Competências profissionais em educação física. Relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jabur, Marcelo Nogueira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-23102013-142331/
Resumo: O conhecimento dos fatores que tornam o profissional e em conseqüência, a empresa competentes, é essencial para que se escolham as alternativas mais adequadas para contratar e desenvolver os profissionais de acordo com os comportamentos desejados. O professor de Educação Física, antes um trabalhador pouco exigido com relação à postura e conhecimentos técnicos, é hoje, frequentemente, alvo de avaliações por parte dos gestores das academias e clubes esportivos, dos pares que desenvolvem funções semelhantes, de clientes que buscam fazer comparações para a escolha dos melhores profissionais e da sociedade que através da mídia tem acesso aos principais critérios no processo de definição da melhor academia e dos melhores professores para seu programa de exercícios físicos. O propósito desse estudo foi verificar relações entre os atributos de personalidade (e suas facetas) avaliados pelo inventário de personalidade fundamentado na Teoria dos Cinco Fatores (NEO PI-R) e a competência profissional percebida pelos professores de Educação Física que atuam em academias de ginástica, no que ser refere aos componentes \"conhecimento e habilidade\". A amostra foi constituída por 64 professores de Educação Física (25 do sexo feminino e 39 do sexo masculino), com idade média de 30,3 anos (±5,8) atuantes nas áreas de ginástica, hidroginástica e musculação. Foram aplicados dois instrumentos; o primeiro para avaliação das competências profissionais percebidas (Nascimento,1999); e o segundo visando verificar atributos de personalidade dos professores através de um instrumento de auto-registro (NEO PI-R). Para verificação da relação entre os fatores (e as facetas) de personalidade analisados e a competência profissional percebida pelos profissionais, foi aplicada a correlação de Pearson (p<=0,05). Entre os fatores analisados, os resultados demonstraram correlação negativa significativa entre as competências (conhecimento e habilidade) e o fator \"Amabilidade\". Quando analisadas as facetas, verificou-se correlação negativa significativa entre as \"Habilidades Profissionais\" e as facetas complacência e embaraço/constrangimento. Ainda com relação às facetas, foi verificada a correlação positiva significativa entre as \"Habilidades Profissionais\" e a Impulsividade. É importante destacar que o fato desse estudo se concentrar na competência profissional percebida, e não naquela aferida através de clientes e superiores, pode trazer algumas limitações na tentativa de relacionar os atributos de personalidade e a competência profissional. Em razão disso, torna-se fundamental que se desenvolvam variações desse estudo com o propósito de verificar a correlação dos mesmos fatores de personalidade analisados (Neuroticismo, Extroversão, Abertura, Amabilidade e Conscienciosidade) e suas facetas, com a competência profissional 8 avaliada por outros observadores da ação do profissional de Educação Física em academias de ginástica, como clientes, coordenadores e diretores.
