Necessidades de atenção de enfermagem a usuários de Centros de Atenção Psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso,Tássia Ghissoni
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pedrão,Luiz Jorge, Perroca,Marcia Galan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100440
Resumo: Resumo Objetivo: Avaliar as necessidades de atenção de enfermagem de usuários de Centros de Atenção Psicossocial; comparar as variáveis demográficas e clínicas entre as categorias de cuidados; e, investigar os fatores preditores para as necessidades de atenção de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa realizado em três Centros de Atenção Psicossocial de uma cidade do no interior do Estado de São Paulo, Brasil. Cinco enfermeiros avaliaram usuários de atendimento intensivo mediante aplicação do Instrumento para Classificação do Nível de Dependência em Enfermagem Psiquiátrica. A análise estatística, com nível de significância de 5% (p≤0,05), consistiu em medidas de tendência central, testes de associação e regressão logística. Resultados: Nas 249 avalições realizadas houve 145(58,2%) usuários na categoria de cuidados discreta e 103(41,4%) na categoria intermediaria. A faixa etária, o número e o tipo de diagnósticos estiveram associados às categorias de cuidados: maior frequência da discreta em 30-39 anos, dois/três diagnósticos e transtornos relacionados ao uso de substâncias; e da intermediária/plena em 40-49 anos, um diagnóstico e transtornos psicóticos. Ser usuário de Centros de Atenção Psicossocial II e III, e do sexo masculino foram fatores preditores para maior necessidade de atenção de enfermagem. Conclusão: Houve predomínio de usuários na categoria discreta e associação entre as categorias de cuidados com faixa etária, número e tipo de diagnósticos. Os fatores de risco para maior necessidade de atenção de enfermagem relacionaram-se aos usuários de Centros de Atenção Psicossocial II e III e do sexo masculino.
id USP-8_f6a5d5b0ef447613de38a8d43c432f37
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002021000100440
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Necessidades de atenção de enfermagem a usuários de Centros de Atenção PsicossocialEnfermagem psiquiátricaCentros de Atenção PsicossocialAvaliação em enfermagemCuidados de enfermagemResumo Objetivo: Avaliar as necessidades de atenção de enfermagem de usuários de Centros de Atenção Psicossocial; comparar as variáveis demográficas e clínicas entre as categorias de cuidados; e, investigar os fatores preditores para as necessidades de atenção de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa realizado em três Centros de Atenção Psicossocial de uma cidade do no interior do Estado de São Paulo, Brasil. Cinco enfermeiros avaliaram usuários de atendimento intensivo mediante aplicação do Instrumento para Classificação do Nível de Dependência em Enfermagem Psiquiátrica. A análise estatística, com nível de significância de 5% (p≤0,05), consistiu em medidas de tendência central, testes de associação e regressão logística. Resultados: Nas 249 avalições realizadas houve 145(58,2%) usuários na categoria de cuidados discreta e 103(41,4%) na categoria intermediaria. A faixa etária, o número e o tipo de diagnósticos estiveram associados às categorias de cuidados: maior frequência da discreta em 30-39 anos, dois/três diagnósticos e transtornos relacionados ao uso de substâncias; e da intermediária/plena em 40-49 anos, um diagnóstico e transtornos psicóticos. Ser usuário de Centros de Atenção Psicossocial II e III, e do sexo masculino foram fatores preditores para maior necessidade de atenção de enfermagem. Conclusão: Houve predomínio de usuários na categoria discreta e associação entre as categorias de cuidados com faixa etária, número e tipo de diagnósticos. Os fatores de risco para maior necessidade de atenção de enfermagem relacionaram-se aos usuários de Centros de Atenção Psicossocial II e III e do sexo masculino.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100440Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2021ao00823info:eu-repo/semantics/openAccessPedroso,Tássia GhissoniPedrão,Luiz JorgePerroca,Marcia Galanpor2021-07-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002021000100440Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2021-07-12T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades de atenção de enfermagem a usuários de Centros de Atenção Psicossocial
title Necessidades de atenção de enfermagem a usuários de Centros de Atenção Psicossocial
spellingShingle Necessidades de atenção de enfermagem a usuários de Centros de Atenção Psicossocial
Pedroso,Tássia Ghissoni
Enfermagem psiquiátrica
Centros de Atenção Psicossocial
Avaliação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
title_short Necessidades de atenção de enfermagem a usuários de Centros de Atenção Psicossocial
title_full Necessidades de atenção de enfermagem a usuários de Centros de Atenção Psicossocial
title_fullStr Necessidades de atenção de enfermagem a usuários de Centros de Atenção Psicossocial
title_full_unstemmed Necessidades de atenção de enfermagem a usuários de Centros de Atenção Psicossocial
title_sort Necessidades de atenção de enfermagem a usuários de Centros de Atenção Psicossocial
author Pedroso,Tássia Ghissoni
author_facet Pedroso,Tássia Ghissoni
Pedrão,Luiz Jorge
Perroca,Marcia Galan
author_role author
author2 Pedrão,Luiz Jorge
Perroca,Marcia Galan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso,Tássia Ghissoni
Pedrão,Luiz Jorge
Perroca,Marcia Galan
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem psiquiátrica
Centros de Atenção Psicossocial
Avaliação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
topic Enfermagem psiquiátrica
Centros de Atenção Psicossocial
Avaliação em enfermagem
Cuidados de enfermagem
description Resumo Objetivo: Avaliar as necessidades de atenção de enfermagem de usuários de Centros de Atenção Psicossocial; comparar as variáveis demográficas e clínicas entre as categorias de cuidados; e, investigar os fatores preditores para as necessidades de atenção de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa realizado em três Centros de Atenção Psicossocial de uma cidade do no interior do Estado de São Paulo, Brasil. Cinco enfermeiros avaliaram usuários de atendimento intensivo mediante aplicação do Instrumento para Classificação do Nível de Dependência em Enfermagem Psiquiátrica. A análise estatística, com nível de significância de 5% (p≤0,05), consistiu em medidas de tendência central, testes de associação e regressão logística. Resultados: Nas 249 avalições realizadas houve 145(58,2%) usuários na categoria de cuidados discreta e 103(41,4%) na categoria intermediaria. A faixa etária, o número e o tipo de diagnósticos estiveram associados às categorias de cuidados: maior frequência da discreta em 30-39 anos, dois/três diagnósticos e transtornos relacionados ao uso de substâncias; e da intermediária/plena em 40-49 anos, um diagnóstico e transtornos psicóticos. Ser usuário de Centros de Atenção Psicossocial II e III, e do sexo masculino foram fatores preditores para maior necessidade de atenção de enfermagem. Conclusão: Houve predomínio de usuários na categoria discreta e associação entre as categorias de cuidados com faixa etária, número e tipo de diagnósticos. Os fatores de risco para maior necessidade de atenção de enfermagem relacionaram-se aos usuários de Centros de Atenção Psicossocial II e III e do sexo masculino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100440
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002021000100440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2021ao00823
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.34 2021
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269079699456