Critérios auditáveis para implementação de melhores práticas na adesão ao checklist cirúrgico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral,Danielle Bezerra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira,Mágda Letícia Pedroso, Fernandes,Michele Suzana, Fincatto,Suellen, Kuczmainski,Adriana Gracietti, Korb,Arnildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100458
Resumo: Resumo Objetivo Avaliar a adesão ao uso da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica de um hospital, conforme os critérios auditáveis do Instituto Joanna Briggs. Métodos Estudo observacional descritivo que utilizou as ferramentas Practical Application of Clinical Evidence System e Getting Reasearch into Practice nas três fases previstas da metodologia: auditoria de base, educativa e auditoria de seguimento. As auditorias aconteceram no centro cirúrgico de um hospital do oeste de Santa Catarina. Na auditoria de base, foram elegíveis cem cirurgias, sendo as mesmas cem incluídas na auditoria de seguimento, com observação direta da equipe cirúrgica no preenchimento completo da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica. Resultados Na auditoria de base, os critérios 2 e 3 tiveram alta conformidade com a melhor prática (81% a 93%), e os critérios 1 e 4 (45%, 49%) apresentaram baixa conformidade. A partir das barreiras encontradas na auditoria de base, foram realizadas atividades educativas junto à equipe cirúrgica. Na auditoria de seguimento, houve aumento nos percentuais da conformidade em todos os critérios, e os critérios 2 e 3 obtiveram 100% e 99%, respectivamente, contudo os critérios 1 e 4 continuaram com percentuais abaixo do esperado (65% e 54%, respectivamente). Conclusão A não obtenção de 100% de conformidade nos critérios auditados é ocasionada por um cuidado assistido não baseado na prática por evidências. Contudo, espera-se uma educação permanente e continuada para realizar as boas práticas na instituição do estudo.
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