Coprodução e valor social: o caso Cambia Favela da Paz em um laboratório de inovação social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07052021-183728/ |
Resumo: | No estudo do caso Cambia Favela da Paz investiga-se como a coprodução influencia a criação de valor social. Com o objetivo geral de analisar o fenômeno em um caso de inovação social em contexto de favela brasileira, estabeleceram-se três objetivos específicos: (1) Caracterizar o processo da coprodução; (2) Identificar os efeitos e analisar o valor social identificado pelos diferentes públicos; (3) Compreender os fatores que facilitam e dificultam a criação de valor social no processo de coprodução. Como estratégia de coleta de dados, fez-se uso da observação participante e de entrevistas em profundidade com três grupos, cujos resultados foram comparados entre si: especialistas, Time Cambia e lideranças do Instituto Favela da Paz. A observação participante aconteceu durante o processo de coprodução no Societal Transformation Lab (U.lab-2x), uma jornada de inovação multilocal para construir coletivamente sistemas sociais mais sustentáveis e equitativos em todo o mundo. Participaram mais de 40 pessoas na coprodução do caso, que contou com a parceria Cambia Festival, Presencing Institute e Instituto Favela da Paz, este último localizado na periferia de São Paulo e voltado à cultura regenerativa, cultura de paz e não violência. Os procedimentos de análise de dados foram orientados pela Grounded theory, com apoio do círculo hermenêutico e uso do software Atlas.ti. Como resultado, identificou-se que as características da coprodução em si estão associadas à criação de valor social, com principal destaque para: inclusão, diversidade e colaboração. Essas características também estão associadas a gerar soluções criativas, contribuindo para a inovação social, além de ampliar a representatividade e transcender a hegemonia e a unilateralidade na construção de soluções. Foi possível identificar a potência da coprodução para gerar mobilização, engajamento e coesão comunitária, ampliando o senso de pertencimento. Neste sentido, a coprodução se revela como uma potente estratégia para construir capitais sociais, contribuindo para a construção de redes de relacionamentos, o fortalecimento de capacidades locais e a ampliação da autoestima comunitária. Além do valor social, foi identificado no caso a criação de valor simbólico associado ao próprio processo em si. De maneira complementar à literatura, identificou-se o valor do aprendizado coletivo e do despertar da consciência para novas possibilidades de vida na terra: a favor da vida, da natureza e da regeneração. O valor do aprendizado coletivo e do despertar da consciência estão associados à ampliação dos círculos de amor e compaixão, despertando a empatia sistêmica, assim como, a experiência prática e coletiva em criar modelos sociais e organizacionais alternativos à lógica socioeconômica vigente, migrando da produção e consumo para a cocriação e compartilhamento. No entanto, ficou evidente que não basta colocar as pessoas juntas para colaborarem, o processo de coprodução para a criação de valor social depende de condições de participação; dos princípios de reciprocidade, mutualidade e igualdade nas relações; e da qualidade do campo. Dentre as condições adequadas, destaca-se: formação do grupo, independentemente de cargos e hierarquias, propiciando vínculo e conexão humana; alinhamento de expectativas, valores e propósitos; e estabelecer um ambiente seguro emocionalmente, com qualidade de comunicação, diálogo e apreciação. Por fim, dialogando com a tendência apontada pela a literatura de coprodução e valor social, o caso é um exemplo prático modelos alternativos às tradicionais práticas de gestão, transcendendo os limites institucionais - do estado e empresas para gerar valor social, promovendo construções coletivas de maneira autônoma e auto-organizada, cujas ações em rede estão orientadas para a mudança no campo social e a cocriação de futuros com maiores possibilidades de vida no planeta. |
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Coprodução e valor social: o caso Cambia Favela da Paz em um laboratório de inovação socialCo-production and social value: the case of Cambia Favela da Paz in social innovation laboratoryCo-creationCo-creation of social valueCo-productionCocriaçãoCocriação de valor socialCoproduçãoCriação de valorEcosystem transformationsInovação socialSocial innovationSocial valueTransformações ecossistêmicasValor socialValue creationNo estudo do caso Cambia Favela da Paz investiga-se como a coprodução influencia a criação de valor social. Com o objetivo geral de analisar o fenômeno em um caso de inovação social em contexto de favela brasileira, estabeleceram-se três objetivos específicos: (1) Caracterizar o processo da coprodução; (2) Identificar os efeitos e analisar o valor social identificado pelos diferentes públicos; (3) Compreender os fatores que facilitam e dificultam a criação de valor social no processo de coprodução. Como estratégia de coleta de dados, fez-se uso da observação participante e de entrevistas em profundidade com três grupos, cujos resultados foram comparados entre si: especialistas, Time Cambia e lideranças do Instituto Favela da Paz. A observação participante aconteceu durante o processo de coprodução no Societal Transformation Lab (U.lab-2x), uma jornada de inovação multilocal para construir coletivamente sistemas sociais mais sustentáveis e equitativos em todo o mundo. Participaram mais de 40 pessoas na coprodução do caso, que contou com a parceria Cambia Festival, Presencing Institute e Instituto Favela da Paz, este último localizado na periferia de São Paulo e voltado à cultura regenerativa, cultura de paz e não violência. Os procedimentos de análise de dados foram orientados pela Grounded theory, com apoio do círculo hermenêutico e uso do software Atlas.ti. Como resultado, identificou-se que as características da coprodução em si estão associadas à criação de valor social, com principal destaque para: inclusão, diversidade e colaboração. Essas características também estão associadas a gerar soluções criativas, contribuindo para a inovação social, além de ampliar a representatividade e transcender a hegemonia e a unilateralidade na construção de soluções. Foi possível identificar a potência da coprodução para gerar mobilização, engajamento e coesão comunitária, ampliando o senso de