Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em terapêutica hemodialítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Cláudio Vitorino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite,Isabel Cristina Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000300267
Resumo: Resumo Objetivo identificar e mensurar fatores associados à qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes renais crônicos em hemodiálise e analisar a associação da qualidade de vida relacionada à saúde e a adesão ao regime terapêutico hemodialítico. Métodos Estudo transversal com 258 pacientes em terapia hemodialítica. Avaliou-se a qualidade de vida relacionada à saúde através do questionário Kidney Disease Quality of Life Short Form. Foram analisados os componentes específicos da doença renal crônica e os componentes sumarizados físico e mental. A análise da não adesão ao regime terapêutico hemodialítico teve como base os indicadores do estudo The Dialysis Outcomes and Practice Patterns Study. Utilizaram-se, para a análise os testes de Mann Whitney e Kruskal Wallis. Resultados Indivíduos do sexo feminino, com menos de 60 anos, brancos, baixo nível socioeconômico, que necessitam de acompanhante, em terapia hemodialítica por menos de 5 anos, que possuem prescrição medicamentosa com dez ou mais fármacos, com baixos níveis séricos de albumina e hemoglobina e que não aderiram à restrição hídrica e à terapia apresentaram piora na qualidade de vida relacionada à saúde. Conclusão A avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde dos pacientes em hemodiálise apresentou associação com as características sociodemográficas, clínicas e terapêutica. A monitoração desses parâmetros, bem como a busca do alcance dos padrões recomendáveis poderão subsidiar a prática clínica, aprimorar o planejamento assistencial e trazer melhorias em diversos aspectos da vida dos pacientes.
id USP-8_d24206939981db4a7783f435104c2f74
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002019000300267
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em terapêutica hemodialíticaInsuficiência renal crônicaDiálise renalCooperação do pacienteQualidade de vidaResumo Objetivo identificar e mensurar fatores associados à qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes renais crônicos em hemodiálise e analisar a associação da qualidade de vida relacionada à saúde e a adesão ao regime terapêutico hemodialítico. Métodos Estudo transversal com 258 pacientes em terapia hemodialítica. Avaliou-se a qualidade de vida relacionada à saúde através do questionário Kidney Disease Quality of Life Short Form. Foram analisados os componentes específicos da doença renal crônica e os componentes sumarizados físico e mental. A análise da não adesão ao regime terapêutico hemodialítico teve como base os indicadores do estudo The Dialysis Outcomes and Practice Patterns Study. Utilizaram-se, para a análise os testes de Mann Whitney e Kruskal Wallis. Resultados Indivíduos do sexo feminino, com menos de 60 anos, brancos, baixo nível socioeconômico, que necessitam de acompanhante, em terapia hemodialítica por menos de 5 anos, que possuem prescrição medicamentosa com dez ou mais fármacos, com baixos níveis séricos de albumina e hemoglobina e que não aderiram à restrição hídrica e à terapia apresentaram piora na qualidade de vida relacionada à saúde. Conclusão A avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde dos pacientes em hemodiálise apresentou associação com as características sociodemográficas, clínicas e terapêutica. A monitoração desses parâmetros, bem como a busca do alcance dos padrões recomendáveis poderão subsidiar a prática clínica, aprimorar o planejamento assistencial e trazer melhorias em diversos aspectos da vida dos pacientes.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000300267Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.3 2019reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201900037info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Cláudio VitorinoLeite,Isabel Cristina Gonçalvespor2019-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002019000300267Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2019-07-24T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em terapêutica hemodialítica
title Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em terapêutica hemodialítica
spellingShingle Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em terapêutica hemodialítica
Pereira,Cláudio Vitorino
Insuficiência renal crônica
Diálise renal
Cooperação do paciente
Qualidade de vida
title_short Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em terapêutica hemodialítica
title_full Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em terapêutica hemodialítica
title_fullStr Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em terapêutica hemodialítica
title_full_unstemmed Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em terapêutica hemodialítica
title_sort Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em terapêutica hemodialítica
author Pereira,Cláudio Vitorino
author_facet Pereira,Cláudio Vitorino
Leite,Isabel Cristina Gonçalves
author_role author
author2 Leite,Isabel Cristina Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Cláudio Vitorino
Leite,Isabel Cristina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Insuficiência renal crônica
Diálise renal
Cooperação do paciente
Qualidade de vida
topic Insuficiência renal crônica
Diálise renal
Cooperação do paciente
Qualidade de vida
description Resumo Objetivo identificar e mensurar fatores associados à qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes renais crônicos em hemodiálise e analisar a associação da qualidade de vida relacionada à saúde e a adesão ao regime terapêutico hemodialítico. Métodos Estudo transversal com 258 pacientes em terapia hemodialítica. Avaliou-se a qualidade de vida relacionada à saúde através do questionário Kidney Disease Quality of Life Short Form. Foram analisados os componentes específicos da doença renal crônica e os componentes sumarizados físico e mental. A análise da não adesão ao regime terapêutico hemodialítico teve como base os indicadores do estudo The Dialysis Outcomes and Practice Patterns Study. Utilizaram-se, para a análise os testes de Mann Whitney e Kruskal Wallis. Resultados Indivíduos do sexo feminino, com menos de 60 anos, brancos, baixo nível socioeconômico, que necessitam de acompanhante, em terapia hemodialítica por menos de 5 anos, que possuem prescrição medicamentosa com dez ou mais fármacos, com baixos níveis séricos de albumina e hemoglobina e que não aderiram à restrição hídrica e à terapia apresentaram piora na qualidade de vida relacionada à saúde. Conclusão A avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde dos pacientes em hemodiálise apresentou associação com as características sociodemográficas, clínicas e terapêutica. A monitoração desses parâmetros, bem como a busca do alcance dos padrões recomendáveis poderão subsidiar a prática clínica, aprimorar o planejamento assistencial e trazer melhorias em diversos aspectos da vida dos pacientes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000300267
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000300267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201900037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.32 n.3 2019
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268160098304