id USP_02a1b78d78faae7aabda8a646fe85c0c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23102013-142331
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Competências profissionais em educação física. Relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica.Professional Competences in the Physical Education Area: relationship between the personality traits (and their facets) and the perceived professional competence in health club instructorsCompetência ProfissionalEducação FísicaPersonalidadePersonalityPhysical EducationProfessional CompetenceO conhecimento dos fatores que tornam o profissional e em conseqüência, a empresa competentes, é essencial para que se escolham as alternativas mais adequadas para contratar e desenvolver os profissionais de acordo com os comportamentos desejados. O professor de Educação Física, antes um trabalhador pouco exigido com relação à postura e conhecimentos técnicos, é hoje, frequentemente, alvo de avaliações por parte dos gestores das academias e clubes esportivos, dos pares que desenvolvem funções semelhantes, de clientes que buscam fazer comparações para a escolha dos melhores profissionais e da sociedade que através da mídia tem acesso aos principais critérios no processo de definição da melhor academia e dos melhores professores para seu programa de exercícios físicos. O propósito desse estudo foi verificar relações entre os atributos de personalidade (e suas facetas) avaliados pelo inventário de personalidade fundamentado na Teoria dos Cinco Fatores (NEO PI-R) e a competência profissional percebida pelos professores de Educação Física que atuam em academias de ginástica, no que ser refere aos componentes \"conhecimento e habilidade\". A amostra foi constituída por 64 professores de Educação Física (25 do sexo feminino e 39 do sexo masculino), com idade média de 30,3 anos (±5,8) atuantes nas áreas de ginástica, hidroginástica e musculação. Foram aplicados dois instrumentos; o primeiro para avaliação das competências profissionais percebidas (Nascimento,1999); e o segundo visando verificar atributos de personalidade dos professores através de um instrumento de auto-registro (NEO PI-R). Para verificação da relação entre os fatores (e as facetas) de personalidade analisados e a competência profissional percebida pelos profissionais, foi aplicada a correlação de Pearson (p<=0,05). Entre os fatores analisados, os resultados demonstraram correlação negativa significativa entre as competências (conhecimento e habilidade) e o fator \"Amabilidade\". Quando analisadas as facetas, verificou-se correlação negativa significativa entre as \"Habilidades Profissionais\" e as facetas complacência e embaraço/constrangimento. Ainda com relação às facetas, foi verificada a correlação positiva significativa entre as \"Habilidades Profissionais\" e a Impulsividade. É importante destacar que o fato desse estudo se concentrar na competência profissional percebida, e não naquela aferida através de clientes e superiores, pode trazer algumas limitações na tentativa de relacionar os atributos de personalidade e a competência profissional. Em razão disso, torna-se fundamental que se desenvolvam variações desse estudo com o propósito de verificar a correlação dos mesmos fatores de personalidade analisados (Neuroticismo, Extroversão, Abertura, Amabilidade e Conscienciosidade) e suas facetas, com a competência profissional 8 avaliada por outros observadores da ação do profissional de Educação Física em academias de ginástica, como clientes, coordenadores e diretores.The knowledge of the factors which make a professional, and consequently, a company competent is essential for choosing the most adequate alternatives for hiring and developing professionals with desired behavior. In the past, physical education teachers had little demand in regards to personal attitude and technical knowledge. Today, the teachers are frequently evaluated by health club managers, peers, clients who by comparison search for the best professional, and also by the society that can through the media have access to the best criteria in the process of choosing the most adequate gym and professionals for their physical exercises. The purpose of this study was to evaluate the relationship between the personality traits (and their facets) using the personality inventory which is based on the five factor theory (NEO PI-R) and the physical education teacher´s professional competence regarding their ability and knowledge perceived in health club professionals working in health clubs. In order to conduct the study, a sample of 64 physical education teachers (25 female and 39 male) with the average age of 30,3 (±5,8) were used. All of these subjects were professionals working in the area of fitness workouts, hydrogymnastics and weight training. Two instruments were used in this evaluation. The first was used to assess the perceived professional competence (Nascimento, 1999), and the second to verify the teacher´s personality traits using a self-reported instrument (NEO-PI-R). In order to verify the relationship between personality traits (and their facets) and the professional competence perceived by the professionals, the Pearson correlation was used (p<=0,05). Among the analyzed factors, the results have shown a significant negative correlation between the competences (knowledge and abilities) and the \"agreeableness\" factor. When the facets were analyzed, it was verified a significant negative correlation between the \"Professional Abilities\" and the facets of compliance and embarrassment. Still related to the facets, a significant positive correlation between the \"Professional Abilities\" and Impulsiveness was verified. It is important to emphasize the fact that this study focused on the perceived professional competence and not the competence assessed through clients and superiors and this may bring some limitations in trying to link personality traits to professional competence. Because of this, it is crucial that variations of this study may be developed in order to verify the correlation between the same analyzed personality traits (Neuroticism, Extroversion, Openness to Experience, Agreeableness and Conscientiousness) and their facets. It is also important that the 9 professional competence is evaluated by other observers of the Physical Education professional in gyms, such as clients, managers and gym owners.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Jose Aparecido DaJabur, Marcelo Nogueira2011-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-23102013-142331/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:37Zoai:teses.usp.br:tde-23102013-142331Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências profissionais em educação física. Relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica.
