Global Posture Reeducation effects in students with scoliosis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Pollyana Coelho Vieira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mello, Danielli Braga de, Araújo, Maria Erivania, Daoud, Rejane, Dantas, Estélio Henrique Martin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/12280
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do método da Reeducação Postural Global (RPG) em escolares com diagnóstico de escoliose torácica não estrutural (ETNE). Os escolares com indicativo de ETNE ao exame postural e teste de Adams negativo foram encaminhados ao exame radiográfico para comprovação diagnóstica. Foram selecionados 20 participantes (11 meninos e 9 meninas, com 10±3 anos), divididos randomicamente em dois grupos homogêneos: o que realizou o RPG (GRPG) durante 12 semanas com duração de 25 a 30 minutos cada sessão, de acordo com o que aguentou permanecer na postura; e o grupo controle (GC), sem intervenção. Após três meses, os dois grupos repetiram a avaliação postural e o exame radiográfico. Para avaliação das estatísticas, foi utilizada análise de variância (ANOVA) univariada, com medidas repetidas, seguida do Post Hoc de Tukey para identificar as possíveis diferenças intra e intergrupos. O valor de α foi de 0,05. O GRPG apresentou redução significativa no ângulo de Cobb na comparação intragrupo (Δ%=-35,100; p=0,009), mas o GC não (Δ%=9,520; p=0,789). Pode-se concluir que escolares submetidos ao método da RPG apresentaram melhora do quadro de escoliose torácica não estrutural.
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