Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100383 |
Resumo: | Resumo Objetivo Apreender como enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem uma intervenção educativa sobre competências gerenciais. Métodos Pesquisa qualitativa compreensiva do tipo intervenção, operacionalizada em seis encontros semanais. Participaram 14 enfermeiros que trabalhavam em equipes da ESF de um município da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados após o término da intervenção, mediante a realização de grupo focal e analisados de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados No componente consequências do modelo paradigmático da Teoria Fundamentada nos Dados emergiu a categoria: “Aprimorando competências gerenciais entre enfermeiros da ESF”, sustentada por duas subcategorias: Potencialidades da intervenção para o aprimoramento de competências gerenciais e Benefícios da intervenção sobre competências gerenciais no trabalho dos enfermeiros. Conclusão Os enfermeiros perceberam a intervenção educativa como importante estratégia de educação permanente para aprimoramento de suas competências gerenciais, avaliaram positivamente a metodologia escolhida e os conteúdos trabalhados, considerando a sua aplicabilidade no contexto da prática profissional. |
id |
USP-8_fbf90731a9835828b47e4dcb4f32884f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002022000100383 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da FamíliaCompetência profissionalEstratégia Saúde da FamíliaGerenciamento da prática profissionalResumo Objetivo Apreender como enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem uma intervenção educativa sobre competências gerenciais. Métodos Pesquisa qualitativa compreensiva do tipo intervenção, operacionalizada em seis encontros semanais. Participaram 14 enfermeiros que trabalhavam em equipes da ESF de um município da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados após o término da intervenção, mediante a realização de grupo focal e analisados de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados No componente consequências do modelo paradigmático da Teoria Fundamentada nos Dados emergiu a categoria: “Aprimorando competências gerenciais entre enfermeiros da ESF”, sustentada por duas subcategorias: Potencialidades da intervenção para o aprimoramento de competências gerenciais e Benefícios da intervenção sobre competências gerenciais no trabalho dos enfermeiros. Conclusão Os enfermeiros perceberam a intervenção educativa como importante estratégia de educação permanente para aprimoramento de suas competências gerenciais, avaliaram positivamente a metodologia escolhida e os conteúdos trabalhados, considerando a sua aplicabilidade no contexto da prática profissional.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100383Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ao015634info:eu-repo/semantics/openAccessPeruzzo,Hellen EmíliaMarcon,Sonia SilvaSilva,Ítalo RodolfoHaddad,Maria do Carmo Fernandez LourençoPeres,Aida MarisCosta,Maria Antônia RamosTeston,Elen FerrazBatista,Vanessa Carlapor2022-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100383Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-06-01T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família |
title |
Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família |
spellingShingle |
Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família Peruzzo,Hellen Emília Competência profissional Estratégia Saúde da Família Gerenciamento da prática profissional |
title_short |
Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família |
title_full |
Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família |
title_fullStr |
Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família |
title_sort |
Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família |
author |
Peruzzo,Hellen Emília |
author_facet |
Peruzzo,Hellen Emília Marcon,Sonia Silva Silva,Ítalo Rodolfo Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço Peres,Aida Maris Costa,Maria Antônia Ramos Teston,Elen Ferraz Batista,Vanessa Carla |
author_role |
author |
author2 |
Marcon,Sonia Silva Silva,Ítalo Rodolfo Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço Peres,Aida Maris Costa,Maria Antônia Ramos Teston,Elen Ferraz Batista,Vanessa Carla |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peruzzo,Hellen Emília Marcon,Sonia Silva Silva,Ítalo Rodolfo Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço Peres,Aida Maris Costa,Maria Antônia Ramos Teston,Elen Ferraz Batista,Vanessa Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência profissional Estratégia Saúde da Família Gerenciamento da prática profissional |
topic |
Competência profissional Estratégia Saúde da Família Gerenciamento da prática profissional |
description |
Resumo Objetivo Apreender como enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem uma intervenção educativa sobre competências gerenciais. Métodos Pesquisa qualitativa compreensiva do tipo intervenção, operacionalizada em seis encontros semanais. Participaram 14 enfermeiros que trabalhavam em equipes da ESF de um município da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados após o término da intervenção, mediante a realização de grupo focal e analisados de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados No componente consequências do modelo paradigmático da Teoria Fundamentada nos Dados emergiu a categoria: “Aprimorando competências gerenciais entre enfermeiros da ESF”, sustentada por duas subcategorias: Potencialidades da intervenção para o aprimoramento de competências gerenciais e Benefícios da intervenção sobre competências gerenciais no trabalho dos enfermeiros. Conclusão Os enfermeiros perceberam a intervenção educativa como importante estratégia de educação permanente para aprimoramento de suas competências gerenciais, avaliaram positivamente a metodologia escolhida e os conteúdos trabalhados, considerando a sua aplicabilidade no contexto da prática profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100383 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.37689/acta-ape/2022ao015634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858269668999168 |