Avaliação do Sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Joséli do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Perin,Christiano, Dick,Nídea Rita Michels, Lazzarotto,Alexandre Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000200153
Resumo: Resumo Objetivo Estudar os distúrbios do sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite. Método Estudo transversal, que avaliou 22 policiais militares de elite da Brigada Militar, o que corresponde a totalidade do efetivo operacional do grupo estudado. Resultados Os principais achados deste estudo foram quatro. Primeiro, observou-se uma elevada prevalência de distúrbios do sono (100% apresentaram algum distúrbio ou queixa relacionada ao sono) e de má qualidade de sono (63,6%) entre esses policiais. Segundo, observou-se uma elevada prevalência (27,3%) de síndrome da apneia obstrutiva do sono entre os policiais estudados sendo que estes apresentaram maior sonolência diurna. Terceiro, dentre os policiais que apresentaram algum acidente de trabalho constatou-se uma maior prevalência de sonolência diurna, de má qualidade do sono e de síndrome da apneia obstrutiva do sono. Quarto, policiais com má qualidade de sono apresentaram piores escores de qualidade de vida. Conclusão Considerando-se a elevada prevalência de distúrbios do sono entre os policiais militares e as diversas consequências advindas de um sono de má qualidade, sugere-se a inclusão de questões relacionadas ao sono, de questionários de triagem para distúrbios do sono e dependendo do caso, do exame de polissonografia, dentro da inspeção bienal de saúde dos Policiais Militares de Elite.
id USP-8_d0c02b70704d8d51a7be6445e3381fbe
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002018000200153
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do Sono em um Grupo de Policiais Militares de EliteSonoDistúrbios do sonoPolissonografiaSaúde do trabalhadorPrivação do sonoPolíciaResumo Objetivo Estudar os distúrbios do sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite. Método Estudo transversal, que avaliou 22 policiais militares de elite da Brigada Militar, o que corresponde a totalidade do efetivo operacional do grupo estudado. Resultados Os principais achados deste estudo foram quatro. Primeiro, observou-se uma elevada prevalência de distúrbios do sono (100% apresentaram algum distúrbio ou queixa relacionada ao sono) e de má qualidade de sono (63,6%) entre esses policiais. Segundo, observou-se uma elevada prevalência (27,3%) de síndrome da apneia obstrutiva do sono entre os policiais estudados sendo que estes apresentaram maior sonolência diurna. Terceiro, dentre os policiais que apresentaram algum acidente de trabalho constatou-se uma maior prevalência de sonolência diurna, de má qualidade do sono e de síndrome da apneia obstrutiva do sono. Quarto, policiais com má qualidade de sono apresentaram piores escores de qualidade de vida. Conclusão Considerando-se a elevada prevalência de distúrbios do sono entre os policiais militares e as diversas consequências advindas de um sono de má qualidade, sugere-se a inclusão de questões relacionadas ao sono, de questionários de triagem para distúrbios do sono e dependendo do caso, do exame de polissonografia, dentro da inspeção bienal de saúde dos Policiais Militares de Elite.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000200153Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.2 2018reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201800023info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Joséli do NascimentoPerin,ChristianoDick,Nídea Rita MichelsLazzarotto,Alexandre Ramospor2020-03-19T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002018000200153Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-03-19T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite
title Avaliação do Sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite
spellingShingle Avaliação do Sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite
Pinto,Joséli do Nascimento
Sono
Distúrbios do sono
Polissonografia
Saúde do trabalhador
Privação do sono
Polícia
title_short Avaliação do Sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite
title_full Avaliação do Sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite
title_fullStr Avaliação do Sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite
title_full_unstemmed Avaliação do Sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite
title_sort Avaliação do Sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite
author Pinto,Joséli do Nascimento
author_facet Pinto,Joséli do Nascimento
Perin,Christiano
Dick,Nídea Rita Michels
Lazzarotto,Alexandre Ramos
author_role author
author2 Perin,Christiano
Dick,Nídea Rita Michels
Lazzarotto,Alexandre Ramos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Joséli do Nascimento
Perin,Christiano
Dick,Nídea Rita Michels
Lazzarotto,Alexandre Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Sono
Distúrbios do sono
Polissonografia
Saúde do trabalhador
Privação do sono
Polícia
topic Sono
Distúrbios do sono
Polissonografia
Saúde do trabalhador
Privação do sono
Polícia
description Resumo Objetivo Estudar os distúrbios do sono em um Grupo de Policiais Militares de Elite. Método Estudo transversal, que avaliou 22 policiais militares de elite da Brigada Militar, o que corresponde a totalidade do efetivo operacional do grupo estudado. Resultados Os principais achados deste estudo foram quatro. Primeiro, observou-se uma elevada prevalência de distúrbios do sono (100% apresentaram algum distúrbio ou queixa relacionada ao sono) e de má qualidade de sono (63,6%) entre esses policiais. Segundo, observou-se uma elevada prevalência (27,3%) de síndrome da apneia obstrutiva do sono entre os policiais estudados sendo que estes apresentaram maior sonolência diurna. Terceiro, dentre os policiais que apresentaram algum acidente de trabalho constatou-se uma maior prevalência de sonolência diurna, de má qualidade do sono e de síndrome da apneia obstrutiva do sono. Quarto, policiais com má qualidade de sono apresentaram piores escores de qualidade de vida. Conclusão Considerando-se a elevada prevalência de distúrbios do sono entre os policiais militares e as diversas consequências advindas de um sono de má qualidade, sugere-se a inclusão de questões relacionadas ao sono, de questionários de triagem para distúrbios do sono e dependendo do caso, do exame de polissonografia, dentro da inspeção bienal de saúde dos Policiais Militares de Elite.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000200153
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000200153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201800023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.2 2018
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267667267584