O uso educativo da geodiversidade nas Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo: Um estudo no Parque Estadual da Cantareira.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44144/tde-05082024-075821/ |
Resumo: | As áreas protegidas constituem locais importantes para a conservação da natureza e dos bens e serviços por ela fornecidos. Historicamente, a criação destas áreas tem sido promovida com base no valor da biodiversidade, embora muitas delas tenham como foco importantes aspectos do meio físico. A educação sobre a geodiversidade, tanto formal quanto informal, é crucial para conscientizar a sociedade sobre sua importância e promover práticas sustentáveis que possam garantir a conservação desses recursos. Os geoparques, por sua vez, emergem como territórios promotores de uma cidadania ativa e responsável, integrando geodiversidade, educação e desenvolvimento sustentável. Com isso, estes territórios são considerados modelos mundiais de educação em geociência, e apresentam diversos recursos e materiais educativos destinados para tal propósito. Neste sentido, este tem como objetivo o desenvolvimento de um material educativo para o Parque Estadual da Cantareira, na Região Metropolitana de São Paulo, visando promover o uso educativo da geodiversidade, contribuindo para sua conservação e divulgação. Para isso foi realizado um levantamento das principais atividades e recursos educativos desenvolvidos nos Geoparques Mundiais da UNESCO e um questionário destinado aos funcionários das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo para conhecer mais sobre o uso educativo da geodiversidade e possíveis necessidades das UCs em relação a materiais e recursos que possibilitem a abordagem educativa da geodiversidade. Por fim, foi confeccionado um manual de interpretação da geodiversidade do Parque Estadual da Cantareira com o objetivo de potencializar o uso educativo da geodiversidade. |
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O uso educativo da geodiversidade nas Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo: Um estudo no Parque Estadual da Cantareira.The educational use of geodiversity in Conservation Units of the Metropolitan Region of São Paulo: A study in the Cantareira State ParkÁreas ProtegidasEducaçãoEducationGeoconservaçãoGeoconservationGeodiversidadeGeodiversityGeoparksGeoparquesProtected AreasAs áreas protegidas constituem locais importantes para a conservação da natureza e dos bens e serviços por ela fornecidos. Historicamente, a criação destas áreas tem sido promovida com base no valor da biodiversidade, embora muitas delas tenham como foco importantes aspectos do meio físico. A educação sobre a geodiversidade, tanto formal quanto informal, é crucial para conscientizar a sociedade sobre sua importância e promover práticas sustentáveis que possam garantir a conservação desses recursos. Os geoparques, por sua vez, emergem como territórios promotores de uma cidadania ativa e responsável, integrando geodiversidade, educação e desenvolvimento sustentável. Com isso, estes territórios são considerados modelos mundiais de educação em geociência, e apresentam diversos recursos e materiais educativos destinados para tal propósito. Neste sentido, este tem como objetivo o desenvolvimento de um material educativo para o Parque Estadual da Cantareira, na Região Metropolitana de São Paulo, visando promover o uso educativo da geodiversidade, contribuindo para sua conservação e divulgação. Para isso foi realizado um levantamento das principais atividades e recursos educativos desenvolvidos nos Geoparques Mundiais da UNESCO e um questionário destinado aos funcionários das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo para conhecer mais sobre o uso educativo da geodiversidade e possíveis necessidades das UCs em relação a materiais e recursos que possibilitem a abordagem educativa da geodiversidade. Por fim, foi confeccionado um manual de interpretação da geodiversidade do Parque Estadual da Cantareira com o objetivo de potencializar o uso educativo da geodiversidade.Protected areas constitute important sites for the conservation of nature and the goods and services it provides. Historically, the establishment of these areas has been driven by the value of biodiversity, although many also focus on significant aspects of the physical environment. Education about geodiversity, both formal and informal, is crucial for raising awareness about its importance and promoting sustainable practices that ensure the conservation of these resources. Geoparks, in turn, emerge as territories that promote active and responsible citizenship, integrating geodiversity, education, and sustainable development. Consequently, these territories are considered global models of geoscience education, offering a variety of educational resources and materials for this purpose. In this context, the objective is to develop educational materials for Cantareira State Park in the Metropolitan Region of São Paulo, aimed at promoting the educational use of geodiversity to contribute to its conservation and dissemination. To achieve this, a survey was conducted on the main activities and educational resources developed in UNESCO Global Geoparks, along with a questionnaire for staff from Conservation Units in the Metropolitan Region of São Paulo to understand more about the educational use of geodiversity and the potential needs of these Units for materials and resources to facilitate educational approaches to geodiversity. Finally, an interpretation manual on the geodiversity of Cantareira State Park was produced with the goal of enhancing the educational use of geodiversity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBourotte, Christine Laure MarieGarcia, Maria da Gloria MottaRossi, Gustavo Scuracchio2024-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44144/tde-05082024-075821/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-05T12:10:02Zoai:teses.usp.br:tde-05082024-075821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-05T12:10:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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As áreas protegidas constituem locais importantes para a conservação da natureza e dos bens e serviços por ela fornecidos. Historicamente, a criação destas áreas tem sido promovida com base no valor da biodiversidade, embora muitas delas tenham como foco importantes aspectos do meio físico. A educação sobre a geodiversidade, tanto formal quanto informal, é crucial para conscientizar a sociedade sobre sua importância e promover práticas sustentáveis que possam garantir a conservação desses recursos. Os geoparques, por sua vez, emergem como territórios promotores de uma cidadania ativa e responsável, integrando geodiversidade, educação e desenvolvimento sustentável. Com isso, estes territórios são considerados modelos mundiais de educação em geociência, e apresentam diversos recursos e materiais educativos destinados para tal propósito. Neste sentido, este tem como objetivo o desenvolvimento de um material educativo para o Parque Estadual da Cantareira, na Região Metropolitana de São Paulo, visando promover o uso educativo da geodiversidade, contribuindo para sua conservação e divulgação. Para isso foi realizado um levantamento das principais atividades e recursos educativos desenvolvidos nos Geoparques Mundiais da UNESCO e um questionário destinado aos funcionários das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo para conhecer mais sobre o uso educativo da geodiversidade e possíveis necessidades das UCs em relação a materiais e recursos que possibilitem a abordagem educativa da geodiversidade. Por fim, foi confeccionado um manual de interpretação da geodiversidade do Parque Estadual da Cantareira com o objetivo de potencializar o uso educativo da geodiversidade. |
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