A concentração bancária no Brasil e na Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Octavio Figueira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-03012023-180547/
Resumo: Brasil e Argentina são os dois maiores países da América Latina em território e exercem grande influência econômica e social na região. O mercado bancário de ambos os países apresentou ao longo das últimas décadas uma onda de fusões e aquisições que resultaram em uma grande concentração dos bancos. A consequência destes fatos são impactos na concorrência, ofertas de financiamento para empresas e famílias e nas oportunidades de investimentos. O principal fator, que ocorreu tanto no Brasil quanto na Argentina, é a crise econômica, nos períodos de crise há uma maior frequência de fusões e aquisições. As crises econômicas são características dos dois países, assim por meio da análise dos dados passados pode-se analisar a relação das políticas econômicas com a concentração bancária. Este projeto tem por objetivo analisar a evolução do mercado bancário em ambos os países e compará-los de forma a verificar as políticas econômicas e a concentração.
id USP_035d2ee6ca3922a42b177f45d031dd6e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03012023-180547
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A concentração bancária no Brasil e na ArgentinaThe banking concentration in Brazil and in ArgentinaAmérica LatinaArgentinaArgentinaBanking concentrationBrasilBrazilConcentração bancáriaLatin AmericaBrasil e Argentina são os dois maiores países da América Latina em território e exercem grande influência econômica e social na região. O mercado bancário de ambos os países apresentou ao longo das últimas décadas uma onda de fusões e aquisições que resultaram em uma grande concentração dos bancos. A consequência destes fatos são impactos na concorrência, ofertas de financiamento para empresas e famílias e nas oportunidades de investimentos. O principal fator, que ocorreu tanto no Brasil quanto na Argentina, é a crise econômica, nos períodos de crise há uma maior frequência de fusões e aquisições. As crises econômicas são características dos dois países, assim por meio da análise dos dados passados pode-se analisar a relação das políticas econômicas com a concentração bancária. Este projeto tem por objetivo analisar a evolução do mercado bancário em ambos os países e compará-los de forma a verificar as políticas econômicas e a concentração.Brazil and Argentina are the two largest countries in Latin America in terms of territory and have great economic and social influence in the region. The banking market in both countries has experienced a wave of mergers and acquisitions over the past few decades that has resulted in a large concentration of banks. The consequences of these facts are impacts on competition, financing offers for companies and families and on investment opportunities. The main factor, which occurred in both Brazil and Argentina, is the economic crisis, in periods of crisis there is a greater frequency of mergers and acquisitions. Economic crises are characteristic of both countries, so through the analysis of past data one can analyze the relationship between economic policies and banking concentration. This project aims to analyze the evolution of the banking market in both countries and compare them in order to verify economic policies and concentration.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGremaud, Amaury PatrickMello, Octavio Figueira de2022-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-03012023-180547/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-03T20:09:37Zoai:teses.usp.br:tde-03012023-180547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-03T20:09:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A concentração bancária no Brasil e na Argentina
The banking concentration in Brazil and in Argentina
title A concentração bancária no Brasil e na Argentina
spellingShingle A concentração bancária no Brasil e na Argentina
Mello, Octavio Figueira de
América Latina
Argentina
Argentina
Banking concentration
Brasil
Brazil
Concentração bancária
Latin America
title_short A concentração bancária no Brasil e na Argentina
title_full A concentração bancária no Brasil e na Argentina
title_fullStr A concentração bancária no Brasil e na Argentina
title_full_unstemmed A concentração bancária no Brasil e na Argentina
title_sort A concentração bancária no Brasil e na Argentina
author Mello, Octavio Figueira de
author_facet Mello, Octavio Figueira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gremaud, Amaury Patrick
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Octavio Figueira de
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Argentina
Argentina
Banking concentration
Brasil
Brazil
Concentração bancária
Latin America
topic América Latina
Argentina
Argentina
Banking concentration
Brasil
Brazil
Concentração bancária
Latin America
description Brasil e Argentina são os dois maiores países da América Latina em território e exercem grande influência econômica e social na região. O mercado bancário de ambos os países apresentou ao longo das últimas décadas uma onda de fusões e aquisições que resultaram em uma grande concentração dos bancos. A consequência destes fatos são impactos na concorrência, ofertas de financiamento para empresas e famílias e nas oportunidades de investimentos. O principal fator, que ocorreu tanto no Brasil quanto na Argentina, é a crise econômica, nos períodos de crise há uma maior frequência de fusões e aquisições. As crises econômicas são características dos dois países, assim por meio da análise dos dados passados pode-se analisar a relação das políticas econômicas com a concentração bancária. Este projeto tem por objetivo analisar a evolução do mercado bancário em ambos os países e compará-los de forma a verificar as políticas econômicas e a concentração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-03012023-180547/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-03012023-180547/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256626744000512