Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medrano, Jorge Arturo Villena
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22072009-182251/
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as formas e relações de comunicação organizacional integrada dentro da perspectiva da Economia de Comunhão numa empresa brasileira. A Economia de Comunhão (EdC), é um projeto de caráter sócio-econômico que nasce a partir da experiência do Movimento dos Focolares, um movimento civil e eclesial. Hoje a EdC encontra-se dispersa por cerca de 40 países envolvendo quase 800 empresas. A comunicação organizacional integrada no contexto da Economia de Comunhão apresenta características peculiares. Analisar as formas e relações de comunicação em que se desenvolvem na prática nos permite enxergar a importância dessa nova maneira de agir no campo econômico e social. A partir do método fenomenológico e do estudo de caso penetramos na realidade da empresa com essa filosofia para constatar na prática aquilo que na concepção ideológica da proposta é apresentada. O estudo envolve conceitos ainda pouco abordados pela academia como Cultura do Dar, homem novo e outros, que aprofundados nos revelam uma praxe comunicacional baseada na partilha.
id USP_00a9e7532e7178402fc5f35e05f6b038
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22072009-182251
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhãoComunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhãoComunicação organizacional integradaCultura do DarCulture of GivingEconomia de ComunhãoEconomy of Communion de ComunhãoFEMAQFEMAQFocolare MovementMovimento dos FocolaresOrganizational communication integratedEste trabalho tem por objetivo analisar as formas e relações de comunicação organizacional integrada dentro da perspectiva da Economia de Comunhão numa empresa brasileira. A Economia de Comunhão (EdC), é um projeto de caráter sócio-econômico que nasce a partir da experiência do Movimento dos Focolares, um movimento civil e eclesial. Hoje a EdC encontra-se dispersa por cerca de 40 países envolvendo quase 800 empresas. A comunicação organizacional integrada no contexto da Economia de Comunhão apresenta características peculiares. Analisar as formas e relações de comunicação em que se desenvolvem na prática nos permite enxergar a importância dessa nova maneira de agir no campo econômico e social. A partir do método fenomenológico e do estudo de caso penetramos na realidade da empresa com essa filosofia para constatar na prática aquilo que na concepção ideológica da proposta é apresentada. O estudo envolve conceitos ainda pouco abordados pela academia como Cultura do Dar, homem novo e outros, que aprofundados nos revelam uma praxe comunicacional baseada na partilha.The purpose of this study is to analyze forms and relations of integrated organizational communication into the Economy of Communion perspective, in a Brazilian organization. The Economy of Communion (EoC) consists into a socio-economic project that had birth from the experience of Focolare Movement, a civil and ecclesiastic movement. Nowadays, EoC is dispersing around 40 countries, involving almost 800 companies. The organizational communication integrated in the Economy of Communion context presents peculiar characteristics. Analyzing the communications forms and relations developed in practice allow us to realize the importance of this new way of acting in the social and economic field. Adopting the phenomenological method and case study we entered the organization reality using this philosophy to find, in practice, what is presented in the ideological conception of this proposal. This study involves concepts not much adopted in the academy, such as Culture of Giving, new man and others, that when deeply searched reveal us a communicational praxis based on sharing.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKunsch, Margarida Maria KrohlingMedrano, Jorge Arturo Villena2007-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22072009-182251/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-22072009-182251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhão
Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhão
title Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhão
spellingShingle Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhão
Medrano, Jorge Arturo Villena
Comunicação organizacional integrada
Cultura do Dar
Culture of Giving
Economia de Comunhão
Economy of Communion de Comunhão
FEMAQ
FEMAQ
Focolare Movement
Movimento dos Focolares
Organizational communication integrated
title_short Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhão
title_full Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhão
title_fullStr Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhão
title_full_unstemmed Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhão
title_sort Comunicação organizacional integrada: alicerce intrínseco da economia de comunhão
author Medrano, Jorge Arturo Villena
author_facet Medrano, Jorge Arturo Villena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kunsch, Margarida Maria Krohling
dc.contributor.author.fl_str_mv Medrano, Jorge Arturo Villena
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional integrada
Cultura do Dar
Culture of Giving
Economia de Comunhão
Economy of Communion de Comunhão
FEMAQ
FEMAQ
Focolare Movement
Movimento dos Focolares
Organizational communication integrated
topic Comunicação organizacional integrada
Cultura do Dar
Culture of Giving
Economia de Comunhão
Economy of Communion de Comunhão
FEMAQ
FEMAQ
Focolare Movement
Movimento dos Focolares
Organizational communication integrated
description Este trabalho tem por objetivo analisar as formas e relações de comunicação organizacional integrada dentro da perspectiva da Economia de Comunhão numa empresa brasileira. A Economia de Comunhão (EdC), é um projeto de caráter sócio-econômico que nasce a partir da experiência do Movimento dos Focolares, um movimento civil e eclesial. Hoje a EdC encontra-se dispersa por cerca de 40 países envolvendo quase 800 empresas. A comunicação organizacional integrada no contexto da Economia de Comunhão apresenta características peculiares. Analisar as formas e relações de comunicação em que se desenvolvem na prática nos permite enxergar a importância dessa nova maneira de agir no campo econômico e social. A partir do método fenomenológico e do estudo de caso penetramos na realidade da empresa com essa filosofia para constatar na prática aquilo que na concepção ideológica da proposta é apresentada. O estudo envolve conceitos ainda pouco abordados pela academia como Cultura do Dar, homem novo e outros, que aprofundados nos revelam uma praxe comunicacional baseada na partilha.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22072009-182251/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22072009-182251/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257274215563264