A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pollyana Ferreira Rosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-22092015-111638
Resumo: Destacaremos nessa pesquisa alguns aspectos da obra de Honoré Daumier na França no período da Monarquia de Julho (1830-1848) e da Segunda República (1848-1851). Mais especificamente: como o artista analisou e representou o período de 1830-35 e seus principais personagens e acontecimentos, momento de luta política aberta graças à liberdade de imprensa e caricatura; aspectos da \"estética antiburguesa\" de Daumier diante da forte censura, de 1835 a 1848, nos casos do personagem Robert Macaire e de cenas de contraposição trabalhador x burguês; e, o personagem Ratapoil, alegoria da ideologia bonapartista, durante o curto espaço da República, 1848-1851. Dado que esse período é marcado pelo processo de formação da consciência de classe dos trabalhadores franceses, bem como pela difusão da litografia como meio de reprodução imagens - a partir de então aptas a comentar o cotidiano como a imprensa escrita -, sugerimos que a caricatura, cuja função seria mostrar \"o outro lado\" do que retrata, tenha se tornado uma das armas políticas em condições de influenciar não apenas os debates, mas a mobilização política. Pois, durante tal processo, Daumier não apenas tomou parte ao lado dos movimentos trabalhadores e republicanos de maneira coerente. Mais que isso, desenvolveu uma estética caricatural realista ao extremo - sem fundar-se na representação mimética. Uma caricatura realista no sentido de calcada nos acontecimentos históricos e na introdução, nas imagens, de elementos reais que remetem a tais fatos ou personagens recentes, e apresenta-se em imagens alegóricas de fácil leitura. Tal desenvolvimento da caricatura ter-se-ia dado no intuito de comunicar ideias e análises políticas de modo claro e preciso e, assim, tentar inverter as versões e discursos \"oficiais\", ou ainda, \"contra-comunicar\".
id USP_026a794ad9f0610085d7b13943cb74d1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22092015-111638
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas - 2014-12-01Universidade de São PauloArtes VisuaisUSPBR caricatura caricature class consciousness class struggle comunicação de massas consciência de classe French History 19th century História da França séc. XIX Honoré Daumier Honoré Daumier luta de classes mass media política politics Destacaremos nessa pesquisa alguns aspectos da obra de Honoré Daumier na França no período da Monarquia de Julho (1830-1848) e da Segunda República (1848-1851). Mais especificamente: como o artista analisou e representou o período de 1830-35 e seus principais personagens e acontecimentos, momento de luta política aberta graças à liberdade de imprensa e caricatura; aspectos da \"estética antiburguesa\" de Daumier diante da forte censura, de 1835 a 1848, nos casos do personagem Robert Macaire e de cenas de contraposição trabalhador x burguês; e, o personagem Ratapoil, alegoria da ideologia bonapartista, durante o curto espaço da República, 1848-1851. Dado que esse período é marcado pelo processo de formação da consciência de classe dos trabalhadores franceses, bem como pela difusão da litografia como meio de reprodução imagens - a partir de então aptas a comentar o cotidiano como a imprensa escrita -, sugerimos que a caricatura, cuja função seria mostrar \"o outro lado\" do que retrata, tenha se tornado uma das armas políticas em condições de influenciar não apenas os debates, mas a mobilização política. Pois, durante tal processo, Daumier não apenas tomou parte ao lado dos movimentos trabalhadores e republicanos de maneira coerente. Mais que isso, desenvolveu uma estética caricatural realista ao extremo - sem fundar-se na representação mimética. Uma caricatura realista no sentido de calcada nos acontecimentos históricos e na introdução, nas imagens, de elementos reais que remetem a tais fatos ou personagens recentes, e apresenta-se em imagens alegóricas de fácil leitura. Tal desenvolvimento da caricatura ter-se-ia dado no intuito de comunicar ideias e análises políticas de modo claro e preciso e, assim, tentar inverter as versões e discursos \"oficiais\", ou ainda, \"contra-comunicar\". This dissertation highlights aspect of the work of Honoré Daumier in France during the July Monarchy (1830-1848) and the Second Republic (1848-1851). Particular emphasis was placed on: how the artist analyzed and represented the period from 1830 to 1835, the main characters and events of these years, a time of open political struggle thanks to freedom of press and thanks to the use of caricature; aspects of the \"anti-bourgeois aesthetic\" of Daumier and its strong opposition to censorship from 1835 to 1848, with the character Robert Macaire and scenes of conflict between the bourgeoisie and the proletariat; and aspects of the character Ratapoil, an allegory of the Bonapartist ideology, during the short period of the Republic, 1848-1851. Considering the fact that this period is marked by the formation of class consciousness of the French workers as well as by the spread of lithography as a means of image reproduction -- henceforth fit to comment on daily life as the written press was - it is suggested that caricature, which has the function of showing \"the other side\" of what it portrays, became one of the political weapons able to influence not only the political debates, but the political mobilizations. That is so because during such process Daumier not only took part alongside the workers movement and the Republicans, but he also developed a extremely realistic cartoon aesthetic -- not based in mimetic representational forms. His caricature was realistic in the sense that it was grounded in historical events and the use of real elements that made reference to events or characters of the time, and is presented in allegorical pictures of easy reading. This could be the result of the artist\'s intention to communicate ideas and political analyzes in a clear and precise manner, and thus invert \"official\" discourses and versions, or even \"counter-communicate\". https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-22092015-111638Pollyana Ferreira Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:54:23Zoai:teses.usp.br:tde-22092015-111638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:09:19.943019Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv -
title A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas
spellingShingle A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas
Pollyana Ferreira Rosa
title_short A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas
title_full A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas
title_fullStr A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas
title_full_unstemmed A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas
title_sort A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas
author Pollyana Ferreira Rosa
author_facet Pollyana Ferreira Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pollyana Ferreira Rosa
description Destacaremos nessa pesquisa alguns aspectos da obra de Honoré Daumier na França no período da Monarquia de Julho (1830-1848) e da Segunda República (1848-1851). Mais especificamente: como o artista analisou e representou o período de 1830-35 e seus principais personagens e acontecimentos, momento de luta política aberta graças à liberdade de imprensa e caricatura; aspectos da \"estética antiburguesa\" de Daumier diante da forte censura, de 1835 a 1848, nos casos do personagem Robert Macaire e de cenas de contraposição trabalhador x burguês; e, o personagem Ratapoil, alegoria da ideologia bonapartista, durante o curto espaço da República, 1848-1851. Dado que esse período é marcado pelo processo de formação da consciência de classe dos trabalhadores franceses, bem como pela difusão da litografia como meio de reprodução imagens - a partir de então aptas a comentar o cotidiano como a imprensa escrita -, sugerimos que a caricatura, cuja função seria mostrar \"o outro lado\" do que retrata, tenha se tornado uma das armas políticas em condições de influenciar não apenas os debates, mas a mobilização política. Pois, durante tal processo, Daumier não apenas tomou parte ao lado dos movimentos trabalhadores e republicanos de maneira coerente. Mais que isso, desenvolveu uma estética caricatural realista ao extremo - sem fundar-se na representação mimética. Uma caricatura realista no sentido de calcada nos acontecimentos históricos e na introdução, nas imagens, de elementos reais que remetem a tais fatos ou personagens recentes, e apresenta-se em imagens alegóricas de fácil leitura. Tal desenvolvimento da caricatura ter-se-ia dado no intuito de comunicar ideias e análises políticas de modo claro e preciso e, assim, tentar inverter as versões e discursos \"oficiais\", ou ainda, \"contra-comunicar\".
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-22092015-111638
url https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-22092015-111638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502977834188800