A radicalização do niilismo na obra de Nietzsche: acerca da posição de um novo sentido de criação e de aniquilamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-26122022-183921/ |
Resumo: | O niilismo torna-se uma questão decisiva na obra tardia de Nietzsche a partir da retomada da investigação sobre o pessimismo e na medida em que é articulado com os principais temas dessa época, a saber, o eterno retorno, a vontade de potência e a transvaloração dos valores. Nesta tese, investigamos o modo como o filósofo alemão relaciona a radicalização do niilismo, da negação, da destruição, com o modo de pensar mais radical e afirmativo da vida e do mundo. Procuramos mostrar, nesse sentido, que há em sua filosofia um pensamento dos extremos, isto é, um pensamento que se move entre a negação e a suprema afirmação da vida e do mundo. Nessa perspectiva, compreendemos o artista trágico, o espírito livre e o além-do-homem como três tipos de homem significativos, construídos ao longo de sua obra no intuito de radicalizar e superar o niilismo. Num primeiro momento, enfatizamos que a questão do niilismo, antes de ser somente o resultado dos estudos e preocupações da última fase do pensamento do filósofo alemão, já está prefigurada em escritos anteriores: na abordagem do pessimismo - antigo e moderno -, na filosofia do espírito livre e no \'anúncio\' da morte de Deus. A partir disso, investigamos a perspectiva em que ele desenvolve seu pensamento dos extremos: o confronto com o niilismo, com a negação e com o pessimismo é condição para o estabelecimento de um novo sentido de criação e de aniquilamento. Num segundo momento, questionamos o modo como são relacionados, na filosofia nietzschiana, a criação e o aniquilamento, a história do niilismo e o eterno retorno, a vontade de potência ascendente e a decadente, a desvalorização e a transvaloração dos valores, o tipo superior e o último homem. Questionamos também a pressuposição do filósofo de que a radicalização do niilismo significa, ao extremo, a sua auto-superação e a transição à suprema ) afirmação. Buscamos avaliar, assim, em que medida Nietzsche alcança uma síntese dos opostos e se há na sua filosofia uma \'solução\' última para as ambigüidades e problemas levantados |
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Nessa perspectiva, compreendemos o artista trágico, o espírito livre e o além-do-homem como três tipos de homem significativos, construídos ao longo de sua obra no intuito de radicalizar e superar o niilismo. Num primeiro momento, enfatizamos que a questão do niilismo, antes de ser somente o resultado dos estudos e preocupações da última fase do pensamento do filósofo alemão, já está prefigurada em escritos anteriores: na abordagem do pessimismo - antigo e moderno -, na filosofia do espírito livre e no \'anúncio\' da morte de Deus. A partir disso, investigamos a perspectiva em que ele desenvolve seu pensamento dos extremos: o confronto com o niilismo, com a negação e com o pessimismo é condição para o estabelecimento de um novo sentido de criação e de aniquilamento. Num segundo momento, questionamos o modo como são relacionados, na filosofia nietzschiana, a criação e o aniquilamento, a história do niilismo e o eterno retorno, a vontade de potência ascendente e a decadente, a desvalorização e a transvaloração dos valores, o tipo superior e o último homem. Questionamos também a pressuposição do filósofo de que a radicalização do niilismo significa, ao extremo, a sua auto-superação e a transição à suprema ) afirmação. Buscamos avaliar, assim, em que medida Nietzsche alcança uma síntese dos opostos e se há na sua filosofia uma \'solução\' última para as ambigüidades e problemas levantadosThe nihilism becomes a quite important question in Nietzsche\'s latest work when the investigation on pessimism is restarted and at the same time that it is well-connected with the main themes of this period, that is to say, the eternal recurrence, the will to power and the revaluation of the values. In our thesis, we inquire into the manner through which the German philosopher relates the radicalization of nihilism, negation and annihilation to a much more affirmative and radical way of thinking about the world and life itself. We aim at showing, in this way, that within his philosophy there is a thought concerning the extremes, that is to say, a type of thought that moves itself between the extreme negation of life and the extreme affirmation of life and world. Bearing this perspective, we take the tragic artist, the free spirit and the overman as three significant types of men, built throughout his work in order to radicalize and overpass the nihilism. We aim at showing, firstly, that the problem of nihilism, far from being just a result of some studies and worries of Nietzsche\'s latest ideas, is already prefigured on previous writings: on the investigation about the old and modern pessimism, on the free spirit philosophy and on the \'announce\' of the death of God. Starting from this point, we investigate how Nietzsche develops his extremes thoughts: the confrontation with the nihilism, with the negation itself and with the pessimism is the condition for the establishment of a new sense of creation and annihilation. Secondly, we discuss the way through which creation and annihilation are related in Nietzsche\'s philosophy, the history of nihilism and the eternal recurrence, the ascendant and the decadent will to power, the devaluation and revaluation of values, the superior type and the last man. We also discuss the philosopher\'s presupposition that the radicalization of nihilism means, in an extreme way, his self-overcoming and the transition to the supreme affirmation. We aim at evaluating, therefore, in what sense Nietzsche provides a synthesis of the opposites and if exists, within his philosophy, a last \'solution\' for the ambiguities and the problems well-connected with nihilismBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarton, Scarlett ZerbettoAraldi, Clademir Luís2002-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-26122022-183921/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-26T20:40:42Zoai:teses.usp.br:tde-26122022-183921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-26T20:40:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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