Avaliação emancipatória de um Programa Educativo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cucolo,Danielle Fabiana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Faria,Josimerci Ittavo Lamana, Cesarino,Claudia Bernardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000100009
Resumo: OBJETIVO: Aplicar o modelo da avaliação emancipatória para subsidiar a transformação no Programa Educativo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar de um Hospital de Ensino. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada com seis enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva Coronariana de um Hospital de Ensino do interior do Estado de São Paulo. Realizaram-se entrevistas coletivas e nove círculos de discussão fundamentados no método de Paulo Freire. RESULTADOS: Foram identificados 7 temas geradores: programa anual, domínio do conteúdo pelo mediador, horário e duração das aulas, desenvolvimento das aulas, repercussão na prática, instrumentos de avaliação e organização do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Esta pesquisa possibilitou: maior autonomia dos enfermeiros, integração da equipe de enfermagem nas visitas de vigilância nos diferentes turnos de trabalho e suporte para enfermeiros multiplicadores. CONCLUSÕES: O estudo proporcionou envolvimento dos enfermeiros multiplicadores e subsidiou uma reflexão crítica dos profissionais com estratégias para reestruturação do programa.
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