Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fisioterapia e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12244 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma experiência de atividade de aprendizagem, a qual utilizou filmes do circuito comercial que abordam temas relacionados às ciências neurológicas. Participaram do grupo de discussão estudantes dos seguintes cursos: Artes (dois), Fisioterapia (dez), Gestão Imobiliária (um) e Saúde Coletiva (dois), além de um membro da comunidade externa e dois docentes. Seis filmes foram usados como recurso de favorecimento da aprendizagem e de estímulo para discussões e construção do raciocínio crítico e contextualizado baseado na exposição de situações da vida. Os participantes do grupo escreveram, coletivamente, a sinopse dos filmes projetados e selecionaram palavras-chave que refletissem o conteúdo explorado nas discussões pós-filme. As sinopses frequentemente se referiram à doença, enquanto as palavras-chave fizeram referência aos aspectos sociais e éticos envolvidos. Os participantes fizeram uma avaliação das atividades pedagógicas desenvolvidas durante o semestre, apontando pontos positivos, negativos e sugestões. Com a análise desse material, é possível afirmar que a experiência docente baseada na projeção de filmes facilitou o estabelecimento de inter-relações e integrações disciplinares, propiciando a construção de um conhecimento contextualizado, favorecendo a formação de profissionais capazes de articular conhecimentos profissionais específicos com uma rede mais ampla de saberes envolvidos. |
id |
USP-9_6f124282ff85e2ac106f800f0f0a582b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/12244 |
network_acronym_str |
USP-9 |
network_name_str |
Fisioterapia e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies As ciências neurológicas sob a perspectiva humanista: uma experiência pedagógica utilizando filmes aprendizagemcinema como assuntoeducaçãoneurologiaprocesso saúde-doençalearningmotion pictures as topiceducationneurologyhealth-disease process O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma experiência de atividade de aprendizagem, a qual utilizou filmes do circuito comercial que abordam temas relacionados às ciências neurológicas. Participaram do grupo de discussão estudantes dos seguintes cursos: Artes (dois), Fisioterapia (dez), Gestão Imobiliária (um) e Saúde Coletiva (dois), além de um membro da comunidade externa e dois docentes. Seis filmes foram usados como recurso de favorecimento da aprendizagem e de estímulo para discussões e construção do raciocínio crítico e contextualizado baseado na exposição de situações da vida. Os participantes do grupo escreveram, coletivamente, a sinopse dos filmes projetados e selecionaram palavras-chave que refletissem o conteúdo explorado nas discussões pós-filme. As sinopses frequentemente se referiram à doença, enquanto as palavras-chave fizeram referência aos aspectos sociais e éticos envolvidos. Os participantes fizeram uma avaliação das atividades pedagógicas desenvolvidas durante o semestre, apontando pontos positivos, negativos e sugestões. Com a análise desse material, é possível afirmar que a experiência docente baseada na projeção de filmes facilitou o estabelecimento de inter-relações e integrações disciplinares, propiciando a construção de um conhecimento contextualizado, favorecendo a formação de profissionais capazes de articular conhecimentos profissionais específicos com uma rede mais ampla de saberes envolvidos. The purpose of this paper is to present and discuss results of a learning activity experience that used popular movies to address issues related to neurological sciences. Students from the following courses participated in the discussion group: Arts (two), Physical Therapy (ten), Property Management (one), Public Health (two), besides one individual from local community and two professors. Six movies were used as a learning support and stimulation to discussions and construction of contextualized and critical thinking, based on life histories. The individuals from this group wrote together the projected movies' plot and selected keywords that corresponded to the subject of the discussion after projection of the movies. The plots frequently mentioned aspects associated with disease, while the keywords mentioned social and ethical aspects. Besides, the individuals performed an assessment of the pedagogical activities carried out during the semester including positive and negative aspects and suggestions. From the analyses of this material, it is possible to assert that the professor experience based on the projection of movies promoted the establishment of disciplinary interrelations and integrations, providing a construction of contextualized knowledge favoring specific professional formation able to integrate specific professional knowledge associated with general knowledge network involved. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/1224410.1590/S1809-29502011000200002Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 18 No. 2 (2011); 110-115 Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 18 Núm. 2 (2011); 110-115 Fisioterapia e Pesquisa; v. 18 n. 2 (2011); 110-115 2316-91171809-2950reponame:Fisioterapia e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12244/14021Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessArchanjo, Daniela ResendeCorrêa, Clynton Lourenço2012-05-13T16:05:51Zoai:revistas.usp.br:article/12244Revistahttp://www.revistas.usp.br/fpuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/oai||revfisio@usp.br2316-91171809-2950opendoar:2012-05-13T16:05:51Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies As ciências neurológicas sob a perspectiva humanista: uma experiência pedagógica utilizando filmes |
title |
Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies |
spellingShingle |
Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies Archanjo, Daniela Resende aprendizagem cinema como assunto educação neurologia processo saúde-doença learning motion pictures as topic education neurology health-disease process |
title_short |
Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies |
title_full |
Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies |
title_fullStr |
Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies |
title_full_unstemmed |
Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies |
title_sort |
Neurological sciences under a humanistic perspective: pedagogical experience using movies |
author |
Archanjo, Daniela Resende |
author_facet |
Archanjo, Daniela Resende Corrêa, Clynton Lourenço |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Clynton Lourenço |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Archanjo, Daniela Resende Corrêa, Clynton Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem cinema como assunto educação neurologia processo saúde-doença learning motion pictures as topic education neurology health-disease process |
topic |
aprendizagem cinema como assunto educação neurologia processo saúde-doença learning motion pictures as topic education neurology health-disease process |
description |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma experiência de atividade de aprendizagem, a qual utilizou filmes do circuito comercial que abordam temas relacionados às ciências neurológicas. Participaram do grupo de discussão estudantes dos seguintes cursos: Artes (dois), Fisioterapia (dez), Gestão Imobiliária (um) e Saúde Coletiva (dois), além de um membro da comunidade externa e dois docentes. Seis filmes foram usados como recurso de favorecimento da aprendizagem e de estímulo para discussões e construção do raciocínio crítico e contextualizado baseado na exposição de situações da vida. Os participantes do grupo escreveram, coletivamente, a sinopse dos filmes projetados e selecionaram palavras-chave que refletissem o conteúdo explorado nas discussões pós-filme. As sinopses frequentemente se referiram à doença, enquanto as palavras-chave fizeram referência aos aspectos sociais e éticos envolvidos. Os participantes fizeram uma avaliação das atividades pedagógicas desenvolvidas durante o semestre, apontando pontos positivos, negativos e sugestões. Com a análise desse material, é possível afirmar que a experiência docente baseada na projeção de filmes facilitou o estabelecimento de inter-relações e integrações disciplinares, propiciando a construção de um conhecimento contextualizado, favorecendo a formação de profissionais capazes de articular conhecimentos profissionais específicos com uma rede mais ampla de saberes envolvidos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12244 10.1590/S1809-29502011000200002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12244 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1809-29502011000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12244/14021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 18 No. 2 (2011); 110-115 Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 18 Núm. 2 (2011); 110-115 Fisioterapia e Pesquisa; v. 18 n. 2 (2011); 110-115 2316-9117 1809-2950 reponame:Fisioterapia e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Fisioterapia e Pesquisa |
collection |
Fisioterapia e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revfisio@usp.br |
_version_ |
1787713738282893312 |