necessário para a prática segura da punção da artéria radial em um paciente vivo sob supervisão. Conclusão O treinamento efetivo em punção arterial baseado em simulação para estudantes de enfermagem não necessariamente precisa ser intensivo em recursos. Sessões de treinamento bem planejadas e baseadas em evidências, com uso de simuladores de baixa tecnologia podem ajudar os educadores a alcançarem bons resultados educacionais e promover a segurança do paciente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000600678
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000600678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201600095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.29 n.6 2016
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267183874048