Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Archanjo, Daniela Resende
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Corrêa, Clynton Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12244
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma experiência de atividade de aprendizagem, a qual utilizou filmes do circuito comercial que abordam temas relacionados às ciências neurológicas. Participaram do grupo de discussão estudantes dos seguintes cursos: Artes (dois), Fisioterapia (dez), Gestão Imobiliária (um) e Saúde Coletiva (dois), além de um membro da comunidade externa e dois docentes. Seis filmes foram usados como recurso de favorecimento da aprendizagem e de estímulo para discussões e construção do raciocínio crítico e contextualizado baseado na exposição de situações da vida. Os participantes do grupo escreveram, coletivamente, a sinopse dos filmes projetados e selecionaram palavras-chave que refletissem o conteúdo explorado nas discussões pós-filme. As sinopses frequentemente se referiram à doença, enquanto as palavras-chave fizeram referência aos aspectos sociais e éticos envolvidos. Os participantes fizeram uma avaliação das atividades pedagógicas desenvolvidas durante o semestre, apontando pontos positivos, negativos e sugestões. Com a análise desse material, é possível afirmar que a experiência docente baseada na projeção de filmes facilitou o estabelecimento de inter-relações e integrações disciplinares, propiciando a construção de um conhecimento contextualizado, favorecendo a formação de profissionais capazes de articular conhecimentos profissionais específicos com uma rede mais ampla de saberes envolvidos.
id USP-9_6f124282ff85e2ac106f800f0f0a582b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/12244
network_acronym_str USP-9
network_name_str Fisioterapia e Pesquisa
repository_id_str
spelling Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies As ciências neurológicas sob a perspectiva humanista: uma experiência pedagógica utilizando filmes aprendizagemcinema como assuntoeducaçãoneurologiaprocesso saúde-doençalearningmotion pictures as topiceducationneurologyhealth-disease process O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma experiência de atividade de aprendizagem, a qual utilizou filmes do circuito comercial que abordam temas relacionados às ciências neurológicas. Participaram do grupo de discussão estudantes dos seguintes cursos: Artes (dois), Fisioterapia (dez), Gestão Imobiliária (um) e Saúde Coletiva (dois), além de um membro da comunidade externa e dois docentes. Seis filmes foram usados como recurso de favorecimento da aprendizagem e de estímulo para discussões e construção do raciocínio crítico e contextualizado baseado na exposição de situações da vida. Os participantes do grupo escreveram, coletivamente, a sinopse dos filmes projetados e selecionaram palavras-chave que refletissem o conteúdo explorado nas discussões pós-filme. As sinopses frequentemente se referiram à doença, enquanto as palavras-chave fizeram referência aos aspectos sociais e éticos envolvidos. Os participantes fizeram uma avaliação das atividades pedagógicas desenvolvidas durante o semestre, apontando pontos positivos, negativos e sugestões. Com a análise desse material, é possível afirmar que a experiência docente baseada na projeção de filmes facilitou o estabelecimento de inter-relações e integrações disciplinares, propiciando a construção de um conhecimento contextualizado, favorecendo a formação de profissionais capazes de articular conhecimentos profissionais específicos com uma rede mais ampla de saberes envolvidos. The purpose of this paper is to present and discuss results of a learning activity experience that used popular movies to address issues related to neurological sciences. Students from the following courses participated in the discussion group: Arts (two), Physical Therapy (ten), Property Management (one), Public Health (two), besides one individual from local community and two professors. Six movies were used as a learning support and stimulation to discussions and construction of contextualized and critical thinking, based on life histories. The individuals from this group wrote together the projected movies' plot and selected keywords that corresponded to the subject of the discussion after projection of the movies. The plots frequently mentioned aspects associated with disease, while the keywords mentioned social and ethical aspects. Besides, the individuals performed an assessment of the pedagogical activities carried out during the semester including positive and negative aspects and suggestions. From the analyses of this material, it is possible to assert that the professor experience based on the projection of movies promoted the establishment of disciplinary interrelations and integrations, providing a construction of contextualized knowledge favoring specific professional formation able to integrate specific professional knowledge associated with general knowledge network involved. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/1224410.1590/S1809-29502011000200002Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 18 No. 2 (2011); 110-115 Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 18 Núm. 2 (2011); 110-115 Fisioterapia e Pesquisa; v. 18 n. 2 (2011); 110-115 2316-91171809-2950reponame:Fisioterapia e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12244/14021Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessArchanjo, Daniela ResendeCorrêa, Clynton Lourenço2012-05-13T16:05:51Zoai:revistas.usp.br:article/12244Revistahttp://www.revistas.usp.br/fpuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/oai||revfisio@usp.br2316-91171809-2950opendoar:2012-05-13T16:05:51Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies
As ciências neurológicas sob a perspectiva humanista: uma experiência pedagógica utilizando filmes
title Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies
spellingShingle Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies
Archanjo, Daniela Resende
aprendizagem
cinema como assunto
educação
neurologia
processo saúde-doença
learning
motion pictures as topic
education
neurology
health-disease process
title_short Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies
title_full Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies
title_fullStr Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies
title_full_unstemmed Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies
title_sort Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies
author Archanjo, Daniela Resende
author_facet Archanjo, Daniela Resende
Corrêa, Clynton Lourenço
author_role author
author2 Corrêa, Clynton Lourenço
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Archanjo, Daniela Resende
Corrêa, Clynton Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
cinema como assunto
educação
neurologia
processo saúde-doença
learning
motion pictures as topic
education
neurology
health-disease process
topic aprendizagem
cinema como assunto
educação
neurologia
processo saúde-doença
learning
motion pictures as topic
education
neurology
health-disease process
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma experiência de atividade de aprendizagem, a qual utilizou filmes do circuito comercial que abordam temas relacionados às ciências neurológicas. Participaram do grupo de discussão estudantes dos seguintes cursos: Artes (dois), Fisioterapia (dez), Gestão Imobiliária (um) e Saúde Coletiva (dois), além de um membro da comunidade externa e dois docentes. Seis filmes foram usados como recurso de favorecimento da aprendizagem e de estímulo para discussões e construção do raciocínio crítico e contextualizado baseado na exposição de situações da vida. Os participantes do grupo escreveram, coletivamente, a sinopse dos filmes projetados e selecionaram palavras-chave que refletissem o conteúdo explorado nas discussões pós-filme. As sinopses frequentemente se referiram à doença, enquanto as palavras-chave fizeram referência aos aspectos sociais e éticos envolvidos. Os participantes fizeram uma avaliação das atividades pedagógicas desenvolvidas durante o semestre, apontando pontos positivos, negativos e sugestões. Com a análise desse material, é possível afirmar que a experiência docente baseada na projeção de filmes facilitou o estabelecimento de inter-relações e integrações disciplinares, propiciando a construção de um conhecimento contextualizado, favorecendo a formação de profissionais capazes de articular conhecimentos profissionais específicos com uma rede mais ampla de saberes envolvidos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12244
10.1590/S1809-29502011000200002
url https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12244
identifier_str_mv 10.1590/S1809-29502011000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12244/14021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 18 No. 2 (2011); 110-115
Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 18 Núm. 2 (2011); 110-115
Fisioterapia e Pesquisa; v. 18 n. 2 (2011); 110-115
2316-9117
1809-2950
reponame:Fisioterapia e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Fisioterapia e Pesquisa
collection Fisioterapia e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revfisio@usp.br
_version_ 1787713738282893312