Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22122022-181725/ |
Resumo: | Esta tese consiste em uma investigação sobre a história da escola primária pública paulistana, em que analisamos sua trajetória ao longo de oitenta anos (1922-2001). A periodização escolhida remete a tentativa de reconhecer as rupturas e as heranças do modelo escolar paulista desde o último decênio da Primeira República até a nossa história recente. O trabalho procura identificar o lugar da escola frente aos processos urbanos sofridos pela cidade de São Paulo e a arquitetura escolar desenvolvida por diferentes instituições ao longo dessa periodização. Considera-se que a arquitetura da escola institui um programa pedagógico específico, exigindo, portanto, uma leitura de tal particularidade analítica. Através dos modos e dos costumes mediante os quais a materialidade da escola se dá, é possível rastrear muitos de seus gestos e de suas posturas perante as questões educacionais. É possível, ainda, observar o panorama da constituição da cidade nos lugares sociais que incluem, como protagonistas, os diferentes edifícios escolares. A tese aqui desenvolvida debruça-se, ainda, sobre incoerências entre as correntes metodológicas adotadas oficialmente com a organização espacial da sala de aula que revelam sua impossibilidade e a conseqüente imagem do aluno expressa nos uniformes escolares |
id |
USP_02340f5b182574d3dbcd2190f9ea98f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22122022-181725 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodosNot availableArquitetura escolarEducational methodsEscola pública em São PauloHistória da educaçãoHistory of educationMétodos educacionaisPublic school of São PauloSchool architectureEsta tese consiste em uma investigação sobre a história da escola primária pública paulistana, em que analisamos sua trajetória ao longo de oitenta anos (1922-2001). A periodização escolhida remete a tentativa de reconhecer as rupturas e as heranças do modelo escolar paulista desde o último decênio da Primeira República até a nossa história recente. O trabalho procura identificar o lugar da escola frente aos processos urbanos sofridos pela cidade de São Paulo e a arquitetura escolar desenvolvida por diferentes instituições ao longo dessa periodização. Considera-se que a arquitetura da escola institui um programa pedagógico específico, exigindo, portanto, uma leitura de tal particularidade analítica. Através dos modos e dos costumes mediante os quais a materialidade da escola se dá, é possível rastrear muitos de seus gestos e de suas posturas perante as questões educacionais. É possível, ainda, observar o panorama da constituição da cidade nos lugares sociais que incluem, como protagonistas, os diferentes edifícios escolares. A tese aqui desenvolvida debruça-se, ainda, sobre incoerências entre as correntes metodológicas adotadas oficialmente com a organização espacial da sala de aula que revelam sua impossibilidade e a conseqüente imagem do aluno expressa nos uniformes escolaresThis thesis is an investigation about the public primary school of São Paulo that we analyze its trajectory in a period of eighty years (1922-2001). This chosen period is related to the effort of examining the ruptures the inheritance of school models of São Paulo since the last decade of First Republic until our recent history. This study intends to identify the school place at the head of the urban processes suffered by São Paulo city and the school architecture developed by different institutions during of this period. Considering that the architecture of the school establishes a specific pedagogical program that requires a reading of analytical particular. Across the ways and costumes of the school material, it\'s possible to observe the panorama of the city constitution in the social places that include, as protagonists, the different school buildings. The developed work leans over incoherence among methodological currents adopted officially with the space organization of the classroom that reveals its impossibility and consequent image of the pupil that is expressed in the school uniformsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMota, Carlos Guilherme Santos Seroa daAmbrogi, Ingrid Hötte2005-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22122022-181725/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-22T20:18:45Zoai:teses.usp.br:tde-22122022-181725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-22T20:18:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos Not available |
title |
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos |
spellingShingle |
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos Ambrogi, Ingrid Hötte Arquitetura escolar Educational methods Escola pública em São Paulo História da educação History of education Métodos educacionais Public school of São Paulo School architecture |
title_short |
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos |
title_full |
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos |
title_fullStr |
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos |
title_full_unstemmed |
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos |
title_sort |
Os paradeiros da escola primária pública paulistana 1922-2002representações sobre o tempo, os espaços e os métodos |
author |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
author_facet |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, Carlos Guilherme Santos Seroa da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura escolar Educational methods Escola pública em São Paulo História da educação History of education Métodos educacionais Public school of São Paulo School architecture |
topic |
Arquitetura escolar Educational methods Escola pública em São Paulo História da educação History of education Métodos educacionais Public school of São Paulo School architecture |
description |
Esta tese consiste em uma investigação sobre a história da escola primária pública paulistana, em que analisamos sua trajetória ao longo de oitenta anos (1922-2001). A periodização escolhida remete a tentativa de reconhecer as rupturas e as heranças do modelo escolar paulista desde o último decênio da Primeira República até a nossa história recente. O trabalho procura identificar o lugar da escola frente aos processos urbanos sofridos pela cidade de São Paulo e a arquitetura escolar desenvolvida por diferentes instituições ao longo dessa periodização. Considera-se que a arquitetura da escola institui um programa pedagógico específico, exigindo, portanto, uma leitura de tal particularidade analítica. Através dos modos e dos costumes mediante os quais a materialidade da escola se dá, é possível rastrear muitos de seus gestos e de suas posturas perante as questões educacionais. É possível, ainda, observar o panorama da constituição da cidade nos lugares sociais que incluem, como protagonistas, os diferentes edifícios escolares. A tese aqui desenvolvida debruça-se, ainda, sobre incoerências entre as correntes metodológicas adotadas oficialmente com a organização espacial da sala de aula que revelam sua impossibilidade e a conseqüente imagem do aluno expressa nos uniformes escolares |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22122022-181725/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22122022-181725/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257289632776193 |