Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peruzzo,Hellen Emília
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marcon,Sonia Silva, Silva,Ítalo Rodolfo, Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço, Peres,Aida Maris, Costa,Maria Antônia Ramos, Teston,Elen Ferraz, Batista,Vanessa Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100383
Resumo: Resumo Objetivo Apreender como enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem uma intervenção educativa sobre competências gerenciais. Métodos Pesquisa qualitativa compreensiva do tipo intervenção, operacionalizada em seis encontros semanais. Participaram 14 enfermeiros que trabalhavam em equipes da ESF de um município da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados após o término da intervenção, mediante a realização de grupo focal e analisados de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados No componente consequências do modelo paradigmático da Teoria Fundamentada nos Dados emergiu a categoria: “Aprimorando competências gerenciais entre enfermeiros da ESF”, sustentada por duas subcategorias: Potencialidades da intervenção para o aprimoramento de competências gerenciais e Benefícios da intervenção sobre competências gerenciais no trabalho dos enfermeiros. Conclusão Os enfermeiros perceberam a intervenção educativa como importante estratégia de educação permanente para aprimoramento de suas competências gerenciais, avaliaram positivamente a metodologia escolhida e os conteúdos trabalhados, considerando a sua aplicabilidade no contexto da prática profissional.
id USP-8_fbf90731a9835828b47e4dcb4f32884f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002022000100383
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da FamíliaCompetência profissionalEstratégia Saúde da FamíliaGerenciamento da prática profissionalResumo Objetivo Apreender como enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem uma intervenção educativa sobre competências gerenciais. Métodos Pesquisa qualitativa compreensiva do tipo intervenção, operacionalizada em seis encontros semanais. Participaram 14 enfermeiros que trabalhavam em equipes da ESF de um município da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados após o término da intervenção, mediante a realização de grupo focal e analisados de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados No componente consequências do modelo paradigmático da Teoria Fundamentada nos Dados emergiu a categoria: “Aprimorando competências gerenciais entre enfermeiros da ESF”, sustentada por duas subcategorias: Potencialidades da intervenção para o aprimoramento de competências gerenciais e Benefícios da intervenção sobre competências gerenciais no trabalho dos enfermeiros. Conclusão Os enfermeiros perceberam a intervenção educativa como importante estratégia de educação permanente para aprimoramento de suas competências gerenciais, avaliaram positivamente a metodologia escolhida e os conteúdos trabalhados, considerando a sua aplicabilidade no contexto da prática profissional.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100383Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2022ao015634info:eu-repo/semantics/openAccessPeruzzo,Hellen EmíliaMarcon,Sonia SilvaSilva,Ítalo RodolfoHaddad,Maria do Carmo Fernandez LourençoPeres,Aida MarisCosta,Maria Antônia RamosTeston,Elen FerrazBatista,Vanessa Carlapor2022-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002022000100383Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2022-06-01T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
title Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
spellingShingle Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
Peruzzo,Hellen Emília
Competência profissional
Estratégia Saúde da Família
Gerenciamento da prática profissional
title_short Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
title_full Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
title_fullStr Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
title_full_unstemmed Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
title_sort Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
author Peruzzo,Hellen Emília
author_facet Peruzzo,Hellen Emília
Marcon,Sonia Silva
Silva,Ítalo Rodolfo
Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço
Peres,Aida Maris
Costa,Maria Antônia Ramos
Teston,Elen Ferraz
Batista,Vanessa Carla
author_role author
author2 Marcon,Sonia Silva
Silva,Ítalo Rodolfo
Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço
Peres,Aida Maris
Costa,Maria Antônia Ramos
Teston,Elen Ferraz
Batista,Vanessa Carla
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peruzzo,Hellen Emília
Marcon,Sonia Silva
Silva,Ítalo Rodolfo
Haddad,Maria do Carmo Fernandez Lourenço
Peres,Aida Maris
Costa,Maria Antônia Ramos
Teston,Elen Ferraz
Batista,Vanessa Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Estratégia Saúde da Família
Gerenciamento da prática profissional
topic Competência profissional
Estratégia Saúde da Família
Gerenciamento da prática profissional
description Resumo Objetivo Apreender como enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem uma intervenção educativa sobre competências gerenciais. Métodos Pesquisa qualitativa compreensiva do tipo intervenção, operacionalizada em seis encontros semanais. Participaram 14 enfermeiros que trabalhavam em equipes da ESF de um município da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados após o término da intervenção, mediante a realização de grupo focal e analisados de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Resultados No componente consequências do modelo paradigmático da Teoria Fundamentada nos Dados emergiu a categoria: “Aprimorando competências gerenciais entre enfermeiros da ESF”, sustentada por duas subcategorias: Potencialidades da intervenção para o aprimoramento de competências gerenciais e Benefícios da intervenção sobre competências gerenciais no trabalho dos enfermeiros. Conclusão Os enfermeiros perceberam a intervenção educativa como importante estratégia de educação permanente para aprimoramento de suas competências gerenciais, avaliaram positivamente a metodologia escolhida e os conteúdos trabalhados, considerando a sua aplicabilidade no contexto da prática profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100383
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002022000100383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2022ao015634
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.35 2022
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858269668999168