Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Driusso, Patricia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rett, Mariana Tirolli, Meirelles, Maria Cristina Cortez Carneiro, Saldanha, Maria Elisabete Salina, Zanetti, Miriam Raquel Diniz, Ferreira, Cristine Homsi Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Fisioterapia e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/134655
Resumo: Foi realizado um estudo transversal descritivo em que se avaliou o perfil dos docentes e o conteúdo ministrado em disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil. Docentes da área de Fisioterapia em Saúde da Mulher ou áreas afins de instituições públicas brasileiras foram convidados a preencher um questionário estruturado, contendo questões sobre dados pessoais, formação acadêmica, atuação profissional e conteúdo programático da disciplina. Os dados foram analisados de forma descritiva no Programa SAS, sendo que participaram 51 docentes, de 44 cursos de Fisioterapia, dos quais a maioria é do sexo feminino, com média de idade de 39,6±7,4 anos. A maior parte dos docentes realizam atividades de pesquisa, ensino e extensão e possuem mestrado e doutorado, mas apenas 25,5% estão credenciados em programas de pós-graduação stricto sensu. Todos os cursos oferecem pelo menos uma disciplina obrigatória e em 54,6% dos cursos é oferecido estágio obrigatório na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher. Os conteúdos ministrados e cenários de prática são diversificados, assim como o nome das disciplinas e estágios. Na maior parte dos cursos, os alunos aprendem a realizar a palpação vaginal no estágio e as habilidades práticas são treinadas de modo diversificado e em variados cenários de prática. O nome das disciplinas são variados, assim como a forma de treinamento das habilidades práticas ministradas.
id USP-9_9c904579b4a0cf9e61cf978c18cd07d8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/134655
network_acronym_str USP-9
network_name_str Fisioterapia e Pesquisa
repository_id_str
spelling Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no BrasilPerfil de los docentes y del contenido de asignaturas de Fisioterapia en Salud de la Mujer impartidas en Instituciones de Educación Superior (IES) públicas en BrasilProfile of faculty members and of contents of Physical Therapy in Women’s Health taught in Public Institutions of Higher Education in BrazilPhysical Therapy SpecialtyWomen’s HealthFacultyFisioterapiaSalud de la MujerDocentesFisioterapiaSaúde da MulherDocentes Foi realizado um estudo transversal descritivo em que se avaliou o perfil dos docentes e o conteúdo ministrado em disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil. Docentes da área de Fisioterapia em Saúde da Mulher ou áreas afins de instituições públicas brasileiras foram convidados a preencher um questionário estruturado, contendo questões sobre dados pessoais, formação acadêmica, atuação profissional e conteúdo programático da disciplina. Os dados foram analisados de forma descritiva no Programa SAS, sendo que participaram 51 docentes, de 44 cursos de Fisioterapia, dos quais a maioria é do sexo feminino, com média de idade de 39,6±7,4 anos. A maior parte dos docentes realizam atividades de pesquisa, ensino e extensão e possuem mestrado e doutorado, mas apenas 25,5% estão credenciados em programas de pós-graduação stricto sensu. Todos os cursos oferecem pelo menos uma disciplina obrigatória e em 54,6% dos cursos é oferecido estágio obrigatório na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher. Os conteúdos ministrados e cenários de prática são diversificados, assim como o nome das disciplinas e estágios. Na maior parte dos cursos, os alunos aprendem a realizar a palpação vaginal no estágio e as habilidades práticas são treinadas de modo diversificado e em variados cenários de prática. O nome das disciplinas são variados, assim como a forma de treinamento das habilidades práticas ministradas. Fue realizado un estudio transversal descritivo en que se evaluó el perfil de los docentes y el contenido impartido en asignaturas de Fisioterapia en Salud de la Mujer en Instituciones de Educación Superior (IES) públicas de Brasil. Docentes de la área de Fisioterapia en Salud de la Mujer o áreas asociadas de instituciones públicas brasileñas fueron invitados a llenar un cuestionario estructurado con cuestiones sobre datos personales, formación académica, actuación profesional y contenido programático de la asignatura. Los datos fueron analizados de forma descritiva en el Programa SAS, siendo que participaron 51 docentes, de 44 cursos de Fisioterapia, de los cuales la mayoría es del sexo femenino, con media de edad de 39,6±7,4 años. La mayor parte de los docentes realizan actividades de investigación, enseñanza y extensión y posseen maestría y doctorado, mas sólo 25,5% estan acreditados en programas de posgrado stricto sensu. Todos los cursos ofrecen por lo menos una asignatura obligatoria y en 54,6% de los cursos es ofrecida pasantía obligatoria en la área de Fisioterapia en Salud de la Mujer. Los contenidos impartidos y escenarios de práctica son diversificados, así como el nombre de las asignaturas y pasantías. En la mayor parte de los cursos, los alumnos aprenden a realizar la palpación vaginal en la pasantía y las habilidades prácticas son entrenadas de modo diversificado y en variados escenarios de práctica. El nombre de las asignaturas son variados, así como la forma de entrenamiento de las habilidades prácticas impartidas. It was assessed the profile of faculty members and contents of Physical Therapy in Women’s Health taught in Public Institutions of Higher Education in Brazil. This is a cross-sectional and descriptive study. Professors of Physical Therapy in Women’s Health or related areas of Brazilian Public Institutions were invited to fill a structured questionnaire containing questions about personal information, academic background, professional experience and syllabus of the subject. Data were descriptively analyzed in the SAS Program. Fifty-one professors of 44 Physical Therapy programs participated in the