Processos de transgressão: invertendo dicotomias do \"objeto a sujeito\", em Maina Mendes e Myra, de Maria Velho da Costa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-01032023-183031/ |
Resumo: | Maria Velho da Costa, autora de escrita íngreme, apresentou um legado de transgressão na literatura portuguesa contemporânea de autoria feminina. Neste trabalho, procuramos analisar as obras Maina Mendes (1969), romance de estreia, e Myra (2008), último romance publicado pela escritora. Observamos como a construção do discurso feminino é pautado dentro das obras por meio da linguagem e do papel dos interlocutores do discurso. Além disso, apresentamos a leitura dessas obras como Bildungsroman, alicerçados principalmente, nas contribuições de Cristiana Ferreira Pinto sobre o Bildungsroman feminino. Nesse sentido, utilizamos o conceito de Bildungsroman para ilustrar como o Bildungsroman feminino rompe com a tradição, seja por meio do discurso, seja pela formação interrompida. |
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Processos de transgressão: invertendo dicotomias do \"objeto a sujeito\", em Maina Mendes e Myra, de Maria Velho da CostaProcesses of transgression: inverting dichotomies \"from object to subject\" in Maina Mendes and Myra, by Maria Velho da CostaBildungsromanBildungsromanDiscourseDiscursoFeminismFeminismoMaria Velho da CostaMaria Velho da CostaMulherWomanMaria Velho da Costa, autora de escrita íngreme, apresentou um legado de transgressão na literatura portuguesa contemporânea de autoria feminina. Neste trabalho, procuramos analisar as obras Maina Mendes (1969), romance de estreia, e Myra (2008), último romance publicado pela escritora. Observamos como a construção do discurso feminino é pautado dentro das obras por meio da linguagem e do papel dos interlocutores do discurso. Além disso, apresentamos a leitura dessas obras como Bildungsroman, alicerçados principalmente, nas contribuições de Cristiana Ferreira Pinto sobre o Bildungsroman feminino. Nesse sentido, utilizamos o conceito de Bildungsroman para ilustrar como o Bildungsroman feminino rompe com a tradição, seja por meio do discurso, seja pela formação interrompida.Maria Velho da Costa, an author of steep writing, presented a legacy of transgression in contemporary Portuguese literature of female authorship. In this paper, we seek to analyze the works Maina Mendes (1969), her debut novel, and Myra (2008), her last published novel. We observe how the construction of the female discourse is guided within the works through language and the role of the discourse\'s interlocutors. Furthermore, we present the reading of these works as Bildungsroman, based mainly on the contributions of Cristiana Ferreira Pinto about the female Bildungsroman. In this sense, we use the concept of Bildungsroman to illustrate how the female Bildungsroman breaks with the traditional Bildungsroman, either through discourse or interrupted formation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBridi, Marlise VazSantos, Jéssika Ap. Santachiara Nascimento2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-01032023-183031/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-01T21:39:47Zoai:teses.usp.br:tde-01032023-183031Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-01T21:39:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Maria Velho da Costa, autora de escrita íngreme, apresentou um legado de transgressão na literatura portuguesa contemporânea de autoria feminina. Neste trabalho, procuramos analisar as obras Maina Mendes (1969), romance de estreia, e Myra (2008), último romance publicado pela escritora. Observamos como a construção do discurso feminino é pautado dentro das obras por meio da linguagem e do papel dos interlocutores do discurso. Além disso, apresentamos a leitura dessas obras como Bildungsroman, alicerçados principalmente, nas contribuições de Cristiana Ferreira Pinto sobre o Bildungsroman feminino. Nesse sentido, utilizamos o conceito de Bildungsroman para ilustrar como o Bildungsroman feminino rompe com a tradição, seja por meio do discurso, seja pela formação interrompida. |
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