A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-26082008-142540/ |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado no município de Bananal, uma área endêmica da Esquistossomose mansônica em São Paulo, com persistente prevalência e expansão na transmissão da doença. A presença de endemia evidencia um distanciamento da tríade Educação-Saúde-Ambiente, que se faz perceber pela inabilidade das comunidades atingidas em lidar com as situações de risco de contaminação. Este estudo analisou a influência do conhecimento sobre a Esquistossomose mansônica, dos estudantes da escola formal do município, em relação à suscetibilidade a contaminação, agregando-a aos outros fatores determinantes da expansão na dinâmica de transmissão e persistente prevalência. Foi utilizado um protocolo de avaliação de desempenho, baseado nas três categorias de aprendizagem, Conhecimento, Compreensão e Aplicação, do Domínio Cognitivo da Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom (1956), aplicado ao corpo discente do Ensino Fundamental (4ª a 8ª séries) e do Ensino Médio. O desempenho foi analisado no grupo total de alunos e no grupo de alunos doentes, relacionando o grau de conhecimento aos padrões da atividade humana no seu meio social e no inter-relacionamento com o Ambiente. Foram evidenciadas claras dificuldades nas três categorias de aprendizagem, em especial, nas relacionadas à aplicação do conhecimento compreendido no cotidiano, passando a representar assim, um fator determinante importante na suscetibilidade à contaminação da doença, seja no plano individual como no coletivo. Este fato norteou como recomendação a proposta de um Projeto em Educação Ambiental, sugerido a permear na escola formal como instrumento de integração Educação-Saúde-Ambiente, de forma que possa vir a constituir em uma força aliada, tanto ao processo de ensinagem como ao Programa de Controle da Esquistossomose, na intenção de auxiliar a conquista de um modo de vida melhor e mais saudável. |
id |
USP_014156e8ce4c59fc6db71c33416da0fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26082008-142540 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambienteEnvironmental Education as a tool for Education-Heath-Environment integrationApplyed ecologyEcologia aplicadaEducação-Saúde-AmbienteEducation-Health-environmentEsquistossomose mansônicaMansoni schistosomiasisO presente trabalho foi realizado no município de Bananal, uma área endêmica da Esquistossomose mansônica em São Paulo, com persistente prevalência e expansão na transmissão da doença. A presença de endemia evidencia um distanciamento da tríade Educação-Saúde-Ambiente, que se faz perceber pela inabilidade das comunidades atingidas em lidar com as situações de risco de contaminação. Este estudo analisou a influência do conhecimento sobre a Esquistossomose mansônica, dos estudantes da escola formal do município, em relação à suscetibilidade a contaminação, agregando-a aos outros fatores determinantes da expansão na dinâmica de transmissão e persistente prevalência. Foi utilizado um protocolo de avaliação de desempenho, baseado nas três categorias de aprendizagem, Conhecimento, Compreensão e Aplicação, do Domínio Cognitivo da Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom (1956), aplicado ao corpo discente do Ensino Fundamental (4ª a 8ª séries) e do Ensino Médio. O desempenho foi analisado no grupo total de alunos e no grupo de alunos doentes, relacionando o grau de conhecimento aos padrões da atividade humana no seu meio social e no inter-relacionamento com o Ambiente. Foram evidenciadas claras dificuldades nas três categorias de aprendizagem, em especial, nas relacionadas à aplicação do conhecimento compreendido no cotidiano, passando a representar assim, um fator determinante importante na suscetibilidade à contaminação da doença, seja no plano individual como no coletivo. Este fato norteou como recomendação a proposta de um Projeto em Educação Ambiental, sugerido a permear na escola formal como instrumento de integração Educação-Saúde-Ambiente, de forma que possa vir a constituir em uma força aliada, tanto ao processo de ensinagem como ao Programa de Controle da Esquistossomose, na intenção de auxiliar a conquista de um modo de vida melhor e mais saudável.The current work was carried out in the Bananal municipality, an endemic area for schistosomiasis mansoni in São Paulo State, with a persistent prevalence and expansion of the disease transmission. The presence of the endemy highlights the distance between Education-Health-Environment triad, shown by the inability of involved communities in dealing with the contamination risks. This study avaliated the influence of the knowledge on schistosomiasis mansoni by the students of the formal schools in Bananal, concerning on contamination susceptibility aggregated to other determinant factors