Como pagar a conta do jornalismo? Um estudo sobre a relação entre modelos de negócios, geopolítica das mídias e gestão dos \'territórios midiáticos\' da Ibero-América

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Isadora Ortiz de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08042021-150810/
Resumo: A presente tese discute conceitos que envolvem estrutura redacional, modelos de negócio e lógicas jornalísticas na era digital, dialogando com variáveis de uma abordagem geopolítica. Em que aspectos e até que ponto grupos empresariais de mídia ainda pautam as ações gestoras nos limites dos respectivos territórios midiáticos (referências onde se processam as relações simbólicas e operações das produções jornalísticas) de alcance e influência? Após levantamento bibliográfico e conceitual do tema abordado, o estudo analisa pontualmente três dos principais periódicos de grupos midiáticos do Brasil (O Globo), Espanha (El País, do grupo Sonae/Prisa) e Portugal (Público). Para conhecer a realidade dos diários (em versão digital e impressa), a pesquisa considera diálogos (entrevistas) com profissionais e dirigentes editoriais, além de observar a funcionalidade cotidiana e uma análise simultânea de relatórios de gestão dos veículos considerados no estudo. Depois de 25 anos da crescente celeridade da informação digital (considerando que a web comercial surge no Brasil a partir de 1994), os desafios registrados ainda dizem respeito à busca de referências nos modos de fazer e gestar a viabilidade da produção/circulação editorial em Jornalismo. Nos três casos, é possível encontrar similaridades e diferenças (especificidades) nas estratégias de modelos de negócios, cada vez mais plurais e híbridas para levar a informação jornalística ao leitor/ouvinte/telespectador/internauta. No emaranhado de buscas, destacam-se esforços de gestão para apresentar tais veículos como referência de um \'bom jornalismo\' no mercado global, que ainda opera em sintonia de territórios de alcance e influência midiática. É, portanto, também uma disputa por construir e apresentar um \'jornalismo de referência\'. O estudo também quer compreender os aspectos da geopolítica da mídia que interferem na construção de modelos de negócios para empresas jornalísticas para, no futuro, propor uma matriz de eficiência para formular ou testar modelos de negócios com base nos territórios-mídia.
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Após levantamento bibliográfico e conceitual do tema abordado, o estudo analisa pontualmente três dos principais periódicos de grupos midiáticos do Brasil (O Globo), Espanha (El País, do grupo Sonae/Prisa) e Portugal (Público). Para conhecer a realidade dos diários (em versão digital e impressa), a pesquisa considera diálogos (entrevistas) com profissionais e dirigentes editoriais, além de observar a funcionalidade cotidiana e uma análise simultânea de relatórios de gestão dos veículos considerados no estudo. Depois de 25 anos da crescente celeridade da informação digital (considerando que a web comercial surge no Brasil a partir de 1994), os desafios registrados ainda dizem respeito à busca de referências nos modos de fazer e gestar a viabilidade da produção/circulação editorial em Jornalismo. Nos três casos, é possível encontrar similaridades e diferenças (especificidades) nas estratégias de modelos de negócios, cada vez mais plurais e híbridas para levar a informação jornalística ao leitor/ouvinte/telespectador/internauta. No emaranhado de buscas, destacam-se esforços de gestão para apresentar tais veículos como referência de um \'bom jornalismo\' no mercado global, que ainda opera em sintonia de territórios de alcance e influência midiática. É, portanto, também uma disputa por construir e apresentar um \'jornalismo de referência\'. O estudo também quer compreender os aspectos da geopolítica da mídia que interferem na construção de modelos de negócios para empresas jornalísticas para, no futuro, propor uma matriz de eficiência para formular ou testar modelos de negócios com base nos territórios-mídia.This tesis presents these concepts about the editorial structure, business models and journalistic logics in the digital age, dialoguing with variables from a geopolitical approach. In what aspects and to what extent are video media groups still displayed as actions within the boundaries of media territories (references where processes such as symbolic relations and operations of journalistic productions) of reach and influence? After a bibliographic and conceptual survey of the topic addressed, the study punctually analyzes three of the main journals of media groups in Brazil (O Globo), Spain (El País, Sonae / Prisa group) and Portugal (Público). In order to know the reality of the diaries (in digital and printed version), a survey should consider dialogues (interviews) with professionals and editorial directors, in addition to observing everyday skills and a simultaneous analysis of study test management reports when using studies. After 25 years of increase in the speed of digital information (considering that a commercial increase in the web in Brazil since 1994), the challenges still recorded are still respected in the search for references in the ways of making and managing the viability of production / circulation editorial in Journalism. In the three cases, it is possible to find similarities and differences (specificities) in the business model strategies, which are increasingly plural and hybrid in order to bring journalistic information to the reader / listener / viewer / Internet user. In the tangle of searches, it stands out for managing such vehicles as a reference for \'good journalism\' in the global market, which still operates in tune with territories of reach and media influence. It is, therefore, also a dispute for building and presenting \'reference journalism\'. The study also seeks to understand the geopolitical aspects of the media that interfere in the construction of business models for newspaper companies, with no future, to propose an economy matrix for forms or business models based on media territories.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Elizabeth Nicolau SaadCamargo, Isadora Ortiz de2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08042021-150810/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T22:18:03Zoai:teses.usp.br:tde-08042021-150810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T22:18:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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