Investigação da postura corporal de escolares em estudos brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Fisioterapia e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/103938 |
Resumo: | RESUMOO objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar o perfil das publicações brasileiras que investigaram a postura corporal de escolares, na idade de 6 a 18 anos. Os artigos analisados foram encontrados nas bases de dados eletrônicas SciELO, LILACS, PubMed e em periódicos nacionais de fisioterapia, por meio das seguintes palavras, suas combinações e correspondências na língua inglesa: postura, avaliação postural, escolar e criança. O período de busca foi de julho de 2012 a dezembro de 2013. Foram incluídos os estudos nacionais que avaliaram, no ambiente escolar, a postura de no mínimo dois segmentos corporais em crianças e adolescentes. Selecionaram-se 28 estudos dos 68 encontrados. A idade dos 10 anos foi a mais investigada (24). O total de escolares avaliados foi de 5.334. Houve predominância de avaliações objetivas (50,0%), das quais 12 foram realizadas com registros fotográficos. Para a análise das assimetrias, 8 utilizaram software. No Sudeste, houve 16 investigações. As principais alterações verificadas foram: hiperlordose lombar, hipercifose torácica, joelho valgo e protrusão e/ou desnível de ombros. Prevaleceram a hiperlordose e o joelho valgo, com escolares entre 7 e 8 anos. Concluiu-se que as publicações sobre investigações da postura dos escolares são recentes. A variabilidade de métodos utilizados e também a diversidade das faixas etárias estudadas limitou a caracterização das alterações. |
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Investigação da postura corporal de escolares em estudos brasileirosStudent body posture in Brazilian studiesLa investigación sobre la postura corporal de estudiantes en estudios brasileñosRESUMOO objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar o perfil das publicações brasileiras que investigaram a postura corporal de escolares, na idade de 6 a 18 anos. Os artigos analisados foram encontrados nas bases de dados eletrônicas SciELO, LILACS, PubMed e em periódicos nacionais de fisioterapia, por meio das seguintes palavras, suas combinações e correspondências na língua inglesa: postura, avaliação postural, escolar e criança. O período de busca foi de julho de 2012 a dezembro de 2013. Foram incluídos os estudos nacionais que avaliaram, no ambiente escolar, a postura de no mínimo dois segmentos corporais em crianças e adolescentes. Selecionaram-se 28 estudos dos 68 encontrados. A idade dos 10 anos foi a mais investigada (24). O total de escolares avaliados foi de 5.334. Houve predominância de avaliações objetivas (50,0%), das quais 12 foram realizadas com registros fotográficos. Para a análise das assimetrias, 8 utilizaram software. No Sudeste, houve 16 investigações. As principais alterações verificadas foram: hiperlordose lombar, hipercifose torácica, joelho valgo e protrusão e/ou desnível de ombros. Prevaleceram a hiperlordose e o joelho valgo, com escolares entre 7 e 8 anos. Concluiu-se que as publicações sobre investigações da postura dos escolares são recentes. A variabilidade de métodos utilizados e também a diversidade das faixas etárias estudadas limitou a caracterização das alterações.To identify and characterize the profile of Brazilian reports that have examined body posture of students, between 6 and 18 years old, the methods used and the results found. The research has been made on the SciELO, LILACS, PubMed and in the physiotherapy national journal, through the words in portuguese and english: posture, posture assessment, student and child. The research was taken from july 2012 to december 2013, taking into account the following inclusion criteria: national studies, with students between 6 and 18 years old, developed in schools that evaluated at least two body segments. Have been selected 28 students, from 68 found. The age range of 10 years old has been the most examined (24). The amount of students assessed was 5.334. There has been objective evaluation predominance (50.0%), in which photographic records have been used in 12 evaluations. Software was used in 8 evaluations in order to analyze the asymmetries. The Southeast stood out with 16 publications. The main body changes that appeared: lumbar hyperlordosis, thoracic hyperkyphosis, valgus knee and protrusion and/or uneven shoulders. From the ages of 7 and 8, the hyperlordosis and the valgus knee prevailed. Was concluided than the variability of methods used on the researches, as well as the age range diversity, has limited the characterization of these studies related to the prevalence of alterations in this group.RESUMENEn este artículo se buscó identificar y categorizar el perfil de las publicaciones brasileñas que investigaron la postura corporal de estudiantes entre los 6 hasta los 18 años de edad. Se hizo una búsqueda de los artículos en las bases de datos electrónicas SciELO, LILACS, PubMed y en revistas nacionales de fisioterapia, utilizándose las palabras con sus combinaciones y correspondencias en lengua inglesa, "postura", "evaluación postural", "escuela" y "niño", en el período de julio del 2012 hasta diciembre del 2013. Para eso tuvo en cuenta los siguientes criterios: estudios nacionales desarrollados en las escuelas, que evaluaron, al menos, dos segmentos corporales con estudiantes de 6 hasta los 18 años de edad. De los 68 estudios encontrados, se eligieron 28. La franja de edad más investigada fue de 10 años encontrándose 24 publicaciones. El total de estudiantes evaluados fue de 5.334. Se predominaron las evaluaciones objetivas con un 50%, siendo registradas a través de fotos 12 evaluaciones. Para el análisis de las asimetrías se utilizaron en ocho el software. Entre las regiones estudiadas, el Sureste alcanzó 16 investigaciones. Se obtuvieron las principales alteraciones: la hiperlordosis lumbar, la hipercifosis torácica, la rodilla en valgo y la protrusión y/o hombros desnivelados, prevaleciendo la hiperlordosis y la rodilla en valgo en los estudiantes de los 7 y 8 años de edad. Se concluyó que son recientes las publicaciones sobre las investigaciones de sus posturas. Sin embargo, la variedad de los métodos utilizados y la diversidad de las franjas etarias limitaron la caracterización de las alteraciones.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/10393810.590/1809-2950/13384622022015Fisioterapia e Pesquisa; v. 22 n. 2 (2015); 197-204Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 22 No. 2 (2015); 197-204Fisioterapia e Pesquisa; Vol. 22 Núm. 2 (2015); 197-2042316-91171809-2950reponame:Fisioterapia e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/103938/102479https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/103938/102480Copyright (c) 2015 Fisioterapia e Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBadaró, Ana Fátima VieroNichele, Lidiane de Fátima IlhaTurra, Patrícia2023-05-26T14:51:07Zoai:revistas.usp.br:article/103938Revistahttp://www.revistas.usp.br/fpuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/fpusp/oai||revfisio@usp.br2316-91171809-2950opendoar:2023-05-26T14:51:07Fisioterapia e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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