pertencimento. Neste sentido, a coprodução se revela como uma potente estratégia para construir capitais sociais, contribuindo para a construção de redes de relacionamentos, o fortalecimento de capacidades locais e a ampliação da autoestima comunitária. Além do valor social, foi identificado no caso a criação de valor simbólico associado ao próprio processo em si. De maneira complementar à literatura, identificou-se o valor do aprendizado coletivo e do despertar da consciência para novas possibilidades de vida na terra: a favor da vida, da natureza e da regeneração. O valor do aprendizado coletivo e do despertar da consciência estão associados à ampliação dos círculos de amor e compaixão, despertando a empatia sistêmica, assim como, a experiência prática e coletiva em criar modelos sociais e organizacionais alternativos à lógica socioeconômica vigente, migrando da produção e consumo para a cocriação e compartilhamento. No entanto, ficou evidente que não basta colocar as pessoas juntas para colaborarem, o processo de coprodução para a criação de valor social depende de condições de participação; dos princípios de reciprocidade, mutualidade e igualdade nas relações; e da qualidade do campo. Dentre as condições adequadas, destaca-se: formação do grupo, independentemente de cargos e hierarquias, propiciando vínculo e conexão humana; alinhamento de expectativas, valores e propósitos; e estabelecer um ambiente seguro emocionalmente, com qualidade de comunicação, diálogo e apreciação. Por fim, dialogando com a tendência apontada pela a literatura de coprodução e valor social, o caso é um exemplo prático modelos alternativos às tradicionais práticas de gestão, transcendendo os limites institucionais - do estado e empresas para gerar valor social, promovendo construções coletivas de maneira autônoma e auto-organizada, cujas ações em rede estão orientadas para a mudança no campo social e a cocriação de futuros com maiores possibilidades de vida no planeta.For the Cambia Favela da Paz case study, our investigation focused on determining how co-production influences social value creation. With the general objective of assessing the phenomenon in a case of social innovation - within the context of a Brazilian \"favela\", we have set three objectives, i.e.: (1) characterizing the co-production process; (2) identifying the effects, and analyzing the social value perceived by the different audiences; (3) understanding both enabling and hindering factors concerning the creation of social value in the co-production process. As a data collection strategy, we adopted the participant observation method, in addition to in-depth interviews with three groups. Next, we ran a comparative analysis of said groups\' results, comprising experts, Cambia Team, and leaders of the Favela da Paz Institute. Participant observation took place during the co-production process in the Societal Transformation Lab (U.lab-2x), which entailed a multi-site innovation journey to collectively build more sustainable and egalitarian social systems around the world. There were over 40 participants in the co-production of the case, which included the partnership among the Cambia Festival, the Presencing Institute, and the Favela da Paz Institute, located on the favela of São Paulo - focusing on regenerative culture, peace, and non-violence culture. We used the Grounded theory to support our data analysis procedures, as well as the hermeneutic circle and the Atlas.ti software. As a result, we could verify that co-production characteristics are connected to social value creation, with special emphasis on inclusion, diversity, and collaboration. Such characteristics are also connected with generating creative solutions, contributing to generate social innovation, in addition to expanding representativeness, and transcending the hegemony and unilaterality in the construction of solutions. Among our findings, the power of co-production stood out in leading the community\'s mobilization, engagement, and cohesion, thus strengthening the sense of belonging. In this regard, the co-production emerges as a powerful strategy to build social capital, with emphasis on building networks of relationships, strengthening local capacities, and improving community self-esteem. Beyond the social value, we could identify the creation of symbolic value associated with the entire process. Complementarily to the literature, we verified the value of collective learning and raising the awareness towards new possibilities of life on earth: favorably to life, nature, and regeneration. The value of collective learning and the raising of awareness, connect to the expansion of the circles of love and compassion, giving rise to the systemic empathy, as well as the practical and collective experience in creating social and organizational models as alternatives to the current logic, while moving from the logic of production and consumption to one of co-creation and sharing. However, bringing people together for a common collaboration proved insufficient. That is, the process of co-production for the creation of social value depends on the conditions for the participation, principles of reciprocity, mutuality, and equality among relationships, and the quality of the field. Standing out among the adequate conditions, we have: the formation of the group - regardless of roles and hierarchical ranks- providing human bonding and connection; alignment of the expectations, values, and purposes; and setting an emotionally safe environment, where quality communication, dialogue, and appreciation prevail. According to the literature on co-production and social value, the case stands out as a model that beyonds the institutional boundaries generate social value and promote collective constructions in an autonomous and self-organized way, whose network actions are focused on changes in the social field, and the co-creation of future perspectives with better chances for life on the planet.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHourneaux Junior, FlávioHaskel, Fernanda2021-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07052021-183728/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-22T00:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-07052021-183728Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-22T00:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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