Pessoa com deficiência física e sensorial: percepção de alunos da graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebouças,Cristiana Brasil de Almeida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cezario,Kariane Gomes, Oliveira,Paula Marciana Pinheiro de, Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000100012
Resumo: OBJETIVO: Descrever a percepção de acadêmicos de enfermagem antes e após a ministração da disciplina optativa - Pessoa com deficiência física e sensorial: abordagem e tendências na enfermagem. MÉTODOS: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de questionário aplicado em três períodos: 2007.2; 2008.2 e 2009.1. Participaram do estudo 96 alunos que descreveram suas percepções em relação à disciplina supracitada nesse instrumento de coleta de dados. RESULTADOS: A idade desse grupo de alunos situou-se entre 17 e 37 anos e encontravam-se matriculados no 1º, 2º e 5º semestres letivos. As respostas foram agrupadas em cinco categorias: Comunicação e relacionamento com pessoas com deficiência; Relevância da disciplina; Crescimento proporcionado; Capacitação de profissionais, e Pontos positivos / negativos e sugestões. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a disciplina contribuiu na formação dos alunos ao capacitar futuros profissionais de enfermagem para o cuidado às pessoas com deficiência.
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