Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000300003 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar a percepção de mães de prematuros sobre a vivência em um Programa de Educação em Saúde utilizando metodologia participativa. MÉTODOS: Participaram 38 mães de prematuros internados em uma unidade neonatal. O Programa, visando construir conhecimentos sobre os cuidados com o prematuro, consistiu na entrega de uma cartilha educativa às mães para leitura e posterior participação em atividades grupais, fundamentadas no referencial da problematização de Paulo Freire, com estímulo à expressão das percepções acerca da vivência no Programa. Foi realizada a análise temática das falas das mães. RESULTADOS: Apreenderam-se quatro núcleos temáticos: o aprendizado proporcionado pelo Programa; a criação de possibilidades de socializar o conhecimento com a família; o Programa como espaço para descontração e escuta; e desenvolvendo o vínculo afetivo com outras mães e com a enfermeira. CONCLUSÃO: Diante dos resultados positivos deste estudo, recomenda-se que programas educativos dessa natureza e ampliados com a participação de outros membros da família do prematuro sejam implantados em outras unidades neonatais. |
id |
USP-8_f91256ed191426c932287a06fa353e18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002009000300003 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativoRecém-nascidoPrematuroEducação em saúdeEnfermagem neonatalMães/educaçãoOBJETIVO: Analisar a percepção de mães de prematuros sobre a vivência em um Programa de Educação em Saúde utilizando metodologia participativa. MÉTODOS: Participaram 38 mães de prematuros internados em uma unidade neonatal. O Programa, visando construir conhecimentos sobre os cuidados com o prematuro, consistiu na entrega de uma cartilha educativa às mães para leitura e posterior participação em atividades grupais, fundamentadas no referencial da problematização de Paulo Freire, com estímulo à expressão das percepções acerca da vivência no Programa. Foi realizada a análise temática das falas das mães. RESULTADOS: Apreenderam-se quatro núcleos temáticos: o aprendizado proporcionado pelo Programa; a criação de possibilidades de socializar o conhecimento com a família; o Programa como espaço para descontração e escuta; e desenvolvendo o vínculo afetivo com outras mães e com a enfermeira. CONCLUSÃO: Diante dos resultados positivos deste estudo, recomenda-se que programas educativos dessa natureza e ampliados com a participação de outros membros da família do prematuro sejam implantados em outras unidades neonatais.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000300003Acta Paulista de Enfermagem v.22 n.3 2009reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002009000300003info:eu-repo/semantics/openAccessFerecini,Geovana MagalhãesFonseca,Luciana Mara MontiLeite,Adriana MoraesDaré,Mariana FirminoAssis,Carolina SouzaScochi,Carmen Gracinda Silvanpor2009-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002009000300003Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2009-07-16T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativo |
title |
Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativo |
spellingShingle |
Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativo Ferecini,Geovana Magalhães Recém-nascido Prematuro Educação em saúde Enfermagem neonatal Mães/educação |
title_short |
Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativo |
title_full |
Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativo |
title_fullStr |
Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativo |
title_full_unstemmed |
Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativo |
title_sort |
Percepções de mães de prematuros acerca da vivência em um programa educativo |
author |
Ferecini,Geovana Magalhães |
author_facet |
Ferecini,Geovana Magalhães Fonseca,Luciana Mara Monti Leite,Adriana Moraes Daré,Mariana Firmino Assis,Carolina Souza Scochi,Carmen Gracinda Silvan |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca,Luciana Mara Monti Leite,Adriana Moraes Daré,Mariana Firmino Assis,Carolina Souza Scochi,Carmen Gracinda Silvan |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferecini,Geovana Magalhães Fonseca,Luciana Mara Monti Leite,Adriana Moraes Daré,Mariana Firmino Assis,Carolina Souza Scochi,Carmen Gracinda Silvan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recém-nascido Prematuro Educação em saúde Enfermagem neonatal Mães/educação |
topic |
Recém-nascido Prematuro Educação em saúde Enfermagem neonatal Mães/educação |
description |
OBJETIVO: Analisar a percepção de mães de prematuros sobre a vivência em um Programa de Educação em Saúde utilizando metodologia participativa. MÉTODOS: Participaram 38 mães de prematuros internados em uma unidade neonatal. O Programa, visando construir conhecimentos sobre os cuidados com o prematuro, consistiu na entrega de uma cartilha educativa às mães para leitura e posterior participação em atividades grupais, fundamentadas no referencial da problematização de Paulo Freire, com estímulo à expressão das percepções acerca da vivência no Programa. Foi realizada a análise temática das falas das mães. RESULTADOS: Apreenderam-se quatro núcleos temáticos: o aprendizado proporcionado pelo Programa; a criação de possibilidades de socializar o conhecimento com a família; o Programa como espaço para descontração e escuta; e desenvolvendo o vínculo afetivo com outras mães e com a enfermeira. CONCLUSÃO: Diante dos resultados positivos deste estudo, recomenda-se que programas educativos dessa natureza e ampliados com a participação de outros membros da família do prematuro sejam implantados em outras unidades neonatais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000300003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002009000300003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.22 n.3 2009 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858263010541568 |