O efeito da informação háptica adicional no controle da postura em adultos jovens e em idosos (caidores e não caidores) durante a realização de tarefas cognitivas concomitantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batistela, Rosangela Alice
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17152/tde-01022019-112821/
Resumo: A informação háptica fornecida pelo toque leve (TL) e pelas âncoras reduz a oscilação postural durante a postura em pé. No entanto, não está claro se esse benefício permaneceria na presença de tarefas cognitivas em adultos jovens e em idosos com e sem histórico de quedas. Assim, os objetivos foram: 1) investigar os efeitos das âncoras e de tarefas cognitivas visuais e auditivas no controle postural em adultos jovens em uma tarefa postural desafiadora (Estudo 1); 2) investigar o efeito das dicas hápticas fornecidas pelo TL e pelas âncoras durante a realização de uma tarefa cognitiva visual idosos com e sem histórico de quedas quando na postura em pé (Estudo 2). Sessenta e quatro indivíduos foram distribuídos em três grupos: adultos jovens (n=20), idosos caidores (n=22) e idosos não caidores (n=22). Para os adultos jovens (Estudo 1), a tarefa consistiu em permanecer em pé em uma trave de equilíbrio com pés distantes na largura dos ombros sem e com o uso das âncoras, sem e com tarefas cognitivas (teste visual de Stroop adaptado e tarefa auditiva de monitoramento de dígitos). Para os idosos (Estudo 2), a tarefa consistiu em permanecer na postura ereta com os pés unidos desempenhando seis condições experimentais combinando dicas hápticas (sem contato, TL e âncoras) e na presença ou ausência da tarefa cognitiva visual (teste visual de Stroop adaptado). Os resultados do estudo 1 mostraram que para os adultos jovens os benefícios do uso das âncoras não foram influenciados pelas tarefas cognitivas. Mesmo em superfície desafiadora, a oscilação postural foi reduzida para facilitar a execução das tarefas cognitivas. Os resultados do estudo 2 revelaram que os idosos com e sem histórico de quedas se beneficiaram igualmente da adição de dicas hápticas. A presença da tarefa cognitiva-visual reduziu a oscilação postural em ambos os grupos. De maneira geral, tanto o TL quanto as âncoras foram eficazes na redução da oscilação postural em adultos jovens e idosos com e sem histórico de quedas, sugerindo que a informação háptica foi capaz de beneficiar o controle postural mesmo em condições de tarefas cognitivas, demonstrando que jovens e idosos, particularmente aqueles com histórico de quedas, foram capazes de modular funcionalmente o controle postural de forma a facilitar a execução das tarefas cognitivas.
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spelling O efeito da informação háptica adicional no controle da postura em adultos jovens e em idosos (caidores e não caidores) durante a realização de tarefas cognitivas concomitantesThe effect of additional haptic information on posture control in young and older adults (fallers and non-fallers) during the performance of concomitant cognitive tasksCognitive tasks ; Falls ; Haptic information ; Older adults ; Postural controlControle postural ; Idosos ; Informação háptica ; Quedas ; Tarefas cognitivasA informação háptica fornecida pelo toque leve (TL) e pelas âncoras reduz a oscilação postural durante a postura em pé. No entanto, não está claro se esse benefício permaneceria na presença de tarefas cognitivas em adultos jovens e em idosos com e sem histórico de quedas. Assim, os objetivos foram: 1) investigar os efeitos das âncoras e de tarefas cognitivas visuais e auditivas no controle postural em adultos jovens em uma tarefa postural desafiadora (Estudo 1); 2) investigar o efeito das dicas hápticas fornecidas pelo TL e pelas âncoras durante a realização de uma tarefa cognitiva visual idosos com e sem histórico de quedas quando na postura em pé (Estudo 2). Sessenta e quatro indivíduos foram distribuídos em três grupos: adultos jovens (n=20), idosos caidores (n=22) e idosos não caidores (n=22). Para os adultos jovens (Estudo 1), a tarefa consistiu em permanecer em pé em uma trave de equilíbrio com pés distantes na largura dos ombros sem e com o uso das âncoras, sem e com tarefas cognitivas (teste visual de Stroop adaptado e tarefa auditiva de monitoramento de dígitos). Para os idosos (Estudo 2), a tarefa consistiu em permanecer na postura ereta com os pés unidos desempenhando seis condições experimentais combinando dicas hápticas (sem contato, TL e âncoras) e na presença ou ausência da tarefa cognitiva visual (teste visual de Stroop adaptado). Os resultados do estudo 1 mostraram que para os adultos jovens os benefícios do uso das âncoras não foram influenciados pelas tarefas cognitivas. Mesmo em superfície desafiadora, a oscilação postural foi reduzida para facilitar a execução das tarefas cognitivas. Os resultados do estudo 2 revelaram que os idosos com e sem histórico de quedas se beneficiaram igualmente da adição de dicas hápticas. A presença da tarefa cognitiva-visual reduziu a oscilação postural em ambos os grupos. De maneira geral, tanto o TL quanto as âncoras foram eficazes na redução da oscilação postural em adultos jovens e idosos com e sem histórico de quedas, sugerindo que a informação háptica foi capaz de beneficiar o controle postural mesmo em condições de tarefas cognitivas, demonstrando que jovens e idosos, particularmente aqueles com histórico de quedas, foram capazes de modular funcionalmente o controle postural de forma a facilitar a execução das tarefas cognitivas.Haptic information provided by the light touch (LT) and the anchors reduce the postural sway during upright standing. It is unclear whether this benefit would remain in the presence of cognitive tasks in young and older adults with and without a history of falls. Thus, the aims were: 1) to investigate the effects of the anchors and the visual and auditory cognitive tasks on postural control in young adults in a challenging balancing task (Study 1); 2) to investigate the effect of haptic input provided by LT and anchors while performing a cognitive-visual task in older adults with and without a history of falls when standing upright (Study 2). Sixtyfour individuals were divided into three groups: young adults (n=20), faller older adults (n=22) and non-faller older adults (n=22). For the young adults (Study 1), the task consisted in standing upright on a balance beam with feet apart at shoulders width while performing 6 experimental conditions combining the anchors (with or without) and the cognitive tasks (none, the adapted visual Stroop test and the auditory digit monitoring task). For the older adults (Study 2), the task consisted in standing upright with feet together while performing six experimental conditions combining haptic cues (none, LT, and anchors) and the presence/absence of the cognitive-visual task (the adapted visual Stroop test). The results of the study 1 showed that the cognitive tasks did not affect the benefits of the anchors for the young adults. Even on a challenging surface, the postural sway reduced to facilitate the execution of the cognitive tasks. The results of the study 2 revealed that the older adults benefited similarly from the haptic cues, independently their history of falls. The presence of the cognitive-visual task reduced the postural sway in both groups. In general, both LT and anchors were effective to reduce postural sway in young and older (fallers and non-fallers) adults, suggesting that the haptic information was able to benefit the postural control even with cognitive tasks, demonstrating that young and older adults, particularly those with a history of falls, were able to functionally modulate their postural control to facilitate the execution of the cognitive tasks.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Renato deBatistela, Rosangela Alice2018-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17152/tde-01022019-112821/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-01022019-112821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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