Letramento funcional em saúde na terapia renal substitutiva: revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000101002 |
Resumo: | Resumo Objetivo Analisar os instrumentos disponíveis para a identificação do grau de letramento funcional em saúde dos pacientes submetidos a terapia renal substitutiva. Métodos Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados PubMed, SciELO, CINAHL e Web of Science , entre outubro de 2017 a janeiro de 2018. Foram incluídos artigos originais completos, disponíveis a partir do ano de 2010 até o momento da busca e nos idiomas inglês, espanhol e português. Os descritores utilizados foram: hemodialysis, peritoneal dialysis, transplantation, renal dialysis patient information e health literacy Resultados Dos 4.286 estudos encontrados na busca, 16 foram incluídos para análise. Doze instrumentos diferentes foram utilizados, sendo as ferramentas mais aplicadas o Rapid Estimate Adult Literacy of Medicine (REALM), utilizado em quatro pesquisas e o Newest Vital Sign (NVS), usado em três estudos. Doze instrumentos foram aplicados em pacientes submetidos a hemodiálise, três nos indivíduos em diálise peritoneal e foram encontrados três instrumentos específicos para transplantados renais. As ferramentas mais atuais têm avaliado aspectos sociais, autocuidado e capacidade de gerenciamento e entendimento dos pacientes em terapia renal substitutiva. Conclusão Os doze instrumentos para mensuração do letramento funcional em saúde para uso em pacientes em terapia renal substitutiva apresentam propriedades psicométricas boas, porém, apenas um está validado no Brasil. Ressalta-se a lacuna de uso de ferramentas que avaliem o letramento nos pacientes em diálise peritoneal. |
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Letramento funcional em saúde na terapia renal substitutiva: revisão integrativaAlfabetização em saúdeDoença renal crônicaDiálise peritonealTransplante renalEducação em saúdeResumo Objetivo Analisar os instrumentos disponíveis para a identificação do grau de letramento funcional em saúde dos pacientes submetidos a terapia renal substitutiva. Métodos Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados PubMed, SciELO, CINAHL e Web of Science , entre outubro de 2017 a janeiro de 2018. Foram incluídos artigos originais completos, disponíveis a partir do ano de 2010 até o momento da busca e nos idiomas inglês, espanhol e português. Os descritores utilizados foram: hemodialysis, peritoneal dialysis, transplantation, renal dialysis patient information e health literacy Resultados Dos 4.286 estudos encontrados na busca, 16 foram incluídos para análise. Doze instrumentos diferentes foram utilizados, sendo as ferramentas mais aplicadas o Rapid Estimate Adult Literacy of Medicine (REALM), utilizado em quatro pesquisas e o Newest Vital Sign (NVS), usado em três estudos. Doze instrumentos foram aplicados em pacientes submetidos a hemodiálise, três nos indivíduos em diálise peritoneal e foram encontrados três instrumentos específicos para transplantados renais. As ferramentas mais atuais têm avaliado aspectos sociais, autocuidado e capacidade de gerenciamento e entendimento dos pacientes em terapia renal substitutiva. Conclusão Os doze instrumentos para mensuração do letramento funcional em saúde para uso em pacientes em terapia renal substitutiva apresentam propriedades psicométricas boas, porém, apenas um está validado no Brasil. Ressalta-se a lacuna de uso de ferramentas que avaliem o letramento nos pacientes em diálise peritoneal.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000101002Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/actaape/2020ri0124info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Késia Tomasi daFigueiredo,Ana Elizabethpor2020-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002020000101002Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-08-31T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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