Estudo da sensibilidade de um sistema biológico empregado no diagnóstico da raiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortes, Valdson de Angelis
Data de Publicação: 1978
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-12052020-140103/
Resumo: Quarenta e duas amostras de saliva de cães raivosos foram examinadas por inoculação intracerebral, para apreciar a sensibilidade do camundongo lactente em relação a do adulto jovem, no diagnóstico da raiva. O isolamento do vírus rábico de 100% das amostras utilizadas, nos dois sistemas biológicos, mostrou uma certa concordância dos resultados obtidos. A identificação de inclusões celulares e de antígeno rábico, mediante as técnicas de Sellers e de anticorpos fluorescentes, revelou uma perfeita regularidade desses indicadores da infecção rábica nas impressões encefálicas tanto de camundongos lactentes como de adultos jovens. O camundongo lactente revelou uma certa superioridade para revelar inclusões celulares e antígeno rábico, particularmente à imunofluorescência direta. A taxa de mortalidade mais elevada observada nos grupos de camundongos lactentes, revelou uma diferença altamente significante em relação ao mesmo evento verificado nos grupos de camundongos adultos jovens, evidenciando uma mais baixa resistência do camundongo lactente ao vírus rábico.
id USP_0045f1a489866ee032ad0aa3828258ba
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12052020-140103
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo da sensibilidade de um sistema biológico empregado no diagnóstico da raivaNot availableNot availableRaiva/DiagnósticoSaúde AnimalQuarenta e duas amostras de saliva de cães raivosos foram examinadas por inoculação intracerebral, para apreciar a sensibilidade do camundongo lactente em relação a do adulto jovem, no diagnóstico da raiva. O isolamento do vírus rábico de 100% das amostras utilizadas, nos dois sistemas biológicos, mostrou uma certa concordância dos resultados obtidos. A identificação de inclusões celulares e de antígeno rábico, mediante as técnicas de Sellers e de anticorpos fluorescentes, revelou uma perfeita regularidade desses indicadores da infecção rábica nas impressões encefálicas tanto de camundongos lactentes como de adultos jovens. O camundongo lactente revelou uma certa superioridade para revelar inclusões celulares e antígeno rábico, particularmente à imunofluorescência direta. A taxa de mortalidade mais elevada observada nos grupos de camundongos lactentes, revelou uma diferença altamente significante em relação ao mesmo evento verificado nos grupos de camundongos adultos jovens, evidenciando uma mais baixa resistência do camundongo lactente ao vírus rábico.42 saliva samples of rabid dogs were examined by intracerebral inoculation to apreciate the sensibility of suckling mouse in relation to the young adult in the diagnosis of rabies. Rabies vírus isolation of all of the samples utilized in the two biological sisterns showed certain agreement of results. Identification of cellular inclusions and rabies antigen by means of the technics of Sellers and fluorescent antibodies revealed a perfect regularity of these indicators of the rabies infection in the encephalic impressions of suckling mice and young adults. Suckling mouse were somewhat superior to reveal cellular inclusions and rabies antigen especially on direct inmunofluorescence. The higher death rate observed in the suckling mice groups was highly significant in relation to the same event verified in the young adult mice groups demonstrating a lower resistance of suckling mouse to rabies virus.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPaim, Gil ViannaCortes, Valdson de Angelis1978-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-12052020-140103/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-12T20:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-12052020-140103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-12T20:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da sensibilidade de um sistema biológico empregado no diagnóstico da raiva
Not available
title Estudo da sensibilidade de um sistema biológico empregado no diagnóstico da raiva
spellingShingle Estudo da sensibilidade de um sistema biológico empregado no diagnóstico da raiva
Cortes, Valdson de Angelis
Not available
Raiva/Diagnóstico
Saúde Animal
title_short Estudo da sensibilidade de um sistema biológico empregado no diagnóstico da raiva
title_full Estudo da sensibilidade de um sistema biológico empregado no diagnóstico da raiva
title_fullStr Estudo da sensibilidade de um sistema biológico empregado no diagnóstico da raiva
title_full_unstemmed Estudo da sensibilidade de um sistema biológico empregado no diagnóstico da raiva
title_sort Estudo da sensibilidade de um sistema biológico empregado no diagnóstico da raiva
author Cortes, Valdson de Angelis
author_facet Cortes, Valdson de Angelis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paim, Gil Vianna
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortes, Valdson de Angelis
dc.subject.por.fl_str_mv Not available
Raiva/Diagnóstico
Saúde Animal
topic Not available
Raiva/Diagnóstico
Saúde Animal
description Quarenta e duas amostras de saliva de cães raivosos foram examinadas por inoculação intracerebral, para apreciar a sensibilidade do camundongo lactente em relação a do adulto jovem, no diagnóstico da raiva. O isolamento do vírus rábico de 100% das amostras utilizadas, nos dois sistemas biológicos, mostrou uma certa concordância dos resultados obtidos. A identificação de inclusões celulares e de antígeno rábico, mediante as técnicas de Sellers e de anticorpos fluorescentes, revelou uma perfeita regularidade desses indicadores da infecção rábica nas impressões encefálicas tanto de camundongos lactentes como de adultos jovens. O camundongo lactente revelou uma certa superioridade para revelar inclusões celulares e antígeno rábico, particularmente à imunofluorescência direta. A taxa de mortalidade mais elevada observada nos grupos de camundongos lactentes, revelou uma diferença altamente significante em relação ao mesmo evento verificado nos grupos de camundongos adultos jovens, evidenciando uma mais baixa resistência do camundongo lactente ao vírus rábico.
publishDate 1978
dc.date.none.fl_str_mv 1978-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-12052020-140103/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-12052020-140103/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256894356324352