Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado Júnior,Francisco Wellington
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira,Andréa Carvalho Araújo, Salles,Dafne Lopes, Silva,Maria Adelane Monteiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100519
Resumo: Resumo Objetivo Identificar na literatura, nacional e internacional, intervenções eficazes para prevenção de quedas em idosos desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária à Saúde e classificá-las tendo por base o Relatório da Organização Mundial da Saúde sobre Prevenção de quedas. Métodos Revisão sistemática realizada entre 2019 e 2020, conduzida a partir do guia PRISMA e registrada na PROSPERO (CRD42020149529). Avaliadores independentes consultaram as bases de dados MEDLINE®/PubMed®, Lilacs, Scopus, Cochrane, Web of Science e Embase. Para a busca nas bases, utilizaram os descritores definidos a partir da estratégia PICO: “elderly”, “elder”, “aged”, “aging”, “care”, “education”, “primary health”, “falls” e “prevention”. Utilizou-se a escala PEDro para avaliar a qualidade metodológica dos estudos selecionados. Os resultados foram apresentados de modo a favorecer a comparabilidade entre os estudos incluídos nesta revisão e serem categorizados quanto ao perfil das produções e classificação das intervenções. Resultados Identificaram-se 20 artigos elegíveis, sendo 35% (n=8) classificados como alta qualidade metodológica e 25% (n=5) como excelente qualidade. Das intervenções investigadas, 55% (n=11) consistiam em programas de exercício físico, e 45% (n=9) eram multicomponentes, com tempo de duração entre 3 semanas e 12 meses, realizadas por diferentes categorias profissionais. Tais intervenções influenciaram na redução de quedas e na diminuição do medo de cair nos idosos, bem como contribuíram para o fortalecimento muscular, a capacidade motora e a melhora cognitiva. Conclusão As intervenções identificadas mostraram-se eficazes no fortalecimento musculoesquelético, na manutenção da funcionalidade geriátrica, na melhoria do equilíbrio e na avaliação de riscos de quedas para promoção do enfrentamento dos mesmos.
id USP-8_e9b262414f448cfb4cd5a30790609c4e
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002022000100519
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemáticaAcidentes por quedasIdosoSaúde do idosoAtenção Primária à SaúdeResumo Objetivo Identificar na literatura, nacional e internacional, intervenções eficazes para prevenção de quedas em idosos desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária à Saúde e classificá-las tendo por base o Relatório da Organização Mundial da Saúde sobre Prevenção de quedas. Métodos Revisão sistemática realizada entre 2019 e 2020, conduzida a partir do guia PRISMA e registrada na PROSPERO (CRD42020149529). Avaliadores independentes consultaram as bases de dados MEDLINE®/PubMed®, Lilacs, Scopus, Cochrane, Web of Science e Embase. Para a busca nas bases, utilizaram os descritores definidos a partir da estratégia PICO: “elderly”, “elder”, “aged”, “aging”, “care”, “education”, “primary health”, “falls” e “prevention”. Utilizou-se a escala PEDro para avaliar a qualidade metodológica dos estudos selecionados. Os resultados foram apresentados de modo a favorecer a comparabilidade entre os estudos incluídos nesta revisão e serem categorizados quanto ao perfil das produções e classificação das intervenções. Resultados Identificaram-se 20 artigos elegíveis, sendo 35% (n=8) classificados como alta qualidade metodológica e 25% (n=5) como excelente qualidade. Das intervenções investigadas, 55% (n=11) consistiam em programas de exercício físico, e 45% (n=9) eram multicomponentes, com tempo de duração entre 3 semanas e 12 meses, realizadas por diferentes categorias profissionais. Tais intervenções influenciaram na redução de quedas e na diminuição do medo de cair nos idosos, bem como contribuíram para o fortalecimento muscular, a capacidade motora e a melhora cognitiva. Conclusão As intervenções identificadas mostraram-se eficazes no fortalecimento musculoesquelético, na manutenção da funcionalidade geriátrica, na melhoria do equilíbrio e na avaliação de riscos de quedas para promoção do enfrentamento dos mesmos.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100519Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ar022566info:eu-repo/semantics/openAccessDourado Júnior,Francisco WellingtonMoreira,Andréa Carvalho AraújoSalles,Dafne LopesSilva,Maria Adelane Monteiro dapor2022-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100519Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-08-24T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemática
title Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemática
spellingShingle Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemática
Dourado Júnior,Francisco Wellington
Acidentes por quedas
Idoso
Saúde do idoso
Atenção Primária à Saúde
title_short Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemática
title_full Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemática
title_fullStr Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemática
title_full_unstemmed Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemática
title_sort Intervenções para prevenção de quedas em idosos na Atenção Primária: revisão sistemática
author Dourado Júnior,Francisco Wellington
author_facet Dourado Júnior,Francisco Wellington
Moreira,Andréa Carvalho Araújo
Salles,Dafne Lopes
Silva,Maria Adelane Monteiro da
author_role author
author2 Moreira,Andréa Carvalho Araújo
Salles,Dafne Lopes
Silva,Maria Adelane Monteiro da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado Júnior,Francisco Wellington
Moreira,Andréa Carvalho Araújo
Salles,Dafne Lopes
Silva,Maria Adelane Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes por quedas
Idoso
Saúde do idoso
Atenção Primária à Saúde
topic Acidentes por quedas
Idoso
Saúde do idoso
Atenção Primária à Saúde
description Resumo Objetivo Identificar na literatura, nacional e internacional, intervenções eficazes para prevenção de quedas em idosos desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária à Saúde e classificá-las tendo por base o Relatório da Organização Mundial da Saúde sobre Prevenção de quedas. Métodos Revisão sistemática realizada entre 2019 e 2020, conduzida a partir do guia PRISMA e registrada na PROSPERO (CRD42020149529). Avaliadores independentes consultaram as bases de dados MEDLINE®/PubMed®, Lilacs, Scopus, Cochrane, Web of Science e Embase. Para a busca nas bases, utilizaram os descritores definidos a partir da estratégia PICO: “elderly”, “elder”, “aged”, “aging”, “care”, “education”, “primary health”, “falls” e “prevention”. Utilizou-se a escala PEDro para avaliar a qualidade metodológica dos estudos selecionados. Os resultados foram apresentados de modo a favorecer a comparabilidade entre os estudos incluídos nesta revisão e serem categorizados quanto ao perfil das produções e classificação das intervenções. Resultados Identificaram-se 20 artigos elegíveis, sendo 35% (n=8) classificados como alta qualidade metodológica e 25% (n=5) como excelente qualidade. Das intervenções investigadas, 55% (n=11) consistiam em programas de exercício físico, e 45% (n=9) eram multicomponentes, com tempo de duração entre 3 semanas e 12 meses, realizadas por diferentes categorias profissionais. Tais intervenções influenciaram na redução de quedas e na diminuição do medo de cair nos idosos, bem como contribuíram para o fortalecimento muscular, a capacidade motora e a melhora cognitiva. Conclusão As intervenções identificadas mostraram-se eficazes no fortalecimento musculoesquelético, na manutenção da funcionalidade geriátrica, na melhoria do equilíbrio e na avaliação de riscos de quedas para promoção do enfrentamento dos mesmos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100519
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2022ar022566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269868228608