Envolvimento dos pacientes no gerenciamento da qualidade dos serviços de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saut,Ana Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Berssaneti,Fernando Tobal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002016000500579
Resumo: Resumo Objetivo: Identificar o estágio de envolvimento dos pacientes nas Instituições de saúde brasileiras, nos programas de melhoria da qualidade e segurança. Métodos: Abordagem quantitativa, através de uma pesquisa de avaliação com 141 Instituições, localizadas em 18 estados e no Distrito Federal, no período de fevereiro a maio de 2016. Para coleta dos dados foi aplicado um questionário pela web, utilizando o software de questionários e pesquisas SurveyMonkeyÓ. No questionário, além das perguntas para caracterização das Instituições e dos respondentes, sete perguntas foram relacionadas às atividades de participação dos pacientes nos processos de gerenciamento da qualidade. Resultados: As atividades realizadas pela maior parte das Instituições foram “pesquisa de satisfação dos pacientes” e “processo formal para comunicação com os pacientes em relação às suas dúvidas, sugestões e reclamações”. A média de atividades realizadas foi de 3,84 de um total de 7 atividades avaliadas. Conclusão: Considerando uma escala de 0 a 3, aproximadamente 70% das Instituições foram classificadas entre os estágios 0 (paciente não é envolvido) e 1 (participação na avaliação das metas de qualidade).
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