Rodoviárias no Brasil nas décadas de 1960 e 1970: representações e imaginários de um país moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diogo Augusto Mondini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-28042021-144106/
Resumo: Esta pesquisa de mestrado propõe uma reflexão crítica sobre os projetos e obras de estações rodoviárias no Brasil, focalizando-se na produção entre as décadas de 1960 e 1970. O recorte temporal elegido, além de compreender um período de acelerada expansão do transporte e malha rodoviários no país, no qual as estações rodoviárias se apresentam como o reflexo urbano desta transformação em escala nacional, enquadra dois momentos antagônicos, são eles: a construção de Brasília, com a Plataforma Rodoviária de Lucio Costa em posição de estratégica centralidade, assumindo o papel de praça central da cidade, e, nos primeiros anos da década de 1980, a desativação da estação rodoviária da Luz no centro de São Paulo, com a consequente transferência dos serviços rodoviários da cidade para áreas mais afastadas do centro e apartadas do seu entorno imediato e da rua, nos bairros da Barra Funda, Vila Guilherme e Jabaquara. Em muitas arquiteturas de rodoviárias deste entremeio, o caráter público do edifício e a sua integração com a cidade são um aspecto fundamental com raiz nos pensamentos modernistas e seus desejos de transformação espacial e social. Nesta linha de raciocínio, um programa singelo como a estação rodoviária poderia assumir um caráter monumental, tornando-se um ícone para o espaço urbano. Foi justamente neste período que surgiram exemplares marcantes destes casos como a Plataforma de Brasília ou a Rodoviária de Jaú, de Vilanova Artigas, e também exemplos muitas vezes quase anônimos, inseridos em cidades de distintos tamanhos e regiões do país. Esta pesquisa visa, portanto, aprofundar-se no estudo crítico do imaginário e representações destas arquiteturas nas cidades brasileiras, identificando as arquiteturas notáveis do período e as similaridades, ou disparidades, entre seus programas e suas propostas, investigando a sua relação com a construção de imaginários de país moderno.
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O recorte temporal elegido, além de compreender um período de acelerada expansão do transporte e malha rodoviários no país, no qual as estações rodoviárias se apresentam como o reflexo urbano desta transformação em escala nacional, enquadra dois momentos antagônicos, são eles: a construção de Brasília, com a Plataforma Rodoviária de Lucio Costa em posição de estratégica centralidade, assumindo o papel de praça central da cidade, e, nos primeiros anos da década de 1980, a desativação da estação rodoviária da Luz no centro de São Paulo, com a consequente transferência dos serviços rodoviários da cidade para áreas mais afastadas do centro e apartadas do seu entorno imediato e da rua, nos bairros da Barra Funda, Vila Guilherme e Jabaquara. Em muitas arquiteturas de rodoviárias deste entremeio, o caráter público do edifício e a sua integração com a cidade são um aspecto fundamental com raiz nos pensamentos modernistas e seus desejos de transformação espacial e social. Nesta linha de raciocínio, um programa singelo como a estação rodoviária poderia assumir um caráter monumental, tornando-se um ícone para o espaço urbano. Foi justamente neste período que surgiram exemplares marcantes destes casos como a Plataforma de Brasília ou a Rodoviária de Jaú, de Vilanova Artigas, e também exemplos muitas vezes quase anônimos, inseridos em cidades de distintos tamanhos e regiões do país. Esta pesquisa visa, portanto, aprofundar-se no estudo crítico do imaginário e representações destas arquiteturas nas cidades brasileiras, identificando as arquiteturas notáveis do período e as similaridades, ou disparidades, entre seus programas e suas propostas, investigando a sua relação com a construção de imaginários de país moderno.This master research proposes a critical evaluation about the projects and works of bus terminals in Brazil during the 1960s and 1970s decades. The elected temporal cut, further than a period of great road expansion in the country, in which the bus terminals stands as an urban reflect of this nationwide transformation, frames two opposite movements: in one hand the construction of Brasília, with its bus terminal, called Road Platform, in strategic central position, representing the central square of the city; in other hand the deactivation of São Paulo\'s bus terminal in central Luz district in the early years of 1980s, meaning therefore the transfer of long distance bus services to more peripheral areas such as Barra Funda, Vila Guilherme and Jabaquara districts, in structures secluded from street level and regular urban life. In several architectures of the appointed period, the public trace and the building\'s integration within the city\'s structure and urban life are characteristic of the modernist thought and its desire of social and spatial integration. Following such logic a modest program as the bus station could turn into a significant, sometimes monumental, building, which became an urban icon in many cases. It was precisely in this period that important examples of bus terminals were built such as the above-mentioned Brasília\'s bus terminal (the Road Platform) and Jau\'s bus terminal designed by important Brazilian modernist architects: Lucio Costa and Vilanova Artigas, respectively. There are also several other examples of modernist bus terminals from the 1960s and 1970s, sometimes anonymous, within Brazilian cities from diverse sizes and regions. This research intends a critical study about the representations and imaginaries of such architectures in Brazil, identifying the notable examples, the similarities and disparities within the program and the investigation of possible imaginaries of modern country that follows such constructions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarros, Gil Garcia deRozestraten, Artur SimõesPereira, Diogo Augusto Mondini2020-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-28042021-144106/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-07T19:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-28042021-144106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-07T19:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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