Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-23022021-232757/ |
Resumo: | Diferentes pesquisas constatam a eficácia e efetividade dos treinamentos em mindfulness na melhora relacionada a sintomas psicopatológicos, ao aumento da criatividade e também na redução do estresse e da ansiedade. Todavia, poucos estudos investigaram o processo conversacional nas sessões grupais desses treinamentos. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo grupal de um treinamento em mindfulness, ajudando a ciência no preenchimento desta lacuna. Dezoito estudantes de pós-graduação participaram de um programa de oito semanas de mindfulness, que seguiu a metodologia do Mindfulness Based Health Promotion (MBHP), com pequenas modificações. As sessões foram audiogravadas e os áudios foram transcritos na íntegra. Todo o material produzido foi analisado a partir da metodologia de análise de conteúdo temática e foi discutido com o apoio da literatura dos estudos de mindfulness e de práticas grupais. A partir desta análise, cinco temas foram reconhecidos como temas chave nas trocas entre os participantes para a construção de novas realidades, quais sejam: expectativas, acordos, feedbacks (pós prática, pós grupo e final), aceitação e descrições de si. A presente investigação realça a importância das interações grupais por meio de processos conversacionais para a construção de novos significados pessoais de realidade. |
id |
USP_03470ab36b2d80d9425eeac97bd8c2a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23022021-232757 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulnessMeanings about participation in a mindfulness group of practicesGroup practicesMeditaçãoMeditationMindfulnessMindfulnessMindfulness based health promotionMindfulness based health promotionPráticas grupaisDiferentes pesquisas constatam a eficácia e efetividade dos treinamentos em mindfulness na melhora relacionada a sintomas psicopatológicos, ao aumento da criatividade e também na redução do estresse e da ansiedade. Todavia, poucos estudos investigaram o processo conversacional nas sessões grupais desses treinamentos. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo grupal de um treinamento em mindfulness, ajudando a ciência no preenchimento desta lacuna. Dezoito estudantes de pós-graduação participaram de um programa de oito semanas de mindfulness, que seguiu a metodologia do Mindfulness Based Health Promotion (MBHP), com pequenas modificações. As sessões foram audiogravadas e os áudios foram transcritos na íntegra. Todo o material produzido foi analisado a partir da metodologia de análise de conteúdo temática e foi discutido com o apoio da literatura dos estudos de mindfulness e de práticas grupais. A partir desta análise, cinco temas foram reconhecidos como temas chave nas trocas entre os participantes para a construção de novas realidades, quais sejam: expectativas, acordos, feedbacks (pós prática, pós grupo e final), aceitação e descrições de si. A presente investigação realça a importância das interações grupais por meio de processos conversacionais para a construção de novos significados pessoais de realidade.Many researches confirm the effectiveness of mindfulness training in improving different aspects of life, from those related to psychopathological symptoms, to those related to the increase of creativity and also stress and anxiety reduction. However, few studies have investigated the conversational process in group sessions of these trainings. Therefore, the objective of this research is to analyze the group process of training in mindfulness, helping science to fill this gap. Eighteen graduate students participated in an eight-week mindfulness program, which followed the methodology of Mindfulness Based Health Promotion (MBHP), with minor modifications. The sessions were audio recorded and the audios were transcribed in its totality. All the material produced was analyzed using the thematic content analysis methodology and was discussed with the support of the literature on mindfulness studies and group practices. From this analysis, five themes were recognized as key themes in the exchanges between the participants for the construction of new realities, namely: expectations, agreements, feedbacks (post-practice, post-group and final), acceptance and descriptions of themselves. The present investigation highlights the importance of group interactions through conversational processes for the construction of new personal meanings of reality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Laura Vilela eGomes, Victor Hugo Loureiro Tapias2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-23022021-232757/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-23T17:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-23022021-232757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-23T17:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness Meanings about participation in a mindfulness group of practices |
title |
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness |
spellingShingle |
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness Gomes, Victor Hugo Loureiro Tapias Group practices Meditação Meditation Mindfulness Mindfulness Mindfulness based health promotion Mindfulness based health promotion Práticas grupais |
title_short |
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness |
title_full |
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness |
title_fullStr |
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness |
title_full_unstemmed |
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness |
title_sort |
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness |
author |
Gomes, Victor Hugo Loureiro Tapias |
author_facet |
Gomes, Victor Hugo Loureiro Tapias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Laura Vilela e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Victor Hugo Loureiro Tapias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Group practices Meditação Meditation Mindfulness Mindfulness Mindfulness based health promotion Mindfulness based health promotion Práticas grupais |
topic |
Group practices Meditação Meditation Mindfulness Mindfulness Mindfulness based health promotion Mindfulness based health promotion Práticas grupais |
description |
Diferentes pesquisas constatam a eficácia e efetividade dos treinamentos em mindfulness na melhora relacionada a sintomas psicopatológicos, ao aumento da criatividade e também na redução do estresse e da ansiedade. Todavia, poucos estudos investigaram o processo conversacional nas sessões grupais desses treinamentos. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo grupal de um treinamento em mindfulness, ajudando a ciência no preenchimento desta lacuna. Dezoito estudantes de pós-graduação participaram de um programa de oito semanas de mindfulness, que seguiu a metodologia do Mindfulness Based Health Promotion (MBHP), com pequenas modificações. As sessões foram audiogravadas e os áudios foram transcritos na íntegra. Todo o material produzido foi analisado a partir da metodologia de análise de conteúdo temática e foi discutido com o apoio da literatura dos estudos de mindfulness e de práticas grupais. A partir desta análise, cinco temas foram reconhecidos como temas chave nas trocas entre os participantes para a construção de novas realidades, quais sejam: expectativas, acordos, feedbacks (pós prática, pós grupo e final), aceitação e descrições de si. A presente investigação realça a importância das interações grupais por meio de processos conversacionais para a construção de novos significados pessoais de realidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-23022021-232757/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-23022021-232757/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257293457981440 |