Integração de verificadores formais para agentes móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, André Gustavo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-151145/
Resumo: a maioria das ferramentas existentes para verificação formal de agentes móveis diferem no poder de expressar agentes, bem como nas capacidades de verificação. Assim, mesmo considerando uma única teoria para agentes móveis, as ferramentas correspondentes não forem construídas para comunicarem-se, e por este motivo, não podem operar em conjunto. Dado que essas ferramentas oferecem serviços (capacidades) distintos, a integração e cooperação das mesmas podem proporcionar um ambiente com um conjunto mais amplo de capacidades de verificação. No entanto, algumas dificuldades surgem quando tentamos usufruir do serviço conjunto das ferramentas. As ferramentas utilizam-se, normalmente, de subconjuntos distintos de uma mesma teoria e a expressividade de cada subconjunto pode ser diferente. Quando isso ocorre é necessário mapear não apenas sintaticamente mas também semanticamente estes subconjuntos. Neste trabalho mostraremos técnicas para realizar o mapeamento entre dois subconjuntos de 'pi'-calculus utiizados por duas ferramentas existentes, a VTUBAINA e o HAL/Jack. Mostraremos como estas técnicas são utilizadas para usufruir das capacidades conjuntas destas ferramentas e como a utilização deste recurso permite ampliar as capacidades isoladas de cada ferramenta. Um software, denominado Hydra, foi desenvolvido como protótipo da implementação dos mapeamentos propostos neste trabalho.
id USP_01e3680129ccebb07de3f23939e25541
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210729-151145
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Integração de verificadores formais para agentes móveisnot availableInteligência ArtificialSistemas Multiagentesa maioria das ferramentas existentes para verificação formal de agentes móveis diferem no poder de expressar agentes, bem como nas capacidades de verificação. Assim, mesmo considerando uma única teoria para agentes móveis, as ferramentas correspondentes não forem construídas para comunicarem-se, e por este motivo, não podem operar em conjunto. Dado que essas ferramentas oferecem serviços (capacidades) distintos, a integração e cooperação das mesmas podem proporcionar um ambiente com um conjunto mais amplo de capacidades de verificação. No entanto, algumas dificuldades surgem quando tentamos usufruir do serviço conjunto das ferramentas. As ferramentas utilizam-se, normalmente, de subconjuntos distintos de uma mesma teoria e a expressividade de cada subconjunto pode ser diferente. Quando isso ocorre é necessário mapear não apenas sintaticamente mas também semanticamente estes subconjuntos. Neste trabalho mostraremos técnicas para realizar o mapeamento entre dois subconjuntos de 'pi'-calculus utiizados por duas ferramentas existentes, a VTUBAINA e o HAL/Jack. Mostraremos como estas técnicas são utilizadas para usufruir das capacidades conjuntas destas ferramentas e como a utilização deste recurso permite ampliar as capacidades isoladas de cada ferramenta. Um software, denominado Hydra, foi desenvolvido como protótipo da implementação dos mapeamentos propostos neste trabalho.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMelo, Ana Cristina Vieira deAndrade, André Gustavo2007-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-151145/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-31T19:16:52Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-151145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-31T19:16:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração de verificadores formais para agentes móveis
not available
title Integração de verificadores formais para agentes móveis
spellingShingle Integração de verificadores formais para agentes móveis
Andrade, André Gustavo
Inteligência Artificial
Sistemas Multiagentes
title_short Integração de verificadores formais para agentes móveis
title_full Integração de verificadores formais para agentes móveis
title_fullStr Integração de verificadores formais para agentes móveis
title_full_unstemmed Integração de verificadores formais para agentes móveis
title_sort Integração de verificadores formais para agentes móveis
author Andrade, André Gustavo
author_facet Andrade, André Gustavo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ana Cristina Vieira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, André Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial
Sistemas Multiagentes
topic Inteligência Artificial
Sistemas Multiagentes
description a maioria das ferramentas existentes para verificação formal de agentes móveis diferem no poder de expressar agentes, bem como nas capacidades de verificação. Assim, mesmo considerando uma única teoria para agentes móveis, as ferramentas correspondentes não forem construídas para comunicarem-se, e por este motivo, não podem operar em conjunto. Dado que essas ferramentas oferecem serviços (capacidades) distintos, a integração e cooperação das mesmas podem proporcionar um ambiente com um conjunto mais amplo de capacidades de verificação. No entanto, algumas dificuldades surgem quando tentamos usufruir do serviço conjunto das ferramentas. As ferramentas utilizam-se, normalmente, de subconjuntos distintos de uma mesma teoria e a expressividade de cada subconjunto pode ser diferente. Quando isso ocorre é necessário mapear não apenas sintaticamente mas também semanticamente estes subconjuntos. Neste trabalho mostraremos técnicas para realizar o mapeamento entre dois subconjuntos de 'pi'-calculus utiizados por duas ferramentas existentes, a VTUBAINA e o HAL/Jack. Mostraremos como estas técnicas são utilizadas para usufruir das capacidades conjuntas destas ferramentas e como a utilização deste recurso permite ampliar as capacidades isoladas de cada ferramenta. Um software, denominado Hydra, foi desenvolvido como protótipo da implementação dos mapeamentos propostos neste trabalho.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-151145/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-151145/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090928452829184