Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abramovay, Juliano Taques Bittencourt
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20012015-122015/
Resumo: O Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy é uma obra marcada por importantes dicotomias. Composta em 1893, ela se encontra permeada de elementos harmônicos e formais ligados à tradição tonal e ao final do século XIX, particularmente ao compositor César Franck. Ao mesmo tempo, a peça utiliza procedimentos que são observados apenas em obras maduras do compositor, nas quais o tonalismo se encontra pouco presente, e análises que dependam exclusivamente de elementos tonais mostramse pouco eficientes para o Quarteto. Essa relação entre tradição e inovação é investigada nesta pesquisa, que traz como enfoque duas características diretamente relacionadas: a maneira como Debussy utiliza elementos repetidos nesta peça, assunto pesquisado por Sylveline Bourion, e aspectos relativos à forma cinética, elemento descrito por Richard Parks. Uma comparação entre o primeiro movimento do Quarteto e o primeiro movimento da Sonata para flauta, viola e harpa, peça do final da carreira de Debussy, é oportuna para que sejam observados elementos formais semelhantes aplicados em contextos diferentes.
id USP_02bf09a6ce166f5c0537aa2a8e4c85e9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20012015-122015
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais-Análise musicalClaude DebussyClaude DebussyCyclic formForma cíclicaMusical AnalysisQuarteto de cordas em sol menor opus 10ReiteraçãoReiterationString quartet in g minor opus 10O Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy é uma obra marcada por importantes dicotomias. Composta em 1893, ela se encontra permeada de elementos harmônicos e formais ligados à tradição tonal e ao final do século XIX, particularmente ao compositor César Franck. Ao mesmo tempo, a peça utiliza procedimentos que são observados apenas em obras maduras do compositor, nas quais o tonalismo se encontra pouco presente, e análises que dependam exclusivamente de elementos tonais mostramse pouco eficientes para o Quarteto. Essa relação entre tradição e inovação é investigada nesta pesquisa, que traz como enfoque duas características diretamente relacionadas: a maneira como Debussy utiliza elementos repetidos nesta peça, assunto pesquisado por Sylveline Bourion, e aspectos relativos à forma cinética, elemento descrito por Richard Parks. Uma comparação entre o primeiro movimento do Quarteto e o primeiro movimento da Sonata para flauta, viola e harpa, peça do final da carreira de Debussy, é oportuna para que sejam observados elementos formais semelhantes aplicados em contextos diferentes.Claude Debussy\'s String quartet in G minor is a work characterized by important dichotomies. Written in 1893, the piece is permeated by harmonic and formal elements attached to the tonal tradition and to the end of the 19th century, and specially to the composer César Franck. At the same time, the Quartet uses procedures observed only in Debussy\'s mature works, in which the presence of tonalism is weak, and analyses that rely exclusively on tonal elements are proven to have little efficiency regarding this piece. The relation between tradition and innovation is examined in this research, which focuses on two related characteristics: the way in which Debussy uses repeated elements in this piece, a matter also examined by Sylveline Bourion, and aspects related to the kinetic form described by Richard Parks. A comparison between the Quartet\'s first movement and the first movement from the Sonata for flute, viola and harp, composed at the end of Debussy\'s career, is useful for observing similar formal elements applied in different contexts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalles, Paulo de Tarso Camargo CambraiaAbramovay, Juliano Taques Bittencourt2014-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20012015-122015/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-20012015-122015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais
-
title Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais
spellingShingle Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais
Abramovay, Juliano Taques Bittencourt
Análise musical
Claude Debussy
Claude Debussy
Cyclic form
Forma cíclica
Musical Analysis
Quarteto de cordas em sol menor opus 10
Reiteração
Reiteration
String quartet in g minor opus 10
title_short Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais
title_full Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais
title_fullStr Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais
title_full_unstemmed Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais
title_sort Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy: reiterações e aspectos formais
author Abramovay, Juliano Taques Bittencourt
author_facet Abramovay, Juliano Taques Bittencourt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
dc.contributor.author.fl_str_mv Abramovay, Juliano Taques Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Análise musical
Claude Debussy
Claude Debussy
Cyclic form
Forma cíclica
Musical Analysis
Quarteto de cordas em sol menor opus 10
Reiteração
Reiteration
String quartet in g minor opus 10
topic Análise musical
Claude Debussy
Claude Debussy
Cyclic form
Forma cíclica
Musical Analysis
Quarteto de cordas em sol menor opus 10
Reiteração
Reiteration
String quartet in g minor opus 10
description O Quarteto de cordas em sol menor de Claude Debussy é uma obra marcada por importantes dicotomias. Composta em 1893, ela se encontra permeada de elementos harmônicos e formais ligados à tradição tonal e ao final do século XIX, particularmente ao compositor César Franck. Ao mesmo tempo, a peça utiliza procedimentos que são observados apenas em obras maduras do compositor, nas quais o tonalismo se encontra pouco presente, e análises que dependam exclusivamente de elementos tonais mostramse pouco eficientes para o Quarteto. Essa relação entre tradição e inovação é investigada nesta pesquisa, que traz como enfoque duas características diretamente relacionadas: a maneira como Debussy utiliza elementos repetidos nesta peça, assunto pesquisado por Sylveline Bourion, e aspectos relativos à forma cinética, elemento descrito por Richard Parks. Uma comparação entre o primeiro movimento do Quarteto e o primeiro movimento da Sonata para flauta, viola e harpa, peça do final da carreira de Debussy, é oportuna para que sejam observados elementos formais semelhantes aplicados em contextos diferentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20012015-122015/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20012015-122015/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257142185164800