Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Andréa Fernandes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-09122019-172827/
Resumo: A Secretaria da Educação de São Paulo vem passando, nos últimos anos, por processo de debate e mudanças em termos de políticas públicas que visam à formação integral dos estudantes. De forma a contribuir com a discussão, resgatamos os fundamentos teóricos do currículo, a história das políticas públicas educacionais nacionais, a concepção de Educação Integral posta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as matrizes de referência de avaliações externas de larga escala. A partir deste resgate, assentamos nossas análises nas habilidades prescritas na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (Saresp) para o 5º ano do Ensino Fundamental, de maneira a averiguar sua relação no desenvolvimento de habilidades práticas, cognitivas, sociais e emocionais, tão necessárias na perspectiva da Educação Integral almejada pela rede paulista. Nesse sentido, a pesquisa procurou sugerir caminhos que equilibrassem o abismo entre o que se ensina, o que é cobrado nas avaliações externas paulista e o efetivo desenvolvimento integral do estudante. Por fim, a pesquisa aponta para a necessidade de (re)elaboração da Matriz de Referência do Saresp, objetivando a adequação das matrizes de Língua Portuguesa e Matemática e a construção de matrizes para as áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com a inserção de habilidades que contribuam para a formação integral dos estudantes, além do investimento em políticas públicas de formação continuada docente para a apropriação das diferentes modalidades organizativas do trabalho pedagógico.
id USP_0060e449bbe9cfeb348ceaab44c7db82
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09122019-172827
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamentalPerformance Indicators: the reference matrix of the Saresp in elementary schoolAnos iniciaisAvaliações externasEarly yearsEducação integralExternal evaluationsIntegral educationMatriz de referênciaReference matrixA Secretaria da Educação de São Paulo vem passando, nos últimos anos, por processo de debate e mudanças em termos de políticas públicas que visam à formação integral dos estudantes. De forma a contribuir com a discussão, resgatamos os fundamentos teóricos do currículo, a história das políticas públicas educacionais nacionais, a concepção de Educação Integral posta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as matrizes de referência de avaliações externas de larga escala. A partir deste resgate, assentamos nossas análises nas habilidades prescritas na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (Saresp) para o 5º ano do Ensino Fundamental, de maneira a averiguar sua relação no desenvolvimento de habilidades práticas, cognitivas, sociais e emocionais, tão necessárias na perspectiva da Educação Integral almejada pela rede paulista. Nesse sentido, a pesquisa procurou sugerir caminhos que equilibrassem o abismo entre o que se ensina, o que é cobrado nas avaliações externas paulista e o efetivo desenvolvimento integral do estudante. Por fim, a pesquisa aponta para a necessidade de (re)elaboração da Matriz de Referência do Saresp, objetivando a adequação das matrizes de Língua Portuguesa e Matemática e a construção de matrizes para as áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com a inserção de habilidades que contribuam para a formação integral dos estudantes, além do investimento em políticas públicas de formação continuada docente para a apropriação das diferentes modalidades organizativas do trabalho pedagógico.In recent years, the São Paulo Education Department has undergone a process of debate and changes in terms of public policies aimed at the integral educational formation of students. In order to contribute with the discussion, there are being used the theoretical contents of the curriculum, the national public educational guidelines historic , the conception of the integral educational in the National base of curricular education (BNCC) and the reference matrix of external evaluations in large scale. Based on this report, it is established analyses in the prescribed skills on the Reference Matrix of the evaluation system performance in the State of São Paulo (Saresp) for the 5th year of Elementary School, in order to evaluate their relationship in the development of practical, cognitive, social and emotional skills, so necessary in the perspective of Integral Education sought by the network of Sao Paulo. In this sense, the research suggests ways to balance the gap between what is taught, what is required in the external evaluations for the units from Sao Paulo and the effective integral development of the student. Ultimately, the research indicate a need for a new elaboration of the Matrix of Reference from Saresp , aiming at the adequacy of Portuguese Language and Mathematics matrices and the construction of matrices for the areas of natural and human sciences, with an insertion in abilities to contribute towards an integral formation of the students, and investments in public policies of continued formation for teachers for the appropriation of the different organizational modalities of pedagogical work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastellar, Sonia Maria VanzellaFreitas, Andréa Fernandes de2019-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-09122019-172827/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-30T20:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-09122019-172827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-30T20:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamental
Performance Indicators: the reference matrix of the Saresp in elementary school
title Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamental
Freitas, Andréa Fernandes de
Anos iniciais
Avaliações externas
Early years
Educação integral
External evaluations
Integral education
Matriz de referência
Reference matrix
title_short Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Indicadores de desempenho: a matriz de referência do Saresp nos anos iniciais do ensino fundamental
author Freitas, Andréa Fernandes de
author_facet Freitas, Andréa Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castellar, Sonia Maria Vanzella
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Andréa Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Anos iniciais
Avaliações externas
Early years
Educação integral
External evaluations
Integral education
Matriz de referência
Reference matrix
topic Anos iniciais
Avaliações externas
Early years
Educação integral
External evaluations
Integral education
Matriz de referência
Reference matrix
description A Secretaria da Educação de São Paulo vem passando, nos últimos anos, por processo de debate e mudanças em termos de políticas públicas que visam à formação integral dos estudantes. De forma a contribuir com a discussão, resgatamos os fundamentos teóricos do currículo, a história das políticas públicas educacionais nacionais, a concepção de Educação Integral posta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as matrizes de referência de avaliações externas de larga escala. A partir deste resgate, assentamos nossas análises nas habilidades prescritas na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo (Saresp) para o 5º ano do Ensino Fundamental, de maneira a averiguar sua relação no desenvolvimento de habilidades práticas, cognitivas, sociais e emocionais, tão necessárias na perspectiva da Educação Integral almejada pela rede paulista. Nesse sentido, a pesquisa procurou sugerir caminhos que equilibrassem o abismo entre o que se ensina, o que é cobrado nas avaliações externas paulista e o efetivo desenvolvimento integral do estudante. Por fim, a pesquisa aponta para a necessidade de (re)elaboração da Matriz de Referência do Saresp, objetivando a adequação das matrizes de Língua Portuguesa e Matemática e a construção de matrizes para as áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com a inserção de habilidades que contribuam para a formação integral dos estudantes, além do investimento em políticas públicas de formação continuada docente para a apropriação das diferentes modalidades organizativas do trabalho pedagógico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-09122019-172827/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-09122019-172827/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256849145921536