of the expansion in the transmission dynamic and persistent prevalence. A performance evaluation register, based in the three learning categories - knowledge, understanding and application from the cognitive field of taxonomy of Bloom´s Educational Goals (1956, 2001), was applied on Elementary and Middle School students. The performance was assessed considering the totality of the students as a group vs. the sick students group, associating their knowledge degree with the standard human activities in their social surrounding and inter-relationship with the environment. It was observed a clear difficulty in all three learning categories, particularly in those related to application of everyday knowledge showing as a determinant factor in the contamination susceptibility of the disease, in both individual and collective levels. As a contribution to improve this situation is proposed a recommendation in the form of an Environmental Education Project that percolates the regular school as a tool for integration of the Education-Health-Environment triad, and be a powerful contribution for both teaching process and schistosomiasis control program, intending to help the construction of a better and healthier way of life.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPShimizu, Gisela YukaSantos, Amelia dos2008-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-26082008-142540/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-26082008-142540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente Environmental Education as a tool for Education-Heath-Environment integration |
title |
A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente |
spellingShingle |
A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente Santos, Amelia dos Applyed ecology Ecologia aplicada Educação-Saúde-Ambiente Education-Health-environment Esquistossomose mansônica Mansoni schistosomiasis |
title_short |
A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente |
title_full |
A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente |
title_fullStr |
A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente |
title_sort |
A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente |
author |
Santos, Amelia dos |
author_facet |
Santos, Amelia dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Shimizu, Gisela Yuka |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Amelia dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Applyed ecology Ecologia aplicada Educação-Saúde-Ambiente Education-Health-environment Esquistossomose mansônica Mansoni schistosomiasis |
topic |
Applyed ecology Ecologia aplicada Educação-Saúde-Ambiente Education-Health-environment Esquistossomose mansônica Mansoni schistosomiasis |
description |
O presente trabalho foi realizado no município de Bananal, uma área endêmica da Esquistossomose mansônica em São Paulo, com persistente prevalência e expansão na transmissão da doença. A presença de endemia evidencia um distanciamento da tríade Educação-Saúde-Ambiente, que se faz perceber pela inabilidade das comunidades atingidas em lidar com as situações de risco de contaminação. Este estudo analisou a influência do conhecimento sobre a Esquistossomose mansônica, dos estudantes da escola formal do município, em relação à suscetibilidade a contaminação, agregando-a aos outros fatores determinantes da expansão na dinâmica de transmissão e persistente prevalência. Foi utilizado um protocolo de avaliação de desempenho, baseado nas três categorias de aprendizagem, Conhecimento, Compreensão e Aplicação, do Domínio Cognitivo da Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom (1956), aplicado ao corpo discente do Ensino Fundamental (4ª a 8ª séries) e do Ensino Médio. O desempenho foi analisado no grupo total de alunos e no grupo de alunos doentes, relacionando o grau de conhecimento aos padrões da atividade humana no seu meio social e no inter-relacionamento com o Ambiente. Foram evidenciadas claras dificuldades nas três categorias de aprendizagem, em especial, nas relacionadas à aplicação do conhecimento compreendido no cotidiano, passando a representar assim, um fator determinante importante na suscetibilidade à contaminação da doença, seja no plano individual como no coletivo. Este fato norteou como recomendação a proposta de um Projeto em Educação Ambiental, sugerido a permear na escola formal como instrumento de integração Educação-Saúde-Ambiente, de forma que possa vir a constituir em uma força aliada, tanto ao processo de ensinagem como ao Programa de Controle da Esquistossomose, na intenção de auxiliar a conquista de um modo de vida melhor e mais saudável. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-26082008-142540/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-26082008-142540/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257398052388864 |