História e forma em Ragtime, The Book of Daniel e Homer & Langley,  de E. L. Doctorow

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guirau, Marcelo Cizaurre
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-17102014-184030/
Resumo: As obras do escritor norte-americano Edgar Lawrence Doctorow aqui estudadas desenham um panorama criticamente iluminador da história dos Estados Unidos no século XX. Em The Book of Daniel, acompanhamos a trajetória da Esquerda americana dos anos 30 aos anos 60. Em Ragtime, o cenário histórico é a Belle Époque e a era do ragtime, do começo do século XX até a Primeira Guerra Mundial. Em Homer & Langley, o arco temporal se expande para abrigar grande parte do século da Primeira Guerra aos anos 80. Nos três romances há uma dialética entre o impulso de suscitar conexões e de figurar um quadro histórico e social mais amplo e a dificuldade de se realizar esse projeto por meio da própria linguagem e lógica da fragmentação, que impedem as articulações e emperram a representação. Nessa tese, procuro ler as ambiguidades e hesitações da forma nesses três romances como incertezas produtivas potenciais lições para o pensamento crítico contemporâneo, o qual tateia certezas num mundo em crise. Romances como Ragtime, The Book of Daniel e Homer & Langley são animados mais por uma hermenêutica da concretude do que por uma poética da relativização. A análise das estratégias de figuração do material histórico que compõe essas obras mostra como essas três narrativas revigoram o romance histórico na contemporaneidade
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