Professional Competences in the Physical Education Area: relationship between the personality traits (and their facets) and the perceived professional competence in health club instructors
title Competências profissionais em educação física. Relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica.
spellingShingle Competências profissionais em educação física. Relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica.
Jabur, Marcelo Nogueira
Competência Profissional
Educação Física
Personalidade
Personality
Physical Education
Professional Competence
title_short Competências profissionais em educação física. Relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica.
title_full Competências profissionais em educação física. Relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica.
title_fullStr Competências profissionais em educação física. Relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica.
title_full_unstemmed Competências profissionais em educação física. Relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica.
title_sort Competências profissionais em educação física. Relação entre os fatores de personalidade (e suas facetas) e a competência profissional percebida em professores de academias de ginástica.
author Jabur, Marcelo Nogueira
author_facet Jabur, Marcelo Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jose Aparecido Da
dc.contributor.author.fl_str_mv Jabur, Marcelo Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Profissional
Educação Física
Personalidade
Personality
Physical Education
Professional Competence
topic Competência Profissional
Educação Física
Personalidade
Personality
Physical Education
Professional Competence
description O conhecimento dos fatores que tornam o profissional e em conseqüência, a empresa competentes, é essencial para que se escolham as alternativas mais adequadas para contratar e desenvolver os profissionais de acordo com os comportamentos desejados. O professor de Educação Física, antes um trabalhador pouco exigido com relação à postura e conhecimentos técnicos, é hoje, frequentemente, alvo de avaliações por parte dos gestores das academias e clubes esportivos, dos pares que desenvolvem funções semelhantes, de clientes que buscam fazer comparações para a escolha dos melhores profissionais e da sociedade que através da mídia tem acesso aos principais critérios no processo de definição da melhor academia e dos melhores professores para seu programa de exercícios físicos. O propósito desse estudo foi verificar relações entre os atributos de personalidade (e suas facetas) avaliados pelo inventário de personalidade fundamentado na Teoria dos Cinco Fatores (NEO PI-R) e a competência profissional percebida pelos professores de Educação Física que atuam em academias de ginástica, no que ser refere aos componentes \"conhecimento e habilidade\". A amostra foi constituída por 64 professores de Educação Física (25 do sexo feminino e 39 do sexo masculino), com idade média de 30,3 anos (±5,8) atuantes nas áreas de ginástica, hidroginástica e musculação. Foram aplicados dois instrumentos; o primeiro para avaliação das competências profissionais percebidas (Nascimento,1999); e o segundo visando verificar atributos de personalidade dos professores através de um instrumento de auto-registro (NEO PI-R). Para verificação da relação entre os fatores (e as facetas) de personalidade analisados e a competência profissional percebida pelos profissionais, foi aplicada a correlação de Pearson (p<=0,05). Entre os fatores analisados, os resultados demonstraram correlação negativa significativa entre as competências (conhecimento e habilidade) e o fator \"Amabilidade\". Quando analisadas as facetas, verificou-se correlação negativa significativa entre as \"Habilidades Profissionais\" e as facetas complacência e embaraço/constrangimento. Ainda com relação às facetas, foi verificada a correlação positiva significativa entre as \"Habilidades Profissionais\" e a Impulsividade. É importante destacar que o fato desse estudo se concentrar na competência profissional percebida, e não naquela aferida através de clientes e superiores, pode trazer algumas limitações na tentativa de relacionar os atributos de personalidade e a competência profissional. Em razão disso, torna-se fundamental que se desenvolvam variações desse estudo com o propósito de verificar a correlação dos mesmos fatores de personalidade analisados (Neuroticismo, Extroversão, Abertura, Amabilidade e Conscienciosidade) e suas facetas, com a competência profissional 8 avaliada por outros observadores da ação do profissional de Educação Física em academias de ginástica, como clientes, coordenadores e diretores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-23102013-142331/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-23102013-142331/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257375409438720