research. Most of the professors were women, with an average age of 39.6 ± 7.4 years. Most of them held research, teaching and extension activities and master’s and doctoral degrees, but only 25.5% are registered in Graduate Programs in Specialized Fields (Master’s or Doctorate). All programs offer at least one compulsory subject and in 54.6% of the programs a compulsory internship in Physical Therapy in Women’s Health is offered. The contents taught and practice scenarios are diverse, as well as the name of the subjects and internships. In most programs, students learn how to perform vaginal palpation in the internship and practical skills are trained in a diversified way and in varied practical scenarios. The professors are young, female and conduct teaching, research and extension activities. All programs offer mandatory subjects in the area and most of them offer mandatory internship. The name of the subjects vary as well as the form of training of the practical skills taught.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2017-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/13465510.1590/1809-2950/17495424022017Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 24 No. 2 (2017); 211-217Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 24 Núm. 2 (2017); 211-217Fisioterapia e Pesquisa; v. 24 n. 2 (2017); 211-2172316-91171809-2950reponame:Fisioterapia e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/134655/130458https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/134655/130459Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDriusso, PatriciaRett, Mariana TirolliMeirelles, Maria Cristina Cortez CarneiroSaldanha, Maria Elisabete SalinaZanetti, Miriam Raquel DinizFerreira, Cristine Homsi Jorge2023-05-26T14:14:59Zoai:revistas.usp.br:article/134655Revistahttp://www.revistas.usp.br/fpuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/oai||revfisio@usp.br2316-91171809-2950opendoar:2023-05-26T14:14:59Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil
Perfil de los docentes y del contenido de asignaturas de Fisioterapia en Salud de la Mujer impartidas en Instituciones de Educación Superior (IES) públicas en Brasil
Profile of faculty members and of contents of Physical Therapy in Women’s Health taught in Public Institutions of Higher Education in Brazil
title Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil
spellingShingle Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil
Driusso, Patricia
Physical Therapy Specialty
Women’s Health
Faculty
Fisioterapia
Salud de la Mujer
Docentes
Fisioterapia
Saúde da Mulher
Docentes
title_short Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil
title_full Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil
title_fullStr Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil
title_full_unstemmed Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil
title_sort Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil
author Driusso, Patricia
author_facet Driusso, Patricia
Rett, Mariana Tirolli
Meirelles, Maria Cristina Cortez Carneiro
Saldanha, Maria Elisabete Salina
Zanetti, Miriam Raquel Diniz
Ferreira, Cristine Homsi Jorge
author_role author
author2 Rett, Mariana Tirolli
Meirelles, Maria Cristina Cortez Carneiro
Saldanha, Maria Elisabete Salina
Zanetti, Miriam Raquel Diniz
Ferreira, Cristine Homsi Jorge
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Driusso, Patricia
Rett, Mariana Tirolli
Meirelles, Maria Cristina Cortez Carneiro
Saldanha, Maria Elisabete Salina
Zanetti, Miriam Raquel Diniz
Ferreira, Cristine Homsi Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Physical Therapy Specialty
Women’s Health
Faculty
Fisioterapia
Salud de la Mujer
Docentes
Fisioterapia
Saúde da Mulher
Docentes
topic Physical Therapy Specialty
Women’s Health
Faculty
Fisioterapia
Salud de la Mujer
Docentes
Fisioterapia
Saúde da Mulher
Docentes
description Foi realizado um estudo transversal descritivo em que se avaliou o perfil dos docentes e o conteúdo ministrado em disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil. Docentes da área de Fisioterapia em Saúde da Mulher ou áreas afins de instituições públicas brasileiras foram convidados a preencher um questionário estruturado, contendo questões sobre dados pessoais, formação acadêmica, atuação profissional e conteúdo programático da disciplina. Os dados foram analisados de forma descritiva no Programa SAS, sendo que participaram 51 docentes, de 44 cursos de Fisioterapia, dos quais a maioria é do sexo feminino, com média de idade de 39,6±7,4 anos. A maior parte dos docentes realizam atividades de pesquisa, ensino e extensão e possuem mestrado e doutorado, mas apenas 25,5% estão credenciados em programas de pós-graduação stricto sensu. Todos os cursos oferecem pelo menos uma disciplina obrigatória e em 54,6% dos cursos é oferecido estágio obrigatório na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher. Os conteúdos ministrados e cenários de prática são diversificados, assim como o nome das disciplinas e estágios. Na maior parte dos cursos, os alunos aprendem a realizar a palpação vaginal no estágio e as habilidades práticas são treinadas de modo diversificado e em variados cenários de prática. O nome das disciplinas são variados, assim como a forma de treinamento das habilidades práticas ministradas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/134655
10.1590/1809-2950/17495424022017
url https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/134655
identifier_str_mv 10.1590/1809-2950/17495424022017
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/134655/130458
https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/134655/130459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 24 No. 2 (2017); 211-217
Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 24 Núm. 2 (2017); 211-217
Fisioterapia e Pesquisa; v. 24 n. 2 (2017); 211-217
2316-9117
1809-2950
reponame:Fisioterapia e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Fisioterapia e Pesquisa
collection Fisioterapia e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revfisio@usp.br
_version_ 1787